Wankel à Portuguesa
Escreveu-se aqui acerca do motor Wankel e eu lembrei-me que o único construtor automóvel que ainda mantém este brilhante motor é a Mazda, nomeadamente com o RX-8, consequentemente vem-me à cabeça a caricata história deste veículo em Portugal.
Quando se circula, por exemplo, numa auto-estrada Alemã, é com frequência que se vêem RX-8, em número igual a um Golf GTI ou um Audi TT. Em Portugal lembro-me de ver um, no stand. Este carro custa na Alemanha, pouco mais de 25 000 euros e em Portugal um pouco mais de 50 000 euros. Este desportivo de baixo custo em qualquer país, é um carro de luxo em Portugal, graças ao nosso imposto automóvel. Se a tributação Portuguesa já é um absurdo de qualquer ponto de vista - menos daquele que considera o automobilista como a vaca leiteira do orçamento de estado - no caso so RX-8 então é algo simplesmente surreal. O IA incide sobre a cilindrada, o RX-8 tem para aí 1400 cc, mas alguém conseguiu contrariar qualquer lei matemática de cálculo de um volume e conseguiu uma lei de equivalência ao volume num motor Wankel, tributando assim o desportivo Japonês como se de um 2700cc se tratasse, simplesmente brilhante.
1 comment:
Concordo com parte da opiniao, contudo, quero salientar que este tipo de motor nao funciona em cilindros, por isso nao podemos denominar como cilindrada.
Este motor funciona em "capacidade", e no caso do Rx-8 este motor Wankel, tem 1.3 de capacidade, o correspondente a 2600cc de cilindrada...
Daí a diferença...
Contudo é um abuso por parte do nosso país nos valores do IA...
Cumpts
Hugo Costa
Post a Comment