Thursday, January 31, 2008

O mais fotogénico II

Não é certamente o mais rápido mas é definitivamente o mais fotogénico.

Prémio: “se eu disser isto muitas vezes pode ser que alguém acredite em mim” III


«Hamilton pode bater recorde de Schumacher» - M. Mosley

Prémio: “se eu disser isto muitas vezes pode ser que alguém acredite em mim” II


«Penso que o Renault R28 será tão competitivo quanto os Ferrari e McLaren» - Bernie Ecclestone

Prémio: “se eu disser isto muitas vezes pode ser que alguém acredite em mim”


"...consigo bater o Lewis Hamilton." - Heikki Kovalainen

Wednesday, January 30, 2008

O mais fotogénico

Ainda na onda das fotografias, aqui fica mais uma do Monte Carlo e do carro mais fotogénico do pelotão.

Tuesday, January 29, 2008

Terrorismo no Dakar

Todos sabiamos que o Dakar tinha sido cancelado devido a uma ameaça terrorista.
O que não sabiamos era que essa ameaça concretizou-se mesmo e para tal não foi necessário ir a África.
Aconteceu em Lisboa, como demonstra a foto e o grupo terrorista que reinvindicou o atentado é denominado por EMEL.

Monday, January 28, 2008

Basta copiar o WTCC


Anda meio mundo a adivinhar há mais de um ano que este campeonato vai ser um passeio para o Loeb, mas parece que do lado da federação ninguém faz caso disso.

Não é que a culpa seja do francês, os outros é que são muito mais lentos, mas a bem da competitividade algo se podia fazer, para nivelar um pouco as coisas.

A FIA nem sequer tinha que inventar nada, bastava aplicar ao WRC a mesma regra do WTCC, em que consoante a classificação era aplicado, na prova seguinte, um determinado lastro na viatura, nivelando assim as performances através do peso. Simples e eficaz.

Sunday, January 27, 2008

A minha vida dava um anúncio automóvel - Honda Accord


Só um japonês é que fazia isto funcionar.

Bela foto


O Monte-Carlo dá as melhores fotos de todo o campeonato.

Car Burger


Esta febre verde que se abateu sobre o mundo está a chegar a extremos.

Todos já ouvimos falar de reaproveitamento dos gases de escape, mas fazê-lo para grelhar hamburgers????

O que é que vão inventar a seguir? Fritar as batatas no cárter do motor?

Thursday, January 24, 2008

Para alguns são prognósticos e para outros certezas


Prognóstico é escrever que o Sordo vai andar à frente do Hirvonen, que o Galli vai zupar os dois Subarus, ou que o Latvala vai mandar uma fruta com o Focus.

Certeza é dizer que o Loeb vai ganhar o rali de forma inequívoca e entediante.

Wednesday, January 23, 2008

Massa em Fiat 500


No ano passado o Filipe Massa encheu a garagem com Ferrari 599 GTB, este ano a marca italiana decidiu presenteá-lo com um Fiat 500. Não se pense que é um 500 qualquer, pois à boa maneira do "Pimp my ride", adicionaram-lhe uns extras como por exemplo um motor a debitar 120 cvs e umas pinças de travão vermelhas. Se se comparar esta viatura com a última do Kimi, vê-se logo quem é que é o homem e quem que é o menino.

O bom gosto russo


O Porsche Cayenne é seguramente a criação mais inestética que a marca alemã já produziu, mas o que certo cidadão russo conseguiu fazer a uma viatura destas é simplesmente inenarrável.

Monday, January 21, 2008

O regresso dos frigoríficos


Há vinte anos atrás o branco estava na moda, depois veio o verde azeitona e os azuis metalizados, descambando na loucura dos cinzentos da última década. O branco ficou para os carros da GNR e para as carrinhas dos vendedores.

Pois é, assim como no mundo da moda, parece que também a roupagem dos automóveis repete tendências de forma cíclica, o branco está de volta.

Friday, January 18, 2008

A minha vida dava um anúncio automóvel - VW DSG



Habitual genialidade da VW a fazer anúncios.

