Tuesday, May 30, 2006

Não tenham pena do navegador


Já vi muitas provas serem ganhas graças aos navegadores mas é quando por causa destes se perde uma prova que se fala e escreve como se estes só existissem nestas fatalidades. Este fds foi por causa de Miguel Ramalho, navegador de Armindo Araújo, que devido a um erro já no final da prova, mandou o seu piloto 10 minutos para baixo na tabela de tempos, muito para além dos dez primeiros lugares, quando até então tinham sido os mais rápidos e dominado a prova de forma inquestionável.
Pior e mais irritante que a imprensa que só realça este lado negativo da função, são as vozes paternalistas que vêem desculpar a situação com palavras da treta de que "errar é humano" ou "os pilotos também erram e ninguém lhes aponta o dedo" e por aí fora. Primeiro, à maioria dos pilotos ninguém aponta o dedo porque normalmente são eles que pagam para correr, nunca vi um navegador pagar para se sentar ao lado deste ou daquele piloto, segundo quando as equipas são profissionais aí não há nada que desculpar, há que assumir a falha e mais nada.
Ainda este fim de semana o Massa espetou-se na qualificação e não vi os colegas a mandarem-lhe abraços e a dizer que errar é humano. Vi o piloto assumir o erro e a responsabilidade por ter deitado por água abaixo o trabalho e o investimento da equipa. Só aqui no burgo é que isto das palmadinhas nas costas é moda.
Todos podemos errar e há uns que erram mais que os outros, por issso é que também há uns piores e outro muito melhores.

Friday, May 26, 2006

O barbatana


A carroçaria deste Jaguar foi desenvolvida especialmente para as longas rectas de Le Mans, daí a barbatana de tubarão, para maior estabilidade em alta velocidade, estabelecendo na altura um domínio insolente na clássica prova de endurance. Diz quem o conduziu, que o que tinha de fantástico nas rectas perdia nas curvas, que era impossível de curvar de uma forma minimamente decente, mas isso hoje pouco importa, como sempre, o que fica para a história é que ganhou e afinal a barbatana até lhe dá uma certa graça.

Thursday, May 25, 2006

Esta é que é a Alice


Esta semana surgiu a notícia de que a Ferrari irá substituir, a partir do próximo ano, o patrocínio até agora prestado pela Marlboro por outro de igual valor coberto pela Alice.

Wednesday, May 24, 2006

Aston Martin voador


O Pedro Lamy pilota um carro destes e já tinha dito que é uma máquina que voa baixinho. Este da foto voa bem alto, o problema é que é mais para o lado do que para a frente.

Mais uma violação Americana


Na versão normal o Cayenne já era o Porsche mais feio de sempre, mas agora uma empresa Americana (só podia ser!) criou mais uma gritante aberração.
Fazer isto com as arrepiantes banheiras Americanas, tudo bem, agora vandalizar a indústria automóvel Europeia, que ainda mantém alguns ténues princípios de estética, é inaceitável.

Sunday, May 21, 2006

Já não engana ninguém


Peter Solberg já não engana ninguém, sempre com a mesma conversa de que não tem um carro à altura, ou que os pneus da Pirelli não valem nada. Este fim-de-semana ainda não tinha acabado o primeiro troço e já tinha dado uma "fruta" que fez com que o Subaru fizesse um pião. É claro que nas declarações que fez no final do troço, dá a entender que a culpa de ter perdido tempo era do troço que era estreito e como tal tornava difícil colocar o carro novamente no sentido certo. Logo a seguir, rebenta com dois pneus, sendo obrigado a abandonar e só faltou dizer que a culpa era do carro, que só tinha um pneu suplente. Concordo que muitos dos furos são uma lotaria, mas em dois troços onde mais ninguém da frente furou e no caso do piloto da Subaru ele não se limitou a furar, pura e simplesmente desintegrou os pneus, não havendo sistema anti-furo que resistisse.
No dia seguinte a equipa coloca-o novamente a correr, ao abrigo do sistema Super-rali e o ex-campeão do Mundo não faz mais nada do que tentar bater o record de salto em altura, aterrando de tal forma que o Subaru ficou de imediato aviado para mais uma desistência. Só faltou ouvi-lo dizer que a culpa é do carro, que devia ter o radiador na mala para não se danificar quando se aterra com a grelha e se faz a terra passar por tudo o que seja conduta do carro. Olhando para a triste figura que por vezes faz, só me pergunto como é que conseguiu ser Campeão do Mundo?

