Sunday, December 30, 2007

Campeonato de carros com matrícula, no Ring III


O campeonato de carros matriculados no Ring não podia estar mais ao rubro, agora até protótipos de futuros modelos se batem ao "record" do inferno verde.

A Lexus levou o carro "mula" do novo Lexus LF-A, a ser lançado só em 2009 e segundo os habituais espias colocados atrás das barreiras do mítico circuito alemão, fez uma volta em 7:27, colocando-se assim à frente do Pagani Zonda.

Tiago apanhado pela loucura do Dakar


Disse aqui que a participação do Tiago Monteiro na próxima edição do Dakar iria ser bestial para ele, mas agora depois de ter reflectido um pouco acho que não, aliás, acho que vai ser um calvário.

Fazer o Dakar pela primeira vez, a solo, num carro que nunca conduziu, somente com duas rodas motrizes, é só para homens muito valentes para não dizer que é para doidos. A escolha dele para se iniciar na mais louca prova do mundo não podia ser mais difícil.

Antigamente os mártires do Dakar eram os motociclistas, mas já há um tempo que isso mudou, os novos mártires são o Tiago Monteiro, o Yvan Muller e todos os outros condutores de buggys a solo, pois para além de terem que navegar e conduzir tal qual os motards, têm ainda de desenterrar uma tonelada a mais sempre que ficam encalhados nas dunas.

Não é para ser mauzinho, mas aposto que o Tiago não chega à Mauritânia.

Yamaha 450 - boa aposta


Tenho pena que o Bianchi Prata não tenha a experiência necessária, principalmente a navegar, para que poder disputar os primeiros lugares no próximo Dakar. É que continuo a acreditar que com as actuais regras impostas às duas rodas, quem levar uma 450cc fiável e ligeirinha pode lutar por um lugar sempre dentro dos cinco primeiros. A ver vamos, pode ser que o piloto do Porto nos dê algumas surpresas agradáveis.

Uma das mais desejadas


Acabaram as férias de Natal e não sendo o meu caso, parece que a nova Trimph Speed Triple foi uma das prendas mais desejadas no sapatinho, é que a procura está a ser tão grande que as motos em segunda-mão estão a vender-se a um preço superior ao das novas. Não que tal fenómeno nunca tenha acontecido, mas normalmente só acontece com máquinas exclusivas de produção limitada, nunca com motos de grande série.

Wednesday, December 19, 2007

Pode ser que ainda vá a tempo


Cá no burgo muitas das coisas são feitas de forma pouco consistente, falhando muitas vezes e mesmo quando são conseguidas normalmente significa que demos muito em troca, do género traga o porco e ganhe um chouriço.

A mesma coisa acontece com os pilotos nacionais a tentarem vingar nos campeonatos principais, as suas carreiras não são geridas de uma forma consistente e normalmente quando se abre uma porta para aceder a uma grande competição tal só é conseguido em troca de imensas somas de dinheiro.

Quando um piloto português não tem muito dinheiro então temo que a sua carreira pouco avance para lá do karting, mesmo que seja um reencarnação do Senna.

Isto tudo para dizer que fiquei esperançoso quando o misterioso empresário de futebol, Jorge Mendes decidiu pegar na carreira do Álvaro Parente, com o objectivo de o levar à F1.

Pegou tão só no melhor piloto que formámos desde o Lamy – julgo mesmo que está algo mais à frente – que muito provavelmente acabaria por morrer esquecido sem apoios, para de uma forma estruturada conseguir vender o seu valor a uma equipa de F1 e não fazer o que é habitual, que é comprar o valor do piloto numa qualquer equipa desta categoria.

Os efeitos já se fazem sentir, pelo menos na promoção da imagem, com uma boa entrevista do Álvaro no jornal SOL e também uma referência no “El País”, onde Jorge Mendes afirma que tem como objectivo transformá-lo no Alonso português.

Espero só que não seja tarde demais– a geração dele já está a dar cartas há um ano na F1 com Hamilton, Vettel ou Kovalainen – mas por outro lado devêmos ser optimistas, afinal de contas se esse tal de Mendes conseguiu vender o Pepe ao Real Madrid por 30 milhões de euros, então deve ser mesmo muito bom naquilo que faz.

Gostava de conhecer o autor da privatização


Gostava de conhecer o servidor público, membro do actual governo PS, que imaginou o caderno de encargos para a privatização do Autódromo do Estoril.

Se não soubesse que o actual governo não integra pessoas de outras nacionalidades que não a portuguesa, diria que tão retorcido documento teria saído da mente dum sobrevivente de alguma tribo ancestral, dos primórdios selvagens da raça humana, do género das tribos canibais da selva do Bornéu, ou das tribos asiáticas que trocavam a sua descendência por cabeças de gado.