Aposto que há alguém que vai achar que está bonito assim


Há quem diga que não é defeito, que é feitio. Cá para mim não tiveram tempo de pintar a frente do novo Civic Type-RR, a tempo de ser exposto no salão de Tóquio e então enviaram-no mesmo assim.

Qual será a mais rápida?


Motos aparentemente iguais com uma diferença imensa, a de Rossi tem o autocolante da Bridgestone e a de Lorenzo o da Michelin. Vamos ver qual a mais rápida...

Esperemos que não seja mais um a morrer na praia


Não sei se este impasse em que se encontra o Armindo se deve a alguma falta de interesse da Mitsubishi em continuar a apostar numa competição que está à partida perdida, mas uma coisa é certa, para um piloto português ter algum tipo de apoio não é preciso ser bom, é preciso ser fantástico.

O Armindo pode até não ser o Loeb português, mas merece o benefício de dúvida e como já aqui escrevi antes bastas vezes, há que dar algum tempo para que os pilotos possam crescer e evoluir. Se não conseguir um lugar este ano no PWRC, vai-nos ficar novamente a sensação de não ter tido tempo para demonstrar o que realmente vale, afinal algo comum a quase todas as prestações portuguesas no desporto automóvel além fronteiras.

Wednesday, January 16, 2008

PWRC - S2000 e grupo N, cachorros quentes e frangos assados


Imaginem um campeonato de deglutição, em tudo idêntico aos que fazem sucesso nos EUA, em que os concorrentes têm que comer o mais rápido possível. Neste em particular, alguns concorrentes têm que comer frangos assados, enquanto outros, os mais endinheirados, podem escolher em alternativa cachorros quentes (muito mais fáceis de deglutir).

O organizador do campeonato diz que apesar de alguns concorrentes poderem optar pelos cachorros quentes, não deixam de concorrer em conjunto e de disputar o mesmo prémio com os outros que têm que comer frangos assados inteiros com pele, ossos e miudezas.

À partida, já todos sabemos que para o mesmo espaço de tempo, os que estão a comer cachorros quentes deglutirão muito mais unidades que os que estão com os frangos assados e, a menos que se engasguem com o pão ou com a salsicha, nunca darão qualquer hipótese aos que têm que engulir os galinácios de churrasco.

Este quadro bizarro que descrevi parece algo sem qualquer nexo, vindo de uma imaginação surrealista sem noção do que é o desporto, mas se vos disser que o organizador do campeonato é a FIA e que em vez de frangos assados e cachorros quentes, temos viaturas de grupo N e os chamados S2000 a correrem em conjunto pelo mesmo prémio, então podemos ver o que vai ser o campeonato do mundo de PWRC deste ano.

Que a FPAK tenha cometido este erro no Campeonato Nacional de Ralis até se pode tentar compreender, agora a federação mundial a viciar de forma regulamentada uma competição onde evoluem jovens pilotos numa espécie de ante-câmara do campeonato principal WRC, é algo que custa muito a engolir.

Tuesday, January 15, 2008

Para onde foi a solidariedade motociclistica?


Eu ainda sou do tempo em que fosse lá em que situação fosse, dois motociclistas que se cruzassem tinham sempre que se cumprimentar, sobe pena da mais pesada censura pelo resto da classe - o mais supersticiosos temiam até que ficassem amaldiçoados. A conduta entre motards era tida como um mandamento sagrado, motivo de orgulho e distinção quando da comparação com os outros utilizadores do asfalto.

A maioria das vezes achei que o excesso de zelo na preservação das boas maneiras entre a malta das duas rodas, roçava um fundamentalismo idiota de quem não tinha mais nada para fazer.

Parece que isso eram definitivamente outros tempos e apesar de ser adepto da tolerância e dos brandos costumes nas actividades de lazer, o video deixou-me embasbacado com a frieza com que após um brutal acidente alguns continuam a circular, serpenteando por entre outros motards prostrados e inconscientes no meio da estrada.

Onde é que será isto?


Coloquei esta pergunta num fórum e a resposta acertada parece que é:

estrada de Amarante para Mesão Frio/Régua, poucos Km antes do inicio do troço Carvalho de Rei,nesse edificio é o restaurante "Varanda da Serra".

Monday, January 14, 2008

A minha vida dava um anúncio automóvel - Peugeot 206


O melhor anúncio de sempre da Peugeot.

