Wednesday, February 28, 2007

Mais para baixo...- versão Belga

David Loix no Rally Portugal de 2000, a cair para o buraco. Faz lembrar o acidente do Carlos, mas com muito mais espectáculo e muito mais material amassado.

Engarrafamento


Eis um engarrafamento de trânsito onde muito poucos se importavam de estar parados. Aconteceu durante um encontro de proprietários de Ferraris nos EUA.

Mais para baixo do que para a frente


O Carlos Guimarães não tem sorte. Qual é o piloto que durante uma prova não tem uma atravessadela um pouco maior, ou mesmo uma saída de estrada? O azar do Carlos é que para lá da estrada apenas existia o vazio e bem lá no fundo caíu o Mitsubishi que ficou bastanto magoado, esperando nós que não o suficiente para colocar em causa a participação no resto do campeonato.Posted by Picasa

Tuesday, February 27, 2007

Mais para a frente do que para o lado

Bruno Magalhães numa passagem que se pode comparar com a anterior do Fontes.
Já que estamos numa de S2000 aproveito para me retratar do prognóstico que fiz de que estes carros não teriam a fiabilidade necessária para lutarem pela vitória e afinal pelo menos neste rali mostraram que estava completamente errado.

Mais para o lado do que para a frente

Video amador da passagem de José Pedro Fontes no troço de Luílhas, no passado fim-de-semana.

Sunday, February 25, 2007

Ayrton Senna

Na próxima semana começa mais uma época de F1, mas mesmo passado este tempo todo a categoria máxima continua indissociável do maior de todos os tempos.

Saturday, February 24, 2007

Honda com tom ecológico


Há quem diga que esta será a decoração da Honda para o primeiro GP, baseada em imagens do Google Earth, tentando dar um tom ecológico a um desporto em que os espectadores deliram com o cheiro a gasolina queimada quando de uma valente atravessadela, daquelas em que ficam no asfalto os traços de borracha violentamente arrancada dos gordos pneus que não duram muito mais do que 100 Kms .

Renault 5!!

Já houve tempos em que este carro era o mais popular nas nossas estradas. Carro de família, utilitário, estradista e servia até para puxar caravanas.

Retrato do automóvel (32)

Um Porsche é sempre um Porsche, mesmo quando é da cor do frigorífico ou da máquina de lavar.
Se tiver uma boa ou uma má foto que represente o quotidiano do automóvel, envie para para a caixa de e-mail: blogtorsport@seznam.cz
Posted by Picasa

Wednesday, February 21, 2007

Mais uma de mestre



Há vinte anos atrás a KTM estava pelas ruas da amargura a definhar pela sobrevivência como produtor de motos "off-road". Houve alguém com cabeça e com coragem para pegar numa companhia morta, pintar as motos de laranja e fazer frente aos Japoneses num pequeno nicho de mercado em que não havia espaço para as quatro marcas do país do sol nascente quanto mais para um pequeno construtor que fazia motas num país em que a mão-de-obra era tão cara que as pessoas não faziam nada e compravam tudo feito. Hoje em dia a KTM apenas discute as quantidades vendidas com a Honda e a Yamaha, porque no lucro vai à frente destacada, alargou fronteiras e já faz motas de estrada, preparando-se mesmo para atacar título mundial em provas de velocidade.
Agora voltou a dar um passo para uma área onde terá certamente sucesso, o mundo automóvel, num nicho de mercado em que os carros causam sensações com que só mesmo uma mota pode rivalizar. Acredito que este projecto tenha nascido na Audi mas que devido à habitual falta de aptidão para o risco dos Alemães, os tipos da KTM se tenham chegado à frente e de cabeça entraram para uma área onde só entra quem tem coragem como o nome do meio e lá em baixo "os" tem bem no sítio.
Sinceramente não é preciso ser nenhum guru da indústria para ver como pequenas marcas como a Lotus ou a Atom estão a fazer tão bem e para perceber que as listas de espera que existem para a compra deste tipo de carros indica que ainda há muito mercado por explorar.
Com 700 Kg, 220 Cv e um preço abaixo do Elise, mesmo que a estética seja perfeitamente aberrante, certamente será mais um daqueles sucessos paradigmáticos que tem marcado a recente história da KTM.

S2000 ou Grupo N?


