Sunday, April 28, 2013

Lisboa Art e Moto





Parece que nestes dias andaram uns "ferros" por Lisboa, muitos espanhóis, mas também muitos portugueses, numa coisa chamada Lisboa Art e Moto.

Não sei nada sobre a Art, sei um pouco sobre as Moto e honestamente, gosto. Gosto desta moda das Cafe Racers. Não pelos cromados, pelas patilhas, ou pelas calças com dobras. Gosto porque é uma celebração da moto. Gosto porque não cheira a mofo, como a cena das clássicas.

Do que muitas vezes não gosto é do condutor e/ou do pendura, com os seus cabedais e penicos "anos cinquenta ou sessenta". Não gosto porque estamos noutro século e se as motos espelham bem isso, os sinais dos tempos, os seus utilizadores parecem muitas vezes presos a um tempo que já não volta e que, entre nós, é até um pouco ridículo. Lisboa ou Porto, nunca tiveram uma onda rockeira ou de corredores de café. Isso é coisa de filme, do outro lado do Atlântico ou do Canal.

Mas o que importa mesmo são as máquinas e neste fim de semana, andaram muitas e bonitas por Lisboa.

Thursday, April 25, 2013

Hidrogénio em Le Mans




Vai estar em Le Mans, utilizando hidrogénio para transformar em energia para alimentar o motor eléctrico. Nada contra, a não ser aquelas laterais parecerem-se com dois tanques, provavelmente de hidrogénio a alta pressão...

Tuesday, April 09, 2013

O erro de Descartes



No Sábado estive em Fafe e partilhei da emoção daqueles milhares de fãs, quando se começou a falar de uma hipótese real do rali de Portugal voltar aquelas paragens.

Honestamente, nunca pensei que tal fosse voltar a acontecer, pois a razão - e as duas horas que demorei a sair do Confurco - leva-me a crer que em termos objectivos, o Algarve é um sítio muito melhor apetrechado para receber uma prova do mundial. Tem um aeroporto por perto, uma oferta hoteleira impar, melhores acessos, classificativas mais desanuviadas e uma região que bem precisa deste tipo de eventos para compensar um pouco a época baixa.

Foi um português, António Damásio que escreveu que não há razão sem emoção. Ficou famoso com tal afirmação, no livro que se tornou um best-seller, "O Erro de Descartes".

Fafe é o oposto do Algarve, é em tudo o que é concreto e objectivo, pior que o Algarve. A razão desaconselharia a troca, não fosse a emoção. A emoção de ver milhares a vibrar à beira da estrada. A emoção da verdadeira paixão pelo desporto automóvel. É essa emoção que justifica a razão da decisão de trazer o rali de volta à catedral.

António Damásio tinha razão, nada se decide sem emoção. A prova disso pode ser encontrada aqui mesmo, em Fafe e no seu Rali de Portugal.

Tuesday, April 02, 2013

OCC da Trafaria




Aquela série que passa no Discovery, em que o pai tatuado e com um bigode de Sandokan, passa a vida a ralhar com o filho que tem sempre os óculos de sol na cabeça, com o pretexto de que as motos que este constrói não são grande coisa, enquanto o outro filho aparece de repente, em frente à câmara, depois de uma trip de ácidos, tem seguidores pelo mundo inteiro. Até mesmo em Portugal existem fãs acérrimos que pegam numa pileca qualquer e com as sobras do talher lá de casa e com uma máquina de soldar, acreditam que irão reinventar a cena custom americana algures na Trafaria ou em Rio Tinto.

A diferença é que os broncos do programa do Discovery, dentro do género, até sabem fazer umas coisas, já por cá...