Tuesday, August 21, 2012

Fado




O Armindo estava pressionado como nunca? Estava.
A equipa oficial da Mini era uma farsa? Era.
Nunca teve o melhor material? Não.
O brasileiro só lá ficou porque tinha dinheiro? Sim.
O seu WRC era o pior do pelotão? Mais ou menos, era pelo menos o pior entre os dez ou doze habituais no campeonato.
O Sordo teve sempre melhor material que ele? Sim, de longe.
A equipa proporcionou-lhe os testes que ele necessitava? Não.
Na Finlândia andou abaixo do esperado? Sim, bastante abaixo.
Tal pode-se imputar ao material menos competitivo? Não completamente.
Tal pode-se imputar ao piloto? Não completamente.
Estamos todos revoltados com a situação? Sim.
O italiano, dono da equipa, tinha argumentos para fazer o que fez? Sim, quanto mais não seja pela falta de resultados.
Concordamos com o que ele fez? Não.

Apesar de todos concordarmos com estas respostas, habituais no fado que é ser português, achamos que ele poderia ter andado mais? Sim, já todos o vimos andar melhor.
Houve um rali que tenhamos ficado com um sentimento de desilusão, pela sua fraca prestação? Pelo menos um, no rali de Portugal deste ano.
Desiludiu porque não ganhou? Não, não seria realista exigir-se-lhe isso.
Então o que é que faltou ao Armindo? Garra, bravura, coragem, sangue suor e lágrimas.
Isso é o que determina o sucesso de um piloto? Não, o material e as condições à sua disposição são até mais importantes, mas quando aparece um piloto disposto a "morrer na arena", como adeptos, ficamos conquistados, rendidos, independentemente do resultado.

Perguntem ao Alen, ao McRae, ao Quim Santos, ao Adruzilo, ao Solberg, ou mesmo ao Ogier.

1 comment:

Anonymous said...

Copiei quase integralmente um post meu no facebook pessoal, que vim a passar a usar em vez do velho blog que "esqueci" faz tempo:
O projeto Mini WRC Portugal sempre pareceu limitado e "esquesito" por várias razões desde o início. Se isto se trata de dinheiro, porque raio não souberam fazer as conta
s no início e designar desde logo um segundo piloto nas provas que o AA não pudesse pagar?!? Assim, quando entrávamos na melhor parte do campeonato para o Armindo Araújo, para a Mini e até para projeção europeia, é quando o homem é engavetado... ainda por cima substituído pelo Atko que, sendo bom, também nunca passou muito de médio.
Não percebo, e temo (espero estar bem enganado) que seja o fim da carreira desportiva nos ralis do Armindo Araújo, o que seria uma pena, uma vez que é seguramente o melhor piloto Português da actualidade, e com a preparação necessária para um projeto no WRC...
Enfim... money talks, bullshit walks...

Se acho que ele podia ter tentado brilhar um pouco mais este ano? Sim, mas ia partir o carro mais facilmente e os resultados seriam ainda piores.
Sem ovos...
Só que isso era estratégico. Ele sempre foi muito inteligente na forma como geria campeonatos, e isso faz parte do seu sucesso. Pena que não seja agora capitalizado neste final de época... muita pena.

Falta também alguma reação dele.Alguma.