Saturday, May 20, 2006

Ralis - O desporto do povo


Basta dizer que é de borla e acessível a todos. Não é preciso bilhete nem existem lotações esgotadas, basta sair de casa cedo, levar uma bucha e esperar junto à beira de estrada pelos nossos heróis dos carros às riscas.

Grupo B - tempos loucos


Nesta época a popularidade dos ralis era tão alta que até a Ferrari ou a Porsche estavam a criar carros para participar nesta categoria e mostrar que os seus carros também podiam ser rápidos nas provas de estrada.

Grupo B - há vinte anos


O piloto na imagem (Biasion) não me dizia nada, mas o carro (S4) perdurará para sempre na minha memória, ao lado do 205, do Quattro ou do RS200. Pertencem à época dourada dos ralis, a época dos grupo B, 20 anos depois lembrada como se da época dos dinossauros se tratasse. Faz agora vinte anos que foram extintos e que saudades. Faz agora vinte anos que Toivonen partiu e isso foi o princípio do fim destes fabulosos carros. Foi nesta época que os ralis foram catapultados para a ribalta e mesmo apesar de estarmos numa época morna deste desporto, acredito que se se conseguisse aplicar aos ralis a máquina de propaganda do Dakar ou da F1, não tenho dúvidas que este sería um dos dois ou três eventos desportivos mais populares no mundo.
Se fosse possível seguir uma prova de ralis comodamente instalado numa poltrona, como se faz na F1 então os ralis teriam o lugar que merecem no desporto automóvel, o primeiro.

Thursday, May 18, 2006

Há gajos com sorte.

Nesta vida existem coisas insondáveis e esta imagem mostra bem isso. Como é que é possível alguém ser tão sortudo automobilisticamente? Competir com um marco da engenharia automóvel, de uma marca que escreveu páginas douradas neste belo desporto e ainda por cima, como a cereja no topo do bolo, patrocinado pela marca que produz e faz competir algumas das mais belas máquinas de duas rodas. Pois é, existe um gajo qualquer, no meio disto tudo a identidade é o menos importante, a competir na Austrália com um Lotus Elise, patrocinado pela Ducati. Atrás dele vêem outros tipos quase tão sortudos, em montadas idênticas, afinal este é um troféu de Lotus Elises, mas nehum tem tão bela decoração ou patrocínio.

Wednesday, May 17, 2006

A última oportuninade


Lá para o final do ano a BMW deve lançar o novo M3 com um excitante motor V8, no entanto por mais avassaladora que a mecãnica seja, como aliás é ponto de honra nesta família de desportivos, lá teremos que gramar com aquela carroçaria que não lembra nem ao diabo, com aquelas linhas de inspiração cubista de um dia mau de um pseudo-designer de interiores.
Enquanto tal não se verifica, lançaram a derradeira versão de um dos mais fantásticos desportivos de grande produção, o M3 CS. As alterações são poucas, trata-se apenas de mais um apuramento de raça e a derradeira oportunidade para os mais afortunados poderem comprar uma máquina que perdurará muito para além do seu tempo.

Sunday, May 14, 2006

Merecem o champanhe


Os espanhóis bem merecem o champanhe deste fim-de-semana, com vitórias inquestionáveis de Alonso na F1 e Pedrosa nas MotoGP. O investimento nos desportos motorizados e na promoção de pilotos nacionais paga altos dividendos no país vizinho, para além do retorno publicitário para as empresas, têm toda a população galvanizada com a prestação dos seus novos ídolos. Bem custa admitir mas os "nuestros hermanos" fizeram-na bem feita, mais uma vez.