É que esta história de entregar o autódromo a quem mais dinheiro acenar, com a obrigação de manter a pista somente até 2012 (e depois disso logo se vê), é a mesma coisa que entregar uma filha a um tarado qualquer, sob a condição deste a tratar como uma princesa durante os primeiros quatro anos, mas depois disso ele que faça o que bem entender, que o progenitor pouco se rala.

Ideias destas apenas existem em mentes ainda num estado de civilização selvagem, i.e., em energúmenos.

Tuesday, December 18, 2007

Tiago confirmado no Dakar


Afinal o Tiago sempre vai ao Dakar. Não sei se será bom para a prova ou para os patrocinadores, mas será certamente bestial para o Tiago.

Monday, December 17, 2007

"Glamour" na Corrida dos Campeões?


Quando leio que a edição deste ano da Corrida dos Campeões não teve o "glamour" de outros tempos, pergunto-me que "glamour" é que tinham as edições disputadas numa desinteressante pista de terra algures nas Canárias, em que os pilotos de ralis andavam a imitar os de autocross?

Sunday, December 16, 2007

A minha vida dava um anúncio automóvel - Audi A6 Quattro


20 anos depois o mesmo anúncio é repetido, mas com menos sucesso.

Já só em segunda-mão


Fizeram 1500 unidades da Desmosedici RR, para vender a mais de 60 000€ cada uma. Ainda não fizeram nenhuma entrega e já estão todas vendidas.

Assim como nos automóveis, julgo que também nas motos o mercado das excentricidades tem muito por onde crescer, é que a crise não é para todos.

Está mali, mali, mali, mali


Ao olhar para o campeonato nacional de ralis deste ano não deixo de pensar que para além do natural entusiasmo de quem realmente gosta deste desporto, existem sinais cada vez mais preocupantes de que a categoria rainha do automobilismo nacional está a decair de ano para ano, sob a impassividade da autoridade federativa.

Senão vejam bem o que se passou na última prova do campeonato. Alguém acredita que um piloto por melhor que seja conseguiria chegar a um campeonato de ralis competitivo, digamos um campeonato Francês, Italiano ou Inglês, a uma prova onde nunca tinha corrido antes e que mesmo tendo o melhor carro nas mãos, conseguiria alcançar o segundo lugar do pódio? Eu julgo que não.

Foi isso que aconteçeu na prova algarvia, o Sarrazin que não é um piloto lento mas também não é o Loeb, chegou cá depois de uma época em que andou a fazer corridas em circuitos e mesmo se o Peugeot era o melhor carro do pelotão, pura e simplesmente ridicularizou toda a gente menos o Bruno. Alguém acredita que se ele tivesse participado com estas mesmas condições num campeonato verdadeiramente competitivo tinha feito o mesmo figurão?

Infelizmente, isto diz muito do estado em que está o nosso campeonato nacional de ralis.

Saturday, December 15, 2007

O KITT está de volta


Especulou-se muito acerca de que carro iria protagonizar o regresso do KITT.

Ford, Chevrolet e até Mercedes foram apontados, mas agora as primeiras fotos oficiais do carro que fala, confirmam que é mesmo um Ford Mustang.

A minha vida dava um anúncio automóvel - Audi 100 CS


Muito do respeito que o sistema Quattro granjeou deve-se a este anúncio de 1985

Tuesday, December 11, 2007

Calendário suicida


Fiquei todo contente por ver o Rali de Portugal no calendário do campeonato do mundo de 2009, mas fiquei triste por ver que esse mesmo calendário contempla 12 de 24 provas em sistema de rotação. Isto quer dizer que a cada dois anos vamos ter um campeonato sem o Monte Carlo, os Mil Lagos ou RAC.

Um campeonato de ralis sem Monte Carlo é como a F1 sem Mónaco, o chouriço sem pão, a Pamela sem silicone, os tremoços sem cerveja, o fado sem Amália, o São Martinho sem castanhas, o Pedro Abrunhosa sem óculos, a SIC notícias sem Mário Crespo, a Serra da Estrela sem neve, o cozido sem couves, a Carla Matadinho sem fotos íntimas, o cachorro-quente sem salsicha, o Pinto da Costa sem árbitros, a Carolina sem o livro, o São João sem sardinhas, as touradas em forcados, o iPod sem auscultadores, a Playboy sem poster nas páginas centrais, o Lisboa-Dakar sem dunas e por aí fora.

Não faz qualquer sentido e só leva a desorientação do público em geral, que deixa de ter aquelas provas talismã que asseguravam sempre algum espaço no imaginário de todos nós. Concordo com a rotatividade do calendário mas com critérios que salvaguardem as melhores e mais carismáticas provas. Com a rotatividade geral também se elimina à partida o factor competição entre os organizadores, não havendo qualquer motivação para se evoluir, visto que se sabe que no ano a seguir está-se outra vez no calendário.

