Saturday, August 13, 2011

Nasceu cedo demais



Por falar em pilotos que nasceram fora do tempo, Luca Cadalora foi outro deles, um dos maiores pilotos italianos de sempre e um dos meus favoritos. Foi campeão nas classes mais baixas, mas nunca conseguiu domar as incontroláveis 500cc da classe rainha. Foi uma pena porque foi dos pilotos que melhor sabia o que era uma trajectória. Nunca foi campeão do mundo de 500cc, mas está lá bem em cima, ao lado de um Lawson ou de um Gardner.

O Colin McRae das motos



Apesar de ter corrido na década de oitenta, para mim, Kevin Schwantz é um herói dos anos noventa, eventualmente por ter sido nessa década que conquistou o seu título mundial.

Foi um piloto que merecia mais, um título mundial diz pouco do seu virtuosismo. Acho que nasceu tarde demais, pelo que viu a sua carreira sofrer com a transição de tecnologia que estava a acontecer no mundial de 500cc. Devia ter corrido no tempo em que as 500 eram monstros indomáveis e assustadores, uns cinco anos antes.

Ficam na memória as suas impressionantes travagens no final da recta e as ultrapassagem que só ele tornava possíveis. Foi o último dos grandes pilotos americanos - Roberts jr e Hayden não contam - criados nas pistas de dirt-bike e habituados a andar sempre de lado com o acelerador enroscado. Depois dele vieram os pilotos-cirurgião, onde a precisão de condução valia tudo, o apogeu dos pilotos europeus. A técnica e a evolução das motos assim o ditou.

Friday, August 12, 2011

Video pretensioso



Aí está mais um excelente vídeo desse miúdo-maravilha da montagem de imagens de F1 e dos Grupo B dos anos oitenta, Antti Kalhola. Este está com um especial bom gosto na escolha da banda sonora.

O que não acho tão bom neste vídeo é o pretenciosismo do título. Chamar década dourada do desporto motorizado à década de oitenta e depois retratar "apenas" o mundial de Fórmula Um e de Ralis, parece-me pouco. O autor tem a atenuante de ainda não ser nascido quando aconteceu tudo o que se vê nas imagens.

Ralis e F1 é demasiado redutor para uma época onde já havia a loucura do Dakar, Sport-protótipos, Mundial de Turismo ou mesmo o DTM. Todos estas modalidades do desporto automóvel explodiram nessa década e tiveram os seus momentos de antologia que ainda hoje deixam saudades.

Então e as motos? Os monstros de 500cc a dois tempos? Freddie Spencer, Barry Sheene, Eddie Lawson, Wayne Gardner, Wayne Rayney, Kenny Roberts ou mesmo Kevin Schwantz. Tudo nomes de magos da arte de queimar gasolina que aparecem hoje de quando a quando e que naquela década correram quase todos juntos.

Eu também cresci com os Grupo B e ainda hoje suspiro por uma volta do Senna no Mónaco, mas o desporto motorizado nos anos oitenta não foi isso.

Monday, August 08, 2011

Horrível






Foi hoje a primeira vez que vislumbrei o Mitsubishi Colt CZC. Arrepiante.

Muito provavelmente o automóvel mais feio que vi, logo a seguir ao SsangYong Rodius. Horrível.


Monday, August 01, 2011

Eu preferia sempre o Button







O Hamilton pode ser um piloto fantástico, como se viu no Nurburgring, mas se a equipa fosse minha preferia sempre o Button. Enquanto o Hamilton é virtuosismo, o Button é inteligência, enquanto o Hamilton é génio, o Button é estratégia, enquanto o Hamilton é Pussycat Dolls, o Button é classe.

Ontem o Button foi simplesmente magistral. Ridicularizou o Vettel, o Alonso e o Hamilton.

PS: o Webber nao chegou a lutar com os primeiros e o o Massa já é ridiculo desde o início do ano.