Friday, May 12, 2006

O Mercedes tunning


Há uns anos atrás quando a Mercedes pediu ao guru da engenharia automóvel, Gordon Murray, na altura ainda a trabalhar na Mclaren, para este desenvolver um super-carro capaz de se bater com Ferraris e Porsches, mas que seguisse a tradição da marca, com tracção traseira e motor em posição frontal, este recusou de imediato. Não conseguia conceber um super-carro que à partida tivesse já o motor na posição errada, para ele era impossível de conseguir o equilibrio de massas necessário a um carro desta classe com esta configuração. Foi então que a Ferrari lançou um grande turismo de motor dianteiro, o 550 Maranelo e para matar a curiosidade o talentoso criador do, na altura, mais rápido carro do mundo (Mclaren F1), decidiu experimentar a criação Italiana. Como resultado da voltinha, basta dizer que decidiu de imediato executar o projecto que a Mercedes lhe tinha proposto, porque se os Italianos conseguiam fazer uma máquina tão genial, então...
Passaram para aí uns seis anos e o resultado foi o Mercedes SLR. Parece que o Inglês, até conseguiu uma boa máquina, do ponto de vista dinâmico, colocando o motor praticamente em posição central, apesar de estar à frente do condutor e dotando o carro com um chassis em fibra de carbono e de gadgets como o travão aerodinâmico ou os travões cerâmicos. O quê, depois disto, os Alemães carregaram-no com uns valentes quilos de equipamento que nada interessam a um carro desportivo, os tipos da AMG não conseguiram mais do que um motor V8 para inserir num capot que tinha sido desenhado para um V12 e de tão longo que é acho que cabem lá dentro, pelo menos dois e por falar de desenho, este foi o remate final. Conseguiram desenhar algo que parece ter saído de um qualquer exercício tunning, com jantes em forma de hélice e escapes laterais, só faltando mesmo uns neons. Como para tudo o que é caro, encontra-se sempre um comprador e o SLR parece que encontrou o público alvo, com aquelas saídas de escape fez sucesso nos "Estates", entre estrelas de rap, gangsters novos-ricos e jogadores da NBA. Por cá, parece que o Vitor Baía comprou um.

Sunday, May 07, 2006

Alonso e o sorriso amarelo


Já aqui disse que o sorriso do Schumi é particularmente irritante, mas apesar disso tenho que postar aqui esta foto e suportar mais um pouco a felicidade do Alemão, é que aquele sorriso amarelo do Alonso, vale qualquer sacrifício. Só gostava mesmo de apanhar uma foto do Briatore na altura em que a Ferrari passou para a frente da corrida, para fazer o album completo deste fds, com tons de vermelho, pela escuderia e amarelo pela Renault.

Wednesday, May 03, 2006

Por falar em belos automóveis...


Quando a Lamborghini foi fundada, certamente não estava nas melhores expectativas do fundador, que a primeira máquina a sair da linha de montagem se viria a tornar num ícone da beleza automóvel. Sem dúvida, o Miura figura nos 5 automóveis mais belos de sempre.

Tuesday, May 02, 2006

A bela e o monstro

Arrasador!!


Qualquer Ferrari que sai é sempre o mais bonito de sempre, opinião comum a cada modelo novo. No entanto, pensando melhor, vêm sempre à memória o 250 GTO, o Daytona e por aí fora... sempre dentro do revivalismo dos grandes clássicos da marca Italiana. Para mim, quase todas as obras da marca são obras de arte, mas nos últimos anos havia dois que se destacavam, o 355 e o 550 Maranelo. Agora com o 599 GTB, tenho que escrever que este não só é o mais belo dos últimos anos como, um dos mais belos de sempre. Simplesmente Arrasador!!