Sunday, August 17, 2014

911 melhor na estrada que na pista

O Porsche ajudou e muito o fantástico resultado do José Pedro Fontes na Madeira, o que não deixa de ser surpreendente, pois ao contrário do que acontecia regularmente, com quase todas as gerações do 911, estas duas últimas não se têm revelado particularmente felizes nas várias competições e campeonatos de GT em que têm participado.

Talvez não tenha nada a ver com o carro em si - por exemplo, o GT3 3.8 ainda agora foi considerado o melhor carro de sempre ensaiado pela revista EVO - talvez seja pela concorrência, que fez autênticas máquinas de corrida, nomeadamente a Ferrari com o 458 e a Audi com o R8.

Sunday, August 10, 2014

Street fighter

Uma das melhores características das motas é que há de tudo para todos os gostos e quando não encontrarmos o que pretendemos num catálogo ou num stand, então podemos sempre personalizar ao nosso gosto.

Percebo todas as personalizações e alterações, menos as Street fighters. É que as motas ficam feias, muito feias.

Friday, August 01, 2014

José Pedro

Não é dos meus pilotos favoritos. No entanto há que reconhecer e enaltecer que o Porsche, por mais potência que tenha, não se guia sozinho e o que o José Pedro Fontes está a fazer nos ralis de asfalto é excecional.

Sunday, July 27, 2014

Conspiraçãozinha?

Conhecendo os alemães diria que a teoria de conspiração, da própria equipa contra Hamilton, afim de favorecer o Rosberg, tem pouco cabimento, mas que traz um pouco de "salero" a uma época aborrecida, lá isso traz.

O Hamilton começa a entrar na categoria dos imortais, não pelos títulos conquistados, mas pela forma humana com que os perde. Foi o mesmo com Mansell ou com o McRae.

 

Friday, July 18, 2014

Algo se passa que não é normal

 

Muita coisa se tem escrito acerca da falta de velocidade do Kimi ao volante do Ferrari deste ano. Esta semana, li mesmo um artigo muito