Sunday, July 29, 2007

O presidente mais rápido - Nobuhiro Tajima


A Suzuki Sport parece que não copiou ninguém para criar este monstro com 1007 Cvs de potência, baseado num SUV qualquer que a marca vende nos states.

Apesar do aspecto impressionante da máquina, não é isso que faz notícia, o que é mesmo fora do normal é o facto de terem batido o record da mítica subida de Pikes Peak com o presidente do departamento de competição ao volante.

O Max não foi meu professor, infelizmente.


Certo dia durante um teste de matemática "apareceu" na minha mesa uma folha com respostas ao mesmo teste, proveniente de um colega meu. O professor durante uma das rondas verificou que aquela folha não me pertencia, pois estava escrita com tinta azul e eu só tinha uma caneta preta.

Para mim nada demais tinha sucedido, pois apesar da utilidade que a tal folha poderia ter para mim, afirmei ao professor que nem para ela olhei e que todas as respostas que tinha dado eram fruto das minhas longas horas de estudo.

Escusado será dizer que o professor me crucificou de imediato e que me expulsou de seguida, tendo que repetir no ano seguinte. Para ele, apesar de não poder provar que eu tinha copiado a partir da folha de um terceiro, só o simples facto de estar na posse dessa folha já era crime suficiente.

Definitivamente o Max Mosley não era o meu professor, infelizmente.

Sunday, July 22, 2007

Que sejam umas férias vermelhas, até para a semana


De férias é difícil acompanhar um fim-de-semana de corridas. Fiquei impressionado com o acidente de Hamilton, espero que esteja apto para correr.
O Raikkonen está definitivamente lançado e parece que a segunda metade do campeonato vai ser entre ele e o Alonso. Tal não deixa de ser surpreendente, pela lógica este deveria ser um ano da Ferrari, não fosse a ajuda da "Xerox" ao Ron Dennis.

Até para a semana e que este seja mais um Domingo vermelho, com as vitórias da Ducati e da Ferrari.

Friday, July 20, 2007

Faça o test-drive do Nissan GT-R sem sair do sofá


Para os amigos e fãs do GT4, aqui fica um video de promoção do GT5, que não tem só um número nunca visto de carros existentes, como faz mesmo a estreia mundial de outros que ainda não existem.

Pelo menos esse é o caso do Nissan GT-R, o primeiro carro a poder ser conduzido de forma virtual antes mesmo de o ser na realidade.

Bela ideia a da Nissan para o lançamento deste desportivo, primeiro na Playstation e depois nos stands.

"Este tipo é daltônico" - pensamento do Hamilton


O tipo que está ao lado do Hamilton é o reporter habitual do canal RTL que cobre os GPs de F1. Para além disso é o tipo com o guarda roupa mais idiota da televisão.

As coberturas da F1 desta cadeia televisiva são as melhores que já vi, sempre com três ou quatro reporteres no circuito cobrindo desde quinta-feira, contando ainda com os comentários normalmente ridículos do prestigiado Niki Lauda. No entanto, no meio do habitual profissionalismo e cinzentismo germânico, o que dá alegria à coisa são mesmo as vestimentas inacreditáveis deste "Gabriel Alves" alemão.

Wednesday, July 18, 2007

GP2 - nem tudo está mal


Tenho que fazer alguma justiça à FIA, pois nem tudo é mau no universo desta federação e a prová-lo estão as corridas de GP2. Tratam-se de provas em que se vê condução à séria, com disputas renhidas e onde se vêem muitas, belas e longas escorregadelas às quatro rodas.

Onde se fazem ultrapassagens como esta do Hamilton em 2006. Manobra brilhante do inglês, num sítio onde parece impossível, ele consegue passar dois de uma só vez.

Mais uma da temporada de 92 no BTCC


Depois das reacções ao post anterior tive que colocar aqui mais uma exibição magnífica de John Cleland, em luta com dois Toytas, nos tempos em que estes ainda discutiam vitórias nos circuitos europeus.

