Monday, October 31, 2011

Sousa chinês




O Autosport anda a alimentar uma espécie de mistério à volta do carro com que o Carlos Sousa vai ao Dakar.

Já há mais de duas semanas que se diz à "boca-cheia" que ele vai correr com uma marca chinesa, cujo nome não me lembro - não censuro ninguém por não saber o nome de marcas chinesas.

Parece que o carro é um dos antigos X3 da X-Raid, com carroçaria do tal carro chinês.

Pode ser só má-língua ou boato, de qualquer das maneiras não deve faltar muito para sabermos a verdade.

Sunday, October 30, 2011

Campos e 25 anos de Portalegre, do melhor.




Há muito que não ia ver um Portalegre, há muito que digo que o Filipe Campos é dos poucos pilotos de TT que realmente sabe para que servem os pedais e o volante de um automóvel.

Ontem tive mais uma vez a confirmação que o Portalegre é uma das melhores provas nacionais, quase ao nível de um Rali de Portugal e de que o Fililpe Campos é o melhor piloto nacional de TT, desde há muito.

Para além da exibição de antologia do piloto do Mini, valeu a pena ver um pelotão com boas máquinas apesar de tudo (quatro Minis!), uma prova de motas sempre espectacular e uns malucos de Quad que faziam levantar tudo sempre que passavam. É notável a forma como andavam os primeiros das motos de quatro rodas, gente muito corajosa.

Sem dúvida um Sábado muito bem passado no Alentejo, com um tempo soberbo, uma lista com um número record de inscritos, muito público e aquela organização que faz com que esta seja a prova rainha do TT, há já 25 anos.

Wednesday, October 26, 2011

Exemplo único, infelizmente

Mário Patrão, campeão nacional em motos de TT, foi excluído de participar na Baja Portalegre 500 deste ano, por ter andado a reconhecer o percurso ilegalmente.

Uma punição exemplar, de louvar bem alto. Bem-haja à organização por colocar alguma moralidade no desporto de estrada.

Os treinos ilegais são prática comum entre nós, sendo um dos cancros dos ralis e todas as outras modalidades de estrada. Os clubes e organizadores são coniventes e não se apercebem que para além de ser uma desonestidade para os concorrentes que não o fazem, criam uma antipatia para com o desporto entre as populações que recebem as provas, já que têm que levar com malta a andar a fundo muito antes das provas, sem qualquer segurança. Para além do mais habituam os pilotos a um facilitismo que irá prejudicar os pilotos que correrem lá fora, por exemplo no mundial, onde se tem que cumprir a lei, i.e., um número máximo de passagens em treinos.

Depois não se admirem dos super-homens que temos a correr por cá, cheguem a uma prova internacional e sejam zupados.

PS: eu já fiz reconhecimentos ilegais, não me orgulho de tal.


Sunday, October 23, 2011

Carro funerário

Já não é a primeira vez que me dizem que o Mini WRC parece um carro funerário, no entanto não deixo de ficar impressionado com a performance do carro inglês, face aos Citroen e Ford, que já andam há tantos anos nestas coisas dos ralis.


Tuesday, October 18, 2011

Nem por quinhentos Hamiltons




Estava a ver as noticias acerca da troca de um soldado israelita por quinhentos palestinianos.

Estou convencido que a Red Bull não trocava o Vettel nem por quinhentos Hamiltons.

O mesmo se passava na McLaren há dois anos atrás, não trocavam o Hamilton nem por quinhentos Alonsos. Hoje em dia já não se pode dizer o mesmo, a cotação do inglês não pára de cair desde então.

Sunday, October 09, 2011

Loeb o maior?




Há muito que existe uma corrente de opinião sobre o real valor de Seb Loeb, que afirma que o francês só tem tido a hegemonia ao longo da última década porque a Citroen tem-lhe dado consecutivamente os melhores carros de todo o pelotão. Quem há muito tem este tipo de afirmação justifica-a finalmente com alguns factos, como sejam as vitórias do seu companheiro de equipa Seb Ogier.

Que o Ford nunca foi carro para o Citroen, parece-me inquestionável. Já dizer que foi só por causa disso que o pluri-campeão do mundo nunca teve ninguém que lhe fizesse sombra, vai uma grande distância. Nem Solberg, nem Hirvonen, nem Latvala, nem Sordo, nem Gronholm, nem ninguém do seu tempo, considero que sejam pilotos ao nível do francês e mesmo que tivessem um Citroen igualzinho ao deste, continuariam como até aqui, a levar na cabeça.

De facto, este ano existe um companheiro de equipa capaz de o bater, mas isso é mais mérito do Ogier do que outra coisa. Sempre disse e mantenho que o Loeb é um extra-terrestre com super-poderes, entre banais humanos. Eventualmente Ogier é da mesma raça que ele.

Wednesday, October 05, 2011

O idiota austríaco





Niki Lauda foi um grande piloto, campeão do mundo, a companhia aérea que fundou não é das piores em que já andei, mas o austríaco é um daqueles idiotas que sobrevivem à volta da F1, fazendo comentários periodicamente incendiários para lembrar a toda a gente que ainda estão vivos.

Sunday, October 02, 2011

Genes de competição

Há um ano atrás a Ducati preparava-se para abandonar o mundial de SBK para investir tudo no MotoGP e poder pagar o salário ao Rossi. Deixaram para trás duas ou três equipas privadas a correr com as 1198.

Uma dessas equipas mostrou, com Carlos Checa aos comandos, que estas motos têm a competição nos genes e são particularmente talhadas para vencer, com ou sem o apoio de fábrica.

A Ducati é a Superbike por excelência e nunca deveria ter abandonado este campeonato, nem pelo Rossi.

Parabéns Checa!