Sunday, January 23, 2011

Sonhar em alemão



A revista EVO elegeu este ano o Porsche 911 GT3 RS como o carro do ano de 2010. Não é a eleição do carro alemão que me surpreendeu e que me faz aqui escrever. Para além da longa lista de supercarros, 911 GT2 e GT3 RS, Audi R8 V10 Spyder, Lotus Evora S, Lexus LFA, Lamborghini 570-4, Mercedes SLS AMG, Ford Focus RS500, Nissan GTR e Ferrari 458 Italia - ainda lá faltavam uns quantos como o Ferrari 599GTO, o Veyron Super Sport, o BMW M3 GTS e pelo menos um dos Zondas que saíram em 2010 - o que mais relevante me salta à vista é que de dez carros quatro são genuinamente alemães e outro, o Lamborghini, é quase um italiano naturalizado germânico. Dos outros cinco, dois são japoneses, um americano, um italiano e só um inglês. Sem dúvida, o mundo automóvel mudou muito nos últimos quarenta anos, da pátria das quatro rodas que era a Inglaterra já quase nada resta e são hoje os alemães que ditam as regras da maior indústria mundial.

A Alemanha, o maior exportador mundial em valor, detém hoje, de forma admirável, o destino do automóvel, não se limitando apenas a fazer carros fiáveis e robustos, pois também já produzem os sonhos de quatro rodas. Os ingleses mostraram-nos que os automóveis serviam para muito mais do que simples meios de transporte e ainda bem, mas hoje tudo isso acabou, por mais que nos custe, com raras excepções, são os alemães que nos fazem sonhar.

No comments: