Monday, July 26, 2010

A falsa virgem ofendida


Christian Horner, a desempenhar o seu papel de chefe da equipa Red Bull, mostrava-se ontem escandalizado com as ordens da equipa Ferrari aos seus pilotos. Dizia mesmo que o que ouviu no rádio do Massa foi a "Mais clara ordem de ultrapassagem que tinha ouvido."

A ordem foi, de facto, clara e provavelmente a mais clara que já ouvi. Não foi, no entanto, a mais clara que já vi. A ordem de favorecimento mais clara que já vi foi quando tiraram a asa da frente do carro do Webber para a darem ao Vettel. Não ouvi tal ordem, mas posso dizer que foi o agora escandalizado Horner a proferi-la.

De repente ficámos todos uns puritanos da verdade desportiva. Só falta mesmo um comentário ofendido do dr. Helmut Marko.


***

Opinião:

Aqui está um bom tema para por em evidência a hipocrisia que caracteriza os comentadores, pilotos e adeptos da F1 de hoje.
Quando há cerca de 10 anos a Ferrari dava instruções especificas para o Barrichelo deixar passar o Schumacher, toda a gente dizia: “Que vergonha, isto não é desporto” e personalizavam sempre a questão culpando o do costume: “O cabrão do Schumacher é sempre a mesma coisa”. Inclusivamente diziam: “É preciso que a FIA cria regras concretas para impedir que estas situações ocorram”. E assim foi.
Passados 10 anos toda a gente já se esqueceu das palavras que proferiu na altura - dizem: “o sucedido hoje foi um acontecimento normal, que apenas põe em evidencia dois pilotos que lutam para o bem geral da equipa. O Alonso era mais rápido, vai à frente no mundial relativamente ao seu companheiro de equipa e precisa de maximizar os resultados de modo a reduzir a distância para os primeiros da tabela”. O Alonso, como virgem ofendida, sublinha exactamente o profissionalismo dos pilotos e o bem geral da equipa.
Agora vejamos o comportamento do Alonso neste últimos anos:
2007 – Mclaren culpada por espionagem industrial. Lembram-se quem recebia e-mails acerca do desenvolvimento de soluções da Ferrari? Exactamente: Alonso
2008 Singapura – a sua equipa (Renault) dá instruções para que o Piquet se mande contra o muro de modo a favorecer o Alonso. Alguém acredita que ele não sabia?
2010 – O que aconteceu ao interesse geral da equipa nas seguintes situações? 1) Alonso atira-se para cima de Massa na entrada das Boxes na China . O que é que o Alonso disse? “Se tivesse feito isto com um piloto de outra equipa alguém dizia alguma coisa?”; 2) Toque em Massa na largada em Inglaterra que lhe furou o pneu.

Se me perguntarem se acho que a Ferrari fez bem em dar instruções ao Massa, digo que sim. A F1 é um desporto, mas acima de tudo é um negócio. As equipas não são só equipas, são empresas que vivem dos resultados.
Se me perguntam se acho que a Ferrari deve ser castigada, respondo como o Alonso respondeu no final de Valência: “A equipa que respeitou as regras (Red Bull)acabou o GP da Turquia com 15 pontos. A equipa que não respeitou as regras acabou o GP da Alemanha com 43 pontos”…

No final do ano fazemos as contas...

(Gonçalo)

1 comment:

Gonçalo said...

Aqui está um bom tema para por em evidência a hipocrisia que caracteriza os comentadores, pilotos e adeptos da F1 de hoje.
Quando há cerca de 10 anos a Ferrari dava instruções especificas para o Barrichelo deixar passar o Schumacher, toda a gente dizia: “Que vergonha, isto não é desporto” e personalizavam sempre a questão culpando o do costume: “O cabrão do Schumacher é sempre a mesma coisa”. Inclusivamente diziam: “É preciso que a FIA cria regras concretas para impedir que estas situações ocorram”. E assim foi.
Passados 10 anos toda a gente já se esqueceu das palavras que proferiu na altura - dizem: “o sucedido hoje foi um acontecimento normal, que apenas põe em evidencia dois pilotos que lutam para o bem geral da equipa. O Alonso era mais rápido, vai à frente no mundial relativamente ao seu companheiro de equipa e precisa de maximizar os resultados de modo a reduzir a distância para os primeiros da tabela”. O Alonso, como virgem ofendida, sublinha exactamente o profissionalismo dos pilotos e o bem geral da equipa.
Agora vejamos o comportamento do Alonso neste últimos anos:
2007 – Mclaren culpada por espionagem industrial. Lembram-se quem recebia e-mails acerca do desenvolvimento de soluções da Ferrari? Exactamente: Alonso
2008 Singapura – a sua equipa (Renault) dá instruções para que o Piquet se mande contra o muro de modo a favorecer o Alonso. Alguém acredita que ele não sabia?
2010 – O que aconteceu ao interesse geral da equipa nas seguintes situações? 1) Alonso atira-se para cima de Massa na entrada das Boxes na China . O que é que o Alonso disse? “Se tivesse feito isto com um piloto de outra equipa alguém dizia alguma coisa?”; 2) Toque em Massa na largada em Inglaterra que lhe furou o pneu.

Se me perguntarem se acho que a Ferrari fez bem em dar instruções ao Massa, digo que sim. A F1 é um desporto, mas acima de tudo é um negócio. As equipas não são só equipas, são empresas que vivem dos resultados.
Se me perguntam se acho que a Ferrari deve ser castigada, respondo como o Alonso respondeu no final de Valência: “A equipa que respeitou as regras (Red Bull)acabou o GP da Turquia com 15 pontos. A equipa que não respeitou as regras acabou o GP da Alemanha com 43 pontos”…

No final do ano fazemos as contas...