Mais uma vez se está a desbaratar o pouco património que este desporto tinha conseguido, em classificativas míticas, percorridas desde o início da modalidade e que traziam um elemento de identificação à generalidade do público.

A seguir só falta abolirem os WRC e colocarem uns carrinhos todos certinhos a andarem tipo combóios, sem atravessadelas ou derrapagens, para matarem de vez aquela que é a única modalidade com potencial para ombrear com qualquer outra em termos de popularidade.

Monday, December 10, 2007

Momentos de antologia - Rea+Haslam, BSB Cadwell 2007


Tenho que postar outra vez um video da prova deste ano em Cadwell, porque pura e simplesmente é das imagens mais impressionantes que vi ultimamente. Vejm só a forma com o Jonatham Rea e o Leon Haslam saltam completamente colados um ao outro. Brutal.

Momentos de antologia - BSB, Cadwell 2007


Os ingleses não se limitaram a criar o automobilismo como desporto, mostraram também ao mundo como se fazem verdadeiros circuitos. Em Inglaterra eles fizeram muitos e bem espectaculares onde se podem ver imagens como estas do campeonato britânico de superbikes, em Cadwell. Impressionante.

Como o Lewis Hamilton, que venham muitos mais.


No ano passado talvez devido a todos os acontecimentos com o episódio da espionagem e certamente devido ao facto de neste espaço se ter torcido pelo Raikkonen, não dei ênfase suficiente ao Lewis Hamilton.

Os feitos que conseguiu atingir no ano de estreia serão dificeis de bater durante largos anos, mas a forma como se comportou é para mim também digna de nota.

Ontem estava a ver o episódio do Top Gear onde o inglês foi convidado a dar uma volta na pista de ensaios do programa, a que se seguiu uma curta entrevista. Num tempo em que os pilotos de F1 são tipos estranhos, inacessíveis e de trato difícil, a estrela da McLaren comportou-se sem qualquer vedetismos ou peneiras, demonstrando um bom sentido de humor, entrando na paródia completa com o público, para desespero do Jeremy Clarkson.

Definitivamente este piloto trouxe algo de diferente à categoria e a F1 bem que precisa desta nova lufada.

Momentos de antologia - Goodwood Jaguar drifting


Não sei quem é o tipo do Jaguar branco e eu nem sequer aprecio clássicos, mas isto é do melhor "drifting" que já vi.

Friday, December 07, 2007

Bela foto - Canepa na Ducati de MotoGP



Lembro-me de há uns anos atrás ser habitual ver o Dominique Sarron a curvar completamente fora da moto com o cotovelo a raspar no asfalto. Pois parece que o estilo Sarron deixou descendentes, nomeadamente no pupilo da Ducati, Niccolo Canepa.

Mobilia de quarto



Sem sombra de dúvidas, a 1098 é uma mobilia de quarto fantástica.

Campeonato de carros com matrícula, no Ring II


Já aqui escrevi sobre esta nova competição de carros matriculados à procura de bater o melhor tempo no Nurburgring. Agora foi um preparador qualquer que na Suécia decidiu artilhar um BMW M3 por forma a bater todos os supercarros na mais exigente pista do mundo.

Só de referir que no seu tempo o McLaren F1 com o Hakkinen ao volante fez uma volta em 7.11.

O ranking actual é o seguinte:

7.22 BMW M3 CSL Loaded
7.28 Pagani Zonda F
7.28 Porsche Carrera GT
7.32 Porsche 911 GT2
7.32 Gemballa Porsche GTR
7.34 Koenigsegg CCR
7.38 Nissan GT-R
7.39 Porsche 911 GT3 997
7.40 Porsche 911 Turbo 997
7.40 Mercedes SLR McLaren
7.40 Bugatti Veyron
7.42 Chevrolet Corvette Z06
7.42 Ford GT
7.43 Lamborghini Murcielago

A minha vida dava um anúncio automóvel - Fiat Bravo


Este anúncio é dos mais curriqueiros que já vi e no entanto é dos mais vistos pelo mundo da internet. Será por causa dos dois artistas que vão dentro do Fiat Bravo?

