As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ferrari 550 Maranello (17)
Voltando um pouco a tempos mais actuais temos aqui uma viatura que simboliza o renascer dos gloriosos tempos dos GT. Desde os anos setenta que a Ferrari não fazia um carro de motor à frente digno do emblema da marca e quando lançou o 550 Maranello, gerou mesmo alguma surpresa porque supostamente o caminho dos desportivos passava apenas pela colocação do propulsor em posição central.
Este carro não é só o renascer dos desportivos de motor frontal, este carro é um dos Ferraris que se imortalizará como dos mais belos de sempre. É simplesmente brutal e ao mesmo tempo elegante, para além de ser um dos primeiros Ferraris e super-desportivos que se puderam usar no dia a dia, sendo que se construíram mais de um milhar, o que simboliza bem o sucesso deste carro não só entre os amantes de emoções extremas como de quem gosta de viajar um pouco mais depressa. Com este carro abriu-se assim um novo nicho de mercado, que a Aston Martin tão bem aproveita agora, mas também permitiu ver, ao fim de muitos anos, um Ferrari correr em circuito que não através da F1. Para além de belo nas ruas, este ficará também como um dos mais belos de corrida de sempre, ainda por cima rápido, tendo ganho quase tudo nas corridas de GT.
Diz-se que o SLR da Mercedes só existe depois dos Alemães se terem maravilhado com o 550 e diz-se mesmo que Gordon Murray só aceitou desenhar o super desportivo de motor frontal para a Mercedes, depois de andar no carro Italiano, pois até então dizia à boca cheia que era impossível conciliar eficácia dinãmica com uma posição do motor que não fosse a central. Seja como for, numa altura em que as coisas em termos de super-carros se começavam a extremar, desenvolvendo-se carros para extradas extra-terrestres, tipo F50, Enzo, Zondas ou Veyrons, apareceu um segundo ramo de carros que podem andar nas estradas existentes no planeta Terra e que não se parecem com criações de algum designer surrealista sob efeito de LSD.
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