Tuesday, July 17, 2007

Momentos de antologia - BTCC, corrida final 1992


No YouTube encontram-se bastantes tesouros destes, pena é que datem todos de pelo menos há quinze anos atrás. Tempos em que a regra nas corridas era que tinham que ser disputadas do princípio ao fim.

É destes momentos que nascem adeptos das corridas de automóveis e se a FIA não perceber isso então este é um desporto que acabará por desaparecer da memória colectiva, passando a figurar na mesma classe de desportos como o tiro ao alvo, o xadrez, ou mesmo o "curling".

É um final de campeonato impressionante e espectacular, dando para apreciar o grande piloto que foi o John Cleland.

Momento de antologia também na narração do Murray Walker

Monday, July 16, 2007

Quem é que se lembrou desta decoração?


Destes só se farão 50 unidades, comemorativas da conquista do campeonato mundial de marcas de 2006.

Apesar do aspecto, não passa de um Focus ST com jantes de 20 polegadas, suspensão rebaixada e uma pintura aberrante.

Duas sem tirar no Circuito da Boavista


Todos gostamos de corridas de carros e quanto mais melhor, mas não deixo de pensar se duas corridas num circuito citadino, em dois fins-de-semana seguidos, não será demais.

Alguém imagina as ruas do Mónaco fechadas em duas semanas consecutivas para se fazerem umas corridas de automóveis?

Aparentemente parece que está tudo bem, pois até agora não ouvi ninguém a dizer o contrário.

Saturday, July 14, 2007

Albers estás perdoado


Com distracções destas não admira que na Spyker andem a arrancar mangueiras de abastecimento e a fazer todo o tipo de tonterias.

Coitado do Albers, como é que ele se poderia concentrar?

Qualquer dia estou como o Zandinga


A avaliar pela foto o Casey Stoner já tem uma localidade com o nome dele e bem merece. Mesmo se a Ducati é a máquina a bater no Mundial de 2007 (!), não é menos verdade que num circuito tipo kartódromo como é Sachsenring, teoricamente as motas vermelhas não estariam tão à vontade, ao contrário da Yamaha de Rossi e da minimoto do Pedrosa, pelo que a pole é novamente surpreendente.

Ainda que o binómio Ducati/Stoner se esteja a transformar num autêntico fenómeno e mesmo que as temperaturas se registem elevadas, o que normalmente mata os pneus Michelin lá mais para o final da corrida, amanhã ganha o Rossi.

O Stoner termina em segundo e guarda energias para o massacre final em Brno, onde as Ducati pura e simplesmente não vão passar cavaco a ninguém, arrancando definitivamente para o título mundial.

O Pedrosa arranca bem e vai ali andar a fazer malabarismos com as pernas fora dos estribos, mas vai acabar com os pneus nas lonas, perdido no meio do pelotão. Ao contrário vai ser a corrida do Melandri que deve fazer a sua melhor classificação do ano.

Certo, certo é que se isto tudo não acontecer então acontecerá algo diferente.

Monday, July 09, 2007

Artista virtual, pézudo real


Correndo novamente o risco de tornar isto num videoblog, não resisti a postar aqui este video do Jeremy em que se prova a distância que vai do sofa até à bacquet.

Quem tiver paciência para ver o video até ao fim vai perceber aquilo que empiricamente já se sabe há muito.

Por mais rápido que se seja na Playstation pode-se sempre ser um pézudo na vida real.

Momentos de antologia - de Superkart na Ilha de Man


Depois das corridas no circuito da Boavista lembrei-me deste circuito igualmente citadino mas muito mais interessante e bastante mais perigoso, que só poderia existir da Ilha de Man.

O momento é de verdadeira antologia, não só pela velocidade a que se circula entre casas, mas também por ser aos comandos de um superkart de 250cc com a chuva a começar a cair.

Estou estarrecido


Sempre que penso que está tudo inventado lá me aparece uma destas do "Youtube".

Não faço ideia para que é que serve, só dá para dizer que o tipo passa de caixa cedo demais, lol.