Wednesday, December 05, 2007

Vale a pena repensar o Autódromo - crónica de Ricardo Grilo



O site Spormotores apresenta regularmente crónicas referentes ao automobilismo nacional. A última foi escrita por Ricardo Grilo e é de tal relevância que não resisti a transcrever uma parte aqui:

"Por fim, tememos que, nos termos em que está a ser feita, a venda do Autódromo do Estoril possa ser a maior barbaridade, o maior atentado ao desporto automóvel em Portugal, desde a realização do primeiro Figueira da Foz-Lisboa, há mais de 100 anos. Os contornos são conhecidos de todos e o resultado previsível indica um futuro pouco brilhante para a pista do Estoril. Só que, pelas mais diversas motivações, ninguém quer admitir o que é óbvio. Não existe nenhuma pista nacional com um nome tão conhecido, com uma imagem comercial tão consolidada a nível internacional (com mais-valia comercial que isso acarreta), não existe nenhum outro local de prática de desporto em Portugal com um palmarés tão rico (nem nos estádios do pontapé na bola), com 12 provas a contar para o campeonato do mundo de F1 (os estádios apenas tiveram um mero europeu de futebol), várias provas para o campeonato do mundo de motociclismo, F2, FIA GT, Europeu de Turismos e de GT, ELMS, DTM, Rallye de Portugal, sei lá, tudo o que de mais importante se realizou a nível do desporto automóvel mundial, passou pelo asfalto ao Estoril. Isto acarreta ao recinto um valor desportivo incomensurável, e se é verdade o que afirmou António Capucho, ou seja, que os responsáveis da Parpública definiram um preço de venda de base especulativa, seremos levados a concluir que ou estes não estão informados sobre o real interesse desportivo e nacional do recinto, ou, pior, estão-se nas tintas para estes detalhes e apenas desejam facturar no imediato o que as gerações vindouras lamentarão no futuro. É um erro pensar que o desporto automóvel nacional pode sobreviver sem pistas perto dos grandes aglomerados urbanos (basta ver o que sucede com o GP de França, disputado numa pista longe de tudo e de todos) e se o Estoril tem muitas vezes as bancadas vazias, tal se deve à falta de promoção capaz das suas provas e não a qualquer desinteresse dos "mouros" pelo fenómeno automóvel. Apenas é necessário que lhes expliquem o que de bom se passa na melhor pista nacional e que se criem condições para que ela exista por muitas e boas gerações. Até porque a escolha actual se coloca entre termos mais uma urbanização entre mil (ainda para mais num parque natural) ou a continuação de um espaço verde, dedicado ao desporto, com repercussões internacionais de valor não negligenciável. Esta operação de entrega de património é tão absurda que até no campo ecológico a manutenção do circuito do Estoril é um imperativo incontornável. Refira-se que nos espaços entre a pista poderiam (e deveriam) ser plantadas centenas de árvores que criariam uma barreira sonora e visual que ajudaria a manter o contorno e a magia da Serra de Sintra, cada vez mais violentada pelo avanço claro e perturbador de urbanizações, ditas de qualidade. A escolha parece-me óbvia."

A totalidade da crónica pode e deve ser lida no site do Sportmotores.

Sunday, December 02, 2007

A minha vida dava um anúncio automóvel - Ford Escort RS2000



Já houve quem se insurgisse contra esta rubrica, mas como também houve quem se manifestasse a favor e como tenho para aí uns quinze videos para postar, aqui vai mais um.

Anúncio do mais foleiro que existe, em que só se safa mesmo a música.

Saturday, December 01, 2007

A melhor maneira de arranjar um bom F1

Esta é muito provavelmente a melhor maneira do Alonso conseguir um bom lugar na F1, aliás se já tivesse escurecido a pele há um ano atrás certamente que não tinha tido os problemas que teve este ano.

O amor ao desporto


Vai começar a maior corrida do mundo e que bem lembrado pelo Desportugal, que uma das maiores belezas desta prova é a participação de equipas completamente amadoras, pelo fascínio e amor ao desporto automóvel.

Num automóvel, denominado por «Baldas 76», a dupla da Anadia, Renny Moniz e Raul Costa vão tentar chegar a Dakar. Não posso deixar fazer uma ovação a esta dupla e a outras como esta pela sua devoção ao desporto.

Sabendo do esforço pessoal e financeiro que estas participações amadoras requerem e não substimando os outros desportos, pergunto em que outra modalidade se vê este tipo abnegação?

O título fica bem ao Loeb



Gostava que a Ford conquistasse o campeonato de pilotos, como já aqui disse é a equipa que mais fez pelos ralis, gostava igualmente que o Gronholm se despedisse com o título, mas nem eu nem ninguém pode ficar chateado se for o Loeb a levar o caneco para casa.

Por mais que se torça pela Ford, ninguém pode negar que o título fica muito bem entregue ao Loeb. O Citroen este ano foi muitas vezes, em todas as provas de terra, inferior ao Ford, o Sordo nunca foi um companheiro de equipa à altura, nunca roubando pontos aos adversários como fez o Hirvonen e sendo assim este título é para mim um dos mais merecidos do Loeb.

Boa dica para o video, dada pelo Speeder_76.