Saturday, October 16, 2010

Afinal acho que vai deixar saudades



Nunca fui grande adepto do IRC - quem viu este campeonato há dois anos atrás não deixou de sentir alguma desilusão, por os carros terem tanto chassis para tão pouco motor - no entanto tenho que reconhecer que a minha opinião tem mudado muito, para melhor. Os carros estão muito melhores, principalmente com a nova geração de Skodas e Fords, as coberturas televisivas são de excelência, muito à frente do WRC e o plantel é assinalável. A ver vamos se a FIA não estraga tudo outra vez com as novas regras do WRC. De qualquer das maneiras, com o "novo" WRC, julgo que o IRC como o conhecemos hoje, está morto.



***

opinião:

Há algum tempo eu disse que receava do que iria acontecer se as duas classes convergissem para o mesmo - os S2000 e WRC. Ora aqui estamos...
O IRC pode ressentir-se, mas o pior neste caso acho que acaba por não ser essa aproximação regulamentar, já que os "motores globais" até são uma boa ideia, mas o facto da FIA não esclarecer o que são afinal os Super Produção, que condições terão e em que pé ficam os S2000 actuais e como podem estes ombrear com os Mitsubishis e Subarus que por aí andam. O (relativo) sucesso dos S2000 acho que se deveu, principalmente, à clareza na definição do seu "modelo". Falta isso agora.
Noutra vertente, acho que a FIA não está a apostar o suficiente em tornar o desporto verde. E acho que isso também irá, a prazo, matar os ralis. Compreendo que não quiseram fazer o gosto à Citroen que até já tinha um protótipo, porque iriam afastar a Ford, mas haveriam outras marcas que com certeza se aproximariam. E, dessa forma, também se poderiam destacar dos carros Super Produção. (sim, os custos iam disparar de novo, mas as marcas podiam capitalizar esse conhecimento nos carros de série, e a verdade é que caros estes WRC 1.6T vão ser na mesma...)

autoemocion

1 comment:

Anonymous said...

Há algum tempo eu disse que receava do que iria acontecer se as duas classes convergissem para o mesmo - os S2000 e WRC. Ora aqui estamos...
O IRC pode ressentir-se, mas o pior neste caso acho que acaba por não ser essa aproximação regulamentar, já que os "motores globais" até são uma boa ideia, mas o facto da FIA não esclarecer o que são afinal os Super Produção, que condições terão e em que pé ficam os S2000 actuais e como podem estes ombrear com os Mitsubishis e Subarus que por aí andam. O (relativo) sucesso dos S2000 acho que se deveu, principalmente, à clareza na definição do seu "modelo". Falta isso agora.
Noutra vertente, acho que a FIA não está a apostar o suficiente em tornar o desporto verde. E acho que isso também irá, a prazo, matar os ralis. Compreendo que não quiseram fazer o gosto à Citroen que até já tinha um protótipo, porque iriam afastar a Ford, mas haveriam outras marcas que com certeza se aproximariam. E, dessa forma, também se poderiam destacar dos carros Super Produção. (sim, os custos iam disparar de novo, mas as marcas podiam capitalizar esse conhecimento nos carros de série, e a verdade é que caros estes WRC 1.6T vão ser na mesma...)