Sunday, July 08, 2007

"I was having a shit" - Kimi Raikkonen


Este tipo borrifa-se para qualquer protocolo da glamorosa organização da F1. Está-se nas tintas para qualquer tipo de acção folclórica da Ferrari. Está-se a marimbar para o Schumacher e para a posição que este tem na scuderia. Fala para os "media" com o mesmo desprezo com que o Kim Jong II fala seja para quem for. No final embrulha isto tudo com uma cara de expressão inerte que só tem paralelo dos soldados do império, no filme "A Guerra das Estrelas".

É pelo que faz dentro do carro que vale o que vale e vale muito. Mesmo com Hamiltons e Alonsos, continua a ser para mim o mais rápido de todos.

O que estes tipos inventam

Afinal a cobertura das jantes da frente dos Ferrari não tem qualquer relação com o arrefecimento dos travões. Segundo esclarecimento da FIA, trata-se de um condicionador aerodinâmico do fluxo de ar quente proveniente dos travões, para a região inferior do carro, aumentando assim o fluxo e consequantemente criando uma depressão nesta zona do carro.


Prognósticos só no fim do jogo


Na F1 de hoje não é fácil avançar com prognósticos, mas cá para mim o Hamilton leva muito menos gasolina que o Alonso, que deve estar numa estratégia igual à dos dois Ferraris.

A corrida de hoje deve ser definida entre o Raikkonen e o Alonso. O Massa vai andar aos papéis e o Hamilton vai andar a fundo com uma daquelas tácticas malucas da McLaren para tentar acabar em terceiro.

Cá para trás, BMW, Renault e Toyota devem estar com a mesma estratégia, à excepção do Trulli que deve ter mais gassolina e que se tiver cabeça - algo quase impossível para um dos pilotos mais rápidos do pelotão - pode fazer uma boa prova.

Quem aposto que faz uma boa prova é o Rosberg, mesmo saindo lá do fundo com uma cisterna às costas, acredito que o Williams vale muito mais do que mostrou nos treinos.

Se não for assim, também não interessa, é sinal que a F1 está decisivamente imprevisível, o que só pode ser bom.

Friday, July 06, 2007

Parece que a motorhome é original



Não se fala noutra coisa que não no caso de espionagem que envolve a Ferrari e a Mclaren. Ora o Ron Dennis, mesmo depois de saber que o seu projectista foi identifcado por um funcionário de uma casa de cópias, quando tentava copiar mais de 500 folhas com o timbre da scuderia italiana identificadas como confidenciais, sai-se qual Pinto da Costa com a seguinte frase:

“I live and breathe this team. There is no way anything incorrect would ever happen in our team.”

A foto diz respeito à nova motorhome da Vodafone McLaren Mercedes e o mínimo que se pode dizer é que é impressionante. A construção de motorhomes é uma área onde a equipa inglesa não precisa de copiar ninguém.

Thursday, July 05, 2007

Uma americana que promete


Esta moto de aspecto bucólico, está em homolagação para que possa começar a circular em estradas europeias.

Trata-se de uma loucura americana da Confederate Motorcycles, que combina o design do início do século passado com um quadro em carbono, jantes de magnésio, monobraço traseiro, já para não falar na impressionante suspensão dianteira, numa parafernália técnica ao nível da NASA.

Resta saber como se comportará nas curvas europeias, porque aspecto de motão já tem.

Wednesday, July 04, 2007

Simulação do milagre



A FIA está a disponibilizar uma simulação em 3D, feita pela cadeia de televisão RTL, do acidente do Kubica no GP do Canadá.
A cadeia alemã deve estar a dizer ao seu compatriota Ratzinger que a sobrevivência ao acidente não tem nada de relacionado com qualquer intervenção divina, como este quer fazer crer, mas que se deve a algo tão simples como engenharia.
Seja lá qual for a intenção, esta simulação está bastante bem feita.

Inlgeses a rezar para que a FIA seja branda com a McLaren


Devido ao alegado caso de espionagem, como não podia deixar de ser, os media ingleses estão em alvorosso, não com a possibilidade da maior equipa inglesa (McLaren) poder ser penalizada, mas com o facto do Hamilton poder perder pontos na sua corrida para o Campeonato Mundial.

