Thursday, January 31, 2013

CNR em grande




Estou deveras impressionado, não só com a confirmação da montada de Pedro Meireles para o CNR deste ano, mas por haver tantos rumores de haver mais uns dois carros, do mesmo calibre do Skoda, igualmente a correr entre nós este ano.

Costuma dizer-se que não há fome que não dê em fartura. Espero bem que sim. Seria um bom motivo para voltarmos todos à estrada, para ver um dos melhores deportos do mundo, os ralis.

Monday, January 28, 2013

Friday, January 25, 2013

Prémio Miguel Relvas - Bernie Ecclestone

Parece que o Bernie disse que o Algarve poderia receber uma prova de F1 em 2013. Pela fome que o duende da F1 tem por dinheiro, cheira-me que o Relvas possa estar metido no arranjinho.

Será que o Bernie também passou o ano no Copacabana Palace?

Sunday, January 20, 2013

Inquestionável - o melhor de sempre, esqueçam lá o carro





Também eu já caí várias vezes no argumento fácil, de que Loeb não seria este campeão inabalável se não tivesse o melhor carro do pelotão.

Argumento tão fácil quanto falacioso, Loeb é assim porque simplesmente é o melhor piloto do pelotão, em muitos anos. O melhor piloto de todos os tempos.

Até pode ser que se fosse num Ford, não teria tido a estabilidade para ganhar tantos títulos, mas de certo que seria na mesma o mais ganhador piloto de sempre.

Evidência disso é a sua prestação no Rali de Monte Carlo deste ano. Para além de, naquelas condições, o piloto fazer muito mais diferença do que o carro, veja-se onde acabou Sordo ou Hirvonen.

Num ano em que já só corre como hobby, não deu hipótese a ninguém, absolutamente inquestionável.


Saturday, January 19, 2013

Acefalia

Há uns anos havia um tipo que fazia este tipo de coisas nalgum país escandinavo, chama-se Ghost Rider e andava todo de preto, com moto também vestida a rigor. Ouvi dizer que morreu, o que não é de surpreender já que a sua actividade principal era desafiar a vida das formas mais gratuitas possíveis.

Agora chegou-me este video, de uma versão da mesma anormalidade, mas agora na versão América do Sul, em tudo o que isso tem de pior.

Monday, January 14, 2013

António Lopes há vinte anos

Acho que foi para aí há uns vinte anos que António Lopes decidiu pegar numa Africa Twin e arrancar para Dakar. Já na altura a Honda tinha abandonado a competição africana, pelo que o Tuga levou uma moto quase de origem, apoiado na estrutura logística da Honda França. Ficámos todos incrédulos, quando chegou ao fim da primeira semana à frente da sua classe. Abandonou pouco depois, para nunca mais regressar. Tive pena, o António Lopes era o meu piloto preferido, no então pujante panorama do TT nacional e ainda retinha na memória as impressionantes vitórias da Honda de Cyril Neveu.

Hoje assistimos à exibição de um Tuga, Hélder Rodrigues, como chefe de fila da armada Honda, neste regresso da equipa oficial. Não tem tido grandes resultados, se compararmos com as Yamahas presentes em prova - estava à espera de mais - mas vamos dar tempo, já que este é um projecto ainda muito recente. Para o ano poderemos exigir a vitória, por agora vamos torcer pelo Ruben e esperar que a KTM o deixe lutar pela vitória.

Friday, January 04, 2013

Matthew Wilson

É verdade, como foi possível manter este pézudo tanto tempo na equipa?

Thursday, January 03, 2013

Prémio - já te viste ao espelho?




"Os buggies são feios, vê-se que foram desenhados pelo Nasser" - Gordon opinando sobre a estética dos carros da Red Bull, em que correrão Sainz e Al Attiyah.

Tuesday, January 01, 2013

O pior de 2012 - Malcolm Wilson





Seria difícil acabar esta retrospectiva de 2012 sem mencionar Malcolm Wilson e a sua proeza de conseguir que a Ford se afaste do Mundial de Ralis. Logo a Ford, que desde os anos noventa se tinha aguentado estoicamente contra "ventos e intempéries", podendo-se mesmo dizer que assegurou a sobrevivência do campeonato, quando todas as outras marcas entravam e saíam a seu bel-prazer.

Menciona-se a crise para muita coisa, mas a Citroen, que sofre bem mais que a Ford, mantém-se com quatro ou cinco carros, pelo simples facto de que tem sido vitoriosa. Esse é o principal motivo pelo atirar da toalha ao chão, por parte da marca da oval azul, a falta crónica de resultados.

A Ford é a marca que mais investiu no WRC nos últimos trinta anos, mas graças a este senhor foi das que menos ganhou. Pura e simples incompetência de um homem que tem menos jeito para liderar do que para conduzir e isso não é um feito fácil de conseguir.

É pena ver partir esta marca, já mítica no mundo dos ralis. Esperemos que seja por pouco tempo, que regresse depressa, mas sem o Wilson.