Este ano o Campeonato Nacional de Ralis está a começar com um interesse alargado, com a estreia dos S2000 entre nós. Temos já duas estruturas oficiais habilitadas com este tipo de carros, Peugeot e Fiat, às quais se junta uma equipa privada mas com o apoio do importador, mas que mesmo sendo privada correrá com dois novos Toyota S2000.
Estes carros correrão na mesma categoria dos Subarus e Mitsubishis de grupo N e como se prevê, nenhuma medida por parte da federação será introduzida para nivelar o nível de performance destes dois tipos de carros.
Assim sendo, à partida poderemos pensar que serão estes carros nos primeiros quatro no final de cada prova, no entanto considero que na prática as coisas não serão bem assim. Os grupo N terão este ano muito boas oportunidades para brilhar porque mesmo sendo os S2000 viaturas mais rápidas, acredito que pagarão o preço da juventude onde a fiabilidade não será certamente o ponto mais forte.
Acredito que se o Armindo fizesse o campeonato seria novamente campeão. Tenho pena que o Campos esteja com dificuldades para fazer o campeonato todo pois mesmo à cabeçada com o carro certamente que terá andamento para andar à frente e o Peres tem aqui a sua oportunidade dourada para acabar a carreira com o título de campeão nacional.
A ver vamos se me engano ou não, fica no entanto a certeza que será um campeonato com um parque automóvel ao nível do melhor que se pode encontrar na Europa.

Retrato do automóvel (31)

Posted by Picasa
Retrato do automóvel em Praga, neste caso um sempre belo BMW M6.
Se tiver uma boa ou uma má foto que represente o quotidiano do automóvel, envie para para a caixa de e-mail: blogtorsport@seznam.cz

Friday, February 16, 2007

Chover no molhado.


Ainda estamos no defeso e já o Dennis e o Briatore não se cansam de atirar desculpas para a eventual falta de performance das suas viaturas. Segundo eles a Ferrari estará em vantagem porque terá um melhor conhecimento dos pneus Bridgestone. Que tal sucede não tenho qualquer dúvida quanto mais não seja porque juntamente com a Toyota, a Scuderia fez grande parte dos testes de desenvolvimento dos pneus Japoneses. Agora igualmente certo é também o facto de que pelo menos há dois anos que toda a gente sabia que a Bridgestone seria o único fornecedor de pneus em 2007 e a única que decidiu começar a trabalhar de imediato com esta marca, foi a Toyota. Todos os outros mantiveram-se com a Michelin, que estiveram mais fortes nestas duas últimas temporadas e deixaram para os outros, Ferrari e Toyota, o trabalho de casa que este ano certamente pagará dividendos.

Tinha que ser - Juha Kankkunen

Mesmo correndo o risco de transformar isto num videoblog, tinha que prestar esta bonita homenagem a uma verdadeira lenda viva do desporto, KKK.

Para quem gosta de saltos...

A única coisa que se pode dizer de quem conduz desta forma é: respeito.
Kankkunen foi sem dúvida um senhor das corridas e um astro da condução. Impressionante!

Melhor que no circo!

Mesmo sem o brilho de outros anos, o WRC deste ano continua a ser o que de melhor se faz em termos de ralis. Com sorte este ano o Loeb até vai ter que suar para ganhar o campeonato.

Melhor só no circo

Nos "states" os carros de rali servem para coisas como estas.

Perto da emoção, longe do perigo!

Escreveu-se aqui tanto sobre a participação da Patrícia no mundo dos ralis que não posso deixar de postar aqui um video onde se vê bem a emoção que voi ver o Yaris do Studio D, ao vivo.

Monday, February 12, 2007

Quim rali

Deixo aqui um link para uma opinião interessante acerca do mundo dos ralis.http://quimrally.blogspot.com/
Posted by Picasa

Saturday, February 10, 2007

Retrato do automóvel (30)


Retrato do automóvel por Albano Magalhães:
"O Outono na Alemanha. Gostava de dizer, o Outono em Munique, mas seria
mentir. A foto foi mesmo tirada em Estugarda, no Schloss Solitude. A 700m do
Olimpo, que para alguns de nós equivale a dizer Schillerhöhe...
Sim, que este Outono mais pareceu o do Algarve (neve nem vê-la) pelo que o Z8
parece ser um meio de locomoçăo perfeitamente adequado. "

Se tiver uma boa ou uma má foto que represente o quotidiano do automóvel, envie para para a caixa de e-mail: blogtorsport@seznam.cz

Friday, February 09, 2007

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ferrari 599 (24)


O Jeremy Clarkson diz que neste carro os limpa-vidros não funcionam, o sensor de chuva e o desembaciador também não, os faróis iluminam menos que os de um Smart e que o volante estilo Schumacher F1 tem a "shift-light" tão forte que parece que foi trocada com a lâmpada de uma das ópticas.
Se parece que tudo o que a Ferrari colocou neste carro para o fazer parecer com um civilizado GT, com a competência no dia-a-dia de um 911 ou de M6, falhou rotundamente, já o que o distingue de todos os outros parece funcionar na perfeição e é então eleito pelo monstro do jornalismo da BBC, como o melhor de todos os GT.
Para mim que já babava pelo 550, o 599 é simplesmente divino e ficará certamente na história como uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

Loiras dentro de um Mercedes.