Espionagem industrial é algo que julgo que sempre existiu na F1, mas que é também extraordinariamente difícil de provar. Muitas das vezes até acredito que informações avulsas de determinada equipa só causarão confusão na equipa receptadora dessas informações, perguntem à Toyota.

O que neste caso já passou da especulação à evidência é o facto da McLaren ter receptado informação confidencial proveniente da Ferrari. É já confirmado o facto de que a polícia encontrou material da Ferrari em casa do projectista da McLaren e também é um facto de que este foi de imediato dispensado (descartado), num comunicado lacónico emitido pela "McLaren Racing" - algo estranho pois parece que tentaram colocar de fora desta confusão os nomes dos patrocinadores, não assinando como de habitual com o nome de "Vodafone McLaren Mercedes team".

O que já entra no campo da especulação é dizer que a melhoria de performance da McLaren a partir do GP do Mónaco se deve a esta informação recebida (roubada) da Ferrari. No entanto, não deixa de ser surpreendente que uma equipa evolua tanto na utilização de misturas de pneus nunca antes utilizadas por ninguém, a não ser durante o desenvolvimento destas borrachas, por parte da equipa a quem eventualmente esta informação foi retirada.

Monday, July 02, 2007

Chama-se Jodia Ma, mas o Hamilton gosta mais de Pole


Há umas semanas atrás quando perguntaram ao Hamilton como é que se sentia depois da primeira pole, este respondeu: “It’s completely different, but, you know what, it is better than sex.”

Será que era alguma indirecta à sua namorada?

Só falta o Calisto como vencedor


Gaita para o sistema de pontuações, mais o "super-rali" e todo o tipo de esquemas que não nos permitem entender quem de facto é que é o vencedor de uma prova de ralis.

No Sata Rali dos Açores parece que ganhou o Peres, mas também o José Pedro e no final quem ficou mesmo a ganhar parece que foi o Pascoal. Gaita!

Sunday, July 01, 2007

Para além do Jeremy, em Alemão


Não faço ideia de quem é que vai ao volante, mas andar com um avião destes em estradas dos Alpes a sacar slides não é para qualquer um.

Para além da condução, fica o barulho impressionante do Carrera GT.

Para além do Jeremy


Nos comentários têm aparecido vários links para videos do Jeremy Clarkson. O inglês é a referência neste respeito, principalmente pela excelência dos textos, mas existem muitos outros programas, que compensam o facto de não terem um Jeremy com autênticas loucuras ao volante de super-carros.

Bem sei, que a maior parte dessas loucuras está directamente relacionada com os prémios de seguro que hoje se conseguem para fazer as filmagens, mas não deixa de ser espectacular na mesma. Por falar em seguros, não deve haver nenhuma companhia que segure um Veyron a fazer "slides" e por isso é que este carro só se filma nas rectas da auto-estrada.

Neste video há uma imagem particularmente impressionante, que é o Lamborghini a sair de uma direita completamente de lado a lamber a berna contrária.

Vacas loucas


Andei aqui a falar da nomeação do Dennis a cavaleiro do reino e ele brinda-nos com duas estratégias de corrida dignas de uma real vaca louca inglesa.

O Alonso andou que nem um doido e mesmo com dois acidentes à sua frente só consegue ganhar um lugar durante a corrida toda.

O Hamilton andou a treinar pit-stops e só o facto de a BMW nunca ter acreditado que os ingleses tivessem uma estratégia tão idiota, é que lhe garantiu o terceiro lugar.

Ao nível do pior que a McLaren já nos proporcionou em termos de táctica, até parece que o Artur Jorge trabalha por aqueles lados.

Pior mesmo, só o Albers que deve ter visto algum documentário sobre aviação e tentou um reabastecimento em andamento. Fantástico.

O Logan da BM


Não sei se foi o Chris Bangle a desenhar o Série 1 Coupe, mas seja lá quem for que o tenha feito, inspirou-se no Dacia Logan. Horrível.