Sunday, April 29, 2012

Pilotaço

 



Mesmo quem não está completamente atento ao paupérrimo panorama motociclistico nacional, tem que considerar que o que o Miguel Oliveira está a fazer no mundial de Moto3 é absolutamente impressionante.

Para além da tradicional falta de apoios, deste país onde só o futebol interessa, tem que lutar também no pelotão mais aguerrido do mundo das motos e mesmo se hoje não venceu, foi sempre ele o protagonista ao longo de todo o fim de semana.

O Miguel é muito bom piloto, como já aqui disse bastas vezes, tudo por aquilo que passou para aqui chegar só lhe dá mais valor.

Monday, April 23, 2012

O bom velho Kimi



Não ligo nenhuma a este revivalismo à volta da Lotus. Não gosto do cheiro a mofo e aquilo de Lotus não tem nada, nem a decoração.

No entanto, hoje só esta equipa me vem à cabeça. Hoje nem da Ferrari me lembro.

A razão é clara e vai para além daquele gostinho que dá ver um David bater os Golias. A razão de tanta obcessão prende-se com o facto de apenas quatro GP depois, termos novamente Kimi no pódio.

Que corridaça esta do Bahrein. A F1 deste ano tem dado das melhores corridas de carros de sempre, hoje com um interesse adicional por termos o Iceman de volta ao topo da tabela. Arrancou de décimo primeiro, culpa sua por uma qualificação desastrosa, mas bem redimida com uma cavalgada em que ultrapassou quase tudo o que lhe apareceu pela frente. O bom velho Kimi está de volta.

O Vettel também não esteve mal, mas começo a valorizar pouco as vitórias de quem arranca da pole e não tem que ultrapassar ninguém. Atenção que não estou a dizer que o alemão não teve mérito, teve muito, principalmente pelas duas primeiras voltas, em que aplicou logo num ritmo alucinante, distanciando-se, de forma inequívoca, de toda a gente, não dando hipótese que o DRS fosse utilizado contra si. O que não me convence completamente é o facto de que quando não arranca de primeiro, o alemão normalmente não consegue ganhar uma corrida.

De resto, fica o registo para o Grosjean, pelo terceiro lugar e por não ter cometido os seus erros normalmente idiotas. Os Ferraris sofríveis, com o Alonso a limitar danos. Não vou falar do Massa, porque estas duas últimas corridas não perdoam a vergonha das duas primeiras.

Os McLaren, à toa com os pneus, Webber no seu lugar favorito, o quarto lugar em quatro corridas e tudo o resto muito bom.

Nota menos positiva para a Britney Rosberg, por ter andado a empurrar toda a gente para fora da pista. Fica o momento impressionante da ultrapassagem do Hamilton, completamente fora de pista.

Friday, April 20, 2012

Ducati Audi, a bela e o monstro




Não conduzi muitas motos na minha vida, mas as Ducatis estão sempre na categoria das mais memoráveis de sempre. Não conduzi todos os Audis, mas todos os que conduzi figuram entre as coisas mais cinzentonas que experimentei.

Agora a marca de motos mais desejável do mundo junta-se a um dos simbolos do aborrecimento com quatro rodas, vá-se lá entender.

Wednesday, April 11, 2012

Reencarnação

Estes tempos têm sido de pouca escrita por estes lados. Por uma razão que julgo válida, têm sido tempos dedicados à ressureição de uma Honda CB350 que aquiri há quase dois anos. Está finalmente concluída, a ciclópica tarefa de dar vida nova a uma moto que nasceu em 1973 e há muito estava morta e enterrada.

Como já bastas vezes aqui escrevi, gosto pouco do cheiro a mofo, como tal este não foi um trabalho de reconstrução do original. Tratou-se de uma interpretação moderna do que a CB 350 representou nos anos setenta. Assim sendo, por forma a não ficar envergonhada face às máquinas dos nossos dias, viu o seu motor refeito, peso reduzido e ciclística completamente actualizada, no que poderá ser considerado como uma reencarnação da utilitária contemporãnea.

De uma foto para outra passaram quase dois anos, uma longa lista de peças e muitas dores de cabeça, mas também, inolvidáveis momentos com os amigos, sem os quais tamanha tarefa teria sido absolutamente impossível.

 

 

Nordschleife no seu melhor, imperdoável

 

 

Monday, April 09, 2012

Triste figura




Muito triste o que se passou ontem na primeira prova de MotoGP deste ano. Rossi foi o último das MotoGP, rodando a mais de um segundo do primeiro, muito longe mesmo do seu colega Hayden, que lutava pelo quinto lugar. É um Rossi pachorrento, queixoso e sem qualquer chama ou restício de motivação. Triste para os fãs do piloto, do motociclismo e muito triste para os fãs da Ducati, que viram a marca sacrificar a sua equipa de SBK para poder pagar ao italiano. Na primeira prova do segundo ano de contrato já grande parte dos tiffosi clama por uma rescisão. Há mesmo quem chame ao piloto do número 46, o novo Max Biagi.

Nunca esperei que corresse tão mal, a ligação entre estes dois ícones do motociclismo. Talvez seja mesmo melhor cada um seguir o seu caminho, sendo que muito provavelmente, o caminho de Rossi será fora do MotoGP.

Saturday, April 07, 2012

Despedia os dois

Photobucket Pictures, Images and Photos

Passou uma semana e ainda estou em choque com prestação da Ford no rali de Portugal. Como é que é possível? Simplesmente inacreditável, o que se passou no Algarve.


Não há desculpas para o abandono colectivo dos pilotos da Ford. Por mais que me digam que as condições estavam difíceis, a verdade é que nem que tivessem que parar à espera que o tempo melhorasse, a dupla da Ford tinha que acabar um rali onde Loeb já tinha abandonado.

A culpa não é dos pilotos, a culpa deste arrastar de incompetência da equipa Ford no WRC deve-se ao tipo que há anos vilipendia a história desportiva da marca do oval, Malcolm Wilson.

Se eu mandasse na Ford despedia a dupla de pilotos na hora, o Malcolm então já estaria a fazer corridas de cortador de relva mais o seu filho há anos.

Por mais rápido que seja o Latvala, não tem consistência nem cabeça para lutar pelo título. Já falharam a contratação do Ogier, despeçam esse tipo rapidamente e contratem o Sordo, se é que ainda querem ganhar alguma coisa este ano.