Lindo nome - Kia Borrego


A longa história automóvel é fértil em nomes idiotas, mas desde há um tempo que talvez devido ao cuidado das marcas, não temos visto casos muito infelizes...até ontem quando foi lançado o novo Kia Borrego!

Sunday, January 13, 2008

Audi R8 V12 TDI - o fogareiro mais rápido do mundo

A Audi lançou hoje o R8 V12 TDI. Basicamente é o R8 já conhecido com um motor de 6.0L com 500 cv, um binário quase infinito, aceleração dos 0 aos 100 em 4,2 segundos e tudo isto a fazer 12 l/100 km.

Estamos perante o fogareiro mais rápido do mundo, criado para milionários forretas que vão andar gloriosamente de máquina de calcular a fazer contas aos cêntimos que poupam nos abastecimentos e depois, sem darem por isso, vão derreter fortunas no "Manel dos Pneus". É que ainda não inventaram borrachas que aguentem com um binário de 1000 Nm.

Controlo da explosão demográfica?


Já havia o iPod Nano, agora temos também o Tata Nano, o carro mais barato do mundo, à venda por menos de 2000 euros.

Mesmo que produzido na Índia, será isto possível? Um automóvel capaz de transportar quatro seres humanos pelo mesmo preço de um robot de cozinha Bimby?

Ora, se o preço das matérias-primas é o mesmo no mundo inteiro e mesmo considerando que este carro seja montado por crianças de oitos anos, 2000€ não é dinheiro suficiente para transportar quatro mamíferos com o mínimo de segurança, logo os indianos só podem ter criado o Tata Nano como um meio de controlo demográfico, pois não acredito que alguém sobreviva a um impacto acima de 40 km/h.

Mas será que atinge os 40 km/h? Se não, então é tão inútil como a Bimby.

Saturday, January 12, 2008

Onde é que será isto?

Perguntaram onde é que será o lugar visto na foto. Eu tenho ideia que é numa bomba de gasolina a caminho de Cabeceiras de Basto na EN205, mas é somente uma ideia muito, muito vaga.

Alguém sabe onde é que terá sido tirada esta foto?

Thursday, January 10, 2008

Outros tempos


Foto da equipa Subaru no Rali de Portugal em 1994, quando ainda não tinham inventado os parques de assistência. O helicóptero era do Richards.

Vencedor do concurso de beleza


Em 2008 a Aston Martin vai defender o título de GT1 com o patrocínio da Gulf Oil. São os grandes favoritos, porque o DBS9 é um carro do caraças, mas à partida já ganharam um título, o do carro de competição mais bonito.

Wednesday, January 09, 2008

Momentos de antologia - Chili em Monza, 1996


Este final de corrida é ainda mais espectacular que o último que aqui postei.

O Pierfrancesco Chili entra à frente para a derradeira volta, quase cai ao sair de pista, consegue recuperar e na parabólica - é das curvas mais espectaculares alguma vez desenhadas em qualquer circuito - consegue colocar a potência da Ducati muito primeiro que as duas Hondas que seguiam à sua frente, acabando por cortar a meta em primeiro lugar.

Espectacular a forma como a saudosa Ducati 955 mostra mais uma vez que a potência não é tudo, a forma como se utiliza é que faz toda a diferença.

Tuesday, January 08, 2008

MP4-23 o novo monovolume da McLaren-Mercedes??


Quando os media tradicionais não noticiam nada sobre o desporto automóvel, manifesto-me normalmente de forma critica e agressiva. Desta vez a SIC Notícias até enviou um reporter à apresentação do novo McLaren-Mercedes e os media, em geral, têm noticiado bastante o pré-arranque da F1, só que às vezes mais valia estarem sossegados.

Até podem dizer que critico por tudo e por nada, mas
esta do Diário Digital não podia deixar passar:

"A McLaren-Mercedes apresentou esta segunda-feira, em Estugarda, na Alemanha, o seu novo monovolume, o MP4-23, precisamente um dia depois da Ferrari."

O jornalista que escreveu isto imaginou algo que nunca tinha passado pela cabeça a ninguém, afinal os F1 não são monolugares, são é monovolumes!!!

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ferrari 365 GTB (35)

O Ferrari 365 GTB normalmente não aparece no top dos Ferraris mais desejados, mas para mim para além de ser uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas é também uma das mais bonitas criações da casa italiana.

Foi o último grande GT antes de um jejum de cerca de 20 anos até ao aparecimento do 550 e tinha tudo o que um carro desta estirpe deve ter, um grande V12 com 4,4 litros colocado sob um longo capot dianteiro, com tracção às rodas traseiras.

A frente longa e afilada juntamente com a traseira curta são traços que apareceram muitas vezes em carros anónimos nos livros do Michel Vaillant, no entanto, não seria nos anos setenta que este carro ficaria realmente famoso para o público em geral. Aconteceu nos anos oitenta, com a versão descapotável, na saudosa série Miami Vice, onde o Don Jonhson se passeava na marginal de Miami Beach com fato “azul-bebé” e sapatos brancos, ao volante de um belo exemplar da obra-prima italiana de cor negra.

Sunday, January 06, 2008

Wankel vive!


É sempre de louvar quando um construtor não se verga à corrente de banalidade do mundo automóvel de hoje em dia e se mantém fiel a muitos anos de tradição a fazer vingar conceitos alternativos.

Falo neste caso da Mazda que década após década mantém viva a tecnologia Wankel nos motores dos seus desportivos. Depois de ter ganho Le Mans parece que a marca se volta a interessar pelas corridas de protótipos de rodas tapadas, desenvolvendo um conceito que deverá correr no ALMS lá para 2010, recorrendo a uma motorização Wankel com 3 rotores, tendo o etanol como combustível.

Momentos de antologia - Bayliss vs Toseland, Assen 2007


Este ano mesmo ainda correndo com a "velhinha" 999, o Troy Bayliss ainda conseguiu mostrar que a colocar a potência no chão não há como as Ducatis. Coitado do Toseland que não merecia, depois de muito lutar com o australiano e de conquistar uma "confortável" vantagem acabou por morrer na praia.

Friday, January 04, 2008

Lisboa-Dakar 2008: Obrigado sr. Bush, por esta e por outras


Lembro-me de etapas anuladas e desvios ao percurso original, mas não me lembro nunca de uma medida tão drástica como o cancelamento da prova, acontecimento de hoje no Lisboa-Dakar 2008.

Também não me lembro do preço do barril de petróleo e dos combustíveis ter estado alguma vez tão alto, nem do nosso modo de vida ter estado alguma vez tão ameaçado e inseguro.

À partida estes assuntos nada têm de relacionado, a não ser a sua origem.

O Dakar sempre foi ensombrado pelas disputas dos senhores da guerra e mais de uns quantos terroristas à procura de publicidade, mas nunca o perigo foi tão ameaçador como agora, pois como infelizmente muitos já perceberam as ameaças da Al Qaeda ou de qualquer uma das suas delegações, mesmo que na Mauritânia, são normalmente cumpridas com muito sangue derramado. A nova era do terrorismo chegou ao desporto.

Relativamente ao petróleo, para além do facto das reservas serem finitas, que ninguém tenha dúvidas que os especuladores aproveitaram o pretexto do conflito no Iraque e da insegurança noutras zonas de extracção para dispararem os preços de forma épica, muitas das vezes baseados apenas em rumores ou pseudo-ameaças. Novamente o terrorismo como génese de um dos maiores ataques encapotados ao modo de vida ocidental.

A origem destes acontecimentos, este clima de alerta constante e de criação de anti-corpos ao mundo ocidental começou com a política de guerra preventiva do sr. Bush. Graças ao perfeito idiota e às suas teorias de eliminar à lei da bala tudo o que eventualmente lhe pudesse enfiar o dedo no nariz, pulularam movimentos terroristas por esse planeta fora, estilo franchisings Al Qaeda, que têm vindo a impactar a vida mundial de forma profunda e certeira, ainda que muitas vezes indirecta.

O cancelamento do Dakar, a factura do combustível, os milhões gastos nos aeroportos com medidas de segurança ridículas, o ódio racial que ameaça separar o mundo entre os que seguem o Alcorão e os outros todos, mais tudo o que deriva da alteração do ténue equilíbrio em que a civilização se encontrava há menos de dez anos atrás, teve origem tão só no dia de eleição deste cromo texano.

Há quem diga que muitas das suas decisões são feitas com a melhor das intenções, pecando apenas pela ingenuidade e pela falta de conhecimento. Mesmo que assim seja, tal não o distingue de todos os outros bárbaros do século XX, que também tinham a melhor das intenções em todos os seus actos, diferindo apenas pelo facto de não sofrerem paragens cerebrais, como acontece com este megalómano contemporâneo.

O Dakar 2008 já lá vai, assim como muitas outras coisas muito mais fundamentais que dávamos como adquiridas até há um tempo atrás. Agora e para o futuro resta-nos reflectir para o dia em que outra vez, tenhamos de eleger alguém para nos governar, não cair-mos no mesmo erro dos crentes dos Americanos.

Thursday, January 03, 2008

Wednesday, January 02, 2008

Palpites para o Lisboa-Dakar

Para contradizer o tipo cujo coração só tinha uma cor, era azul e branco, que dizia que prognósticos só no fim do jogo, vou avançar aqui com alguns palpites para o Lisboa-Dakar 2008.

Mesmo se a primeira etapa é inédita e desconhecida, em Portugal as motos de 450cc devem levar uma grande vantagem, pelo que o Paulo Gonçalves e o Bianchi Prata irão disputar a vitória em terreno nacional com o Ruben Faria que mesmo indo com o elefante da KTM ganha pelo menos a segunda etapa disputada no Algarve.
O talento do piloto da equipa Lagos dá para superar o handicap da moto em terrenos mais apertados e vai certamente chegar a África à frente da classificação, depois é esperar que ele e que o Hélder Rodrigues estejam mais à vontade com a bússola para conseguirem andar à frente nas etapas em que a navegação fizer a diferença. Quando o caminho é conhecido estes dois já não cedem terreno a ninguém, sendo do melhor que já tivemos em duas rodas na maratona Africana. Este ano não dá para ganhar, mas sem azares ficam os dois no "top ten" e pelo menos um entre os cinco primeiros.

Nas quatro rodas, mesmo se o Carlos Sousa gosta e sabe fazer uns brilharetes em território nacional, este ano só vai dar Sainz e mesmo que o nosso piloto de Almada arrisque tudo na primeira etapa, como habitual, não vai ser suficiente para apanhar o espanhol.
Dos pilotos da VW e da Mitsubishi, o Sainz e o De Villiers são os únicos que sabem que o volante serve para fazer o carro curvar e se em África isso não é fundamental para ganhar, em Portugal é meio caminho andado para a vitória. Assim o pilotaço espanhol, nas duas primeiras etapas, deve ter concorrência apenas da BMW e mesmo assim aposto que na etapa do Algarve dá pelo menos trinta segundos aos outros todos.

Em África é que a coisa muda de figura e mesmo se a VW parece ter vantagem depois das novas limitações técnicas impostas pela FIA, tudo pode acontecer como se viu no ano passado.
A BMW até pode ter o carro mais consistente mas não tem pilotos para aguentar na frente a prova toda.
A Mitsubishi tem pilotos, Peterhansel e Alphand, mas não tem carro e só mesmo um golpe de sorte como o do ano passado é que lhe dará melhor que um terceiro lugar.
Fica assim a VW como a equipa com mais probabilidades de vencer, ficando só para saber como é que vão resolver a luta interna entre o Sainz e o De Villiers.

Este ano o Carlos Sousa pode mesmo chegar ao pódio, se tiver uma pontinha de sorte, ou se a Mitsubishi tiver mesmo azar. Se tudo correr na normalidade e não abandonar o navegador novamente, vai andar sempre nos cinco primeiros.

Dos outros tugas, só mesmo o Miguel Barbosa é que vai para competir, os outros ainda vão só para participar, sendo que o piloto da BMW andará junto dos primeiros dez ou mesmo entre eles, naquelas etapas em que baste seguir os da frente.

Enfim mesmo se isto são só palpites, melhor só mesmo o saudoso Zandinga.

A moto do Zé Castelo Branco