Para a publicidade, não há nada como colocar umas celebridades femininas dentro de um carro. Veja-se o que a Mercedes tem a agradecer à Britney e à Paris por andarem no SLR sem roupa interior.
O Vitor Baía tem um igualzinho, da mesma cor e tudo, mas nunca se viu correria assim na como para aceder às fotos do desportivo Alemão com as loiras de Holywood lá dentro.

Thursday, February 08, 2007

Agora sim aparecem gajas boas!!


Parece que definitivamente já lá vai o tempo em que as participações femininas nos ralis se resumiam a esporádicas aparições de filhas de preparadores ou de vendedores de automóveis que pouco ou nada deviam quer à velocidade, quer à beleza. Cartuxos!
Depois da Diana Pereira (não a Diana Chaves como inicialmente postei, obrigado Quim) a participar de forma regular com o Peugeot 206, saúda-se agora a participação de mais um estonteante exemplo da beleza feminina, Patrícia Von Doellinger, ainda por cima contando com os serviços do mais rápido navegador do campeonato, Mário Castro.

Bela foto


Bela foto postada por indicação do Filipe.

599 by Hamann


Pode parecer um Smart, mas é mesmo um Ferrari 599 alterado pelo preparador Hamann.

Wednesday, February 07, 2007

A beleza do Monte Carlo


Com o regresso das classificativas nocturnas, reanimaram-se os flashes brindando-nos com estas belas fotos do Rali de Monte Carlo.

Para quem não conseguir visualizar aqui no blog:
http://www.rally-mania.cz/fotogalerie/159-45b226e76923a.jpg

O comendador deve estar a dar voltas no caixão


Uma das principais caracteristicas do Tuning é a capacidade de vulgarizar qualquer coisa e nisso os preparadores Alemães são os melhores. Mesmo uma obra de arte como 599 consegue transformar-se no mais ordinário dos carros assim que passa pela garagem de um destes supostos preparadores automóveis.

Lancer vs Impreza


2008 vai ser um ano louco para os desportivos Japoneses com a Subaru a lançar o Impreza ao mesmo tempo que o novo Lancer.

Friday, February 02, 2007

A FIA não quer amadores


Comentou-se aqui no outro dia que era de louvar voltar a ver pilotos
ganharem corridas mesmo quando não têm as melhores montadas.
Isso levou-me a pensar, o quão raro é hoje em dia ganhar alguma coisa sem
que se tenha uma equipa oficial por trás. Para mim isso reflete unicamente o
loby que as marcas fazem sobre a entidade federativa, no sentido de
penalizar quaisquer ousadias privadas.

Na F1 é por demais evidente que a forma como os regulamentos evoluíram nunca
permitirá a uma equipa sem apoio oficial, ganhar o que quer que seja, pura e
tão simplesmente porque se trata de uma questão de quantidade de dinheiro e
mesmo que se tenha muito dinheiro e o Adrian Newey, como a Red Bull, nunca
ninguém venderá material que permita ganhar o que quer que seja (segundo se
diz é até proibido vender chassis, de umas equipas a outras).

Nos ralis, sem falar no Mundial, basta ver o caso Português para se ver que
agora que as coisas estavam mais ou menos niveladas entre privados e
oficiais, lá vem a Federação introduzir os S2000, ao que parece sem qualquer
penalização em relação aos grupo N, eliminando novamente qualquer hipótese
de ver uma equipa como a do Peres ou a do Campos ganhar o Nacional.

É assim por esse desporto fora, com situações mesmo vergonhosas como a
proibição dos Caterham em todas as corridas de turismos sem nenhuma razão
aparente, pois cumpriam todos os requisitos necessários, a não ser o facto
de que eram um carro derivado de série competitivo demais que podia
envergonhar os grandes e dispendiosos GTs.

A excepção está em meias categorias como o TT, onde sem os privados não
haveria dez carros a competir e até é simpático dar a ideia que aquilo é de
facto uma aventura onde tudo pode acontecer, desde que tipos como o
Schlesser ou o Gordon não chateiem muito. Depois disso existem os triais, os
autocrosses e os ralicrosses, mas isso não é bem automobilismo, está na
mesma categoria de circo automóvel em que estão as corridas americanas.

Type E de corridas

 


Type E de corridas em plena forma em 2006.

Thursday, February 01, 2007

Tyrrell P34

Este foi sem dúvida o mais bizarro de todos o F1 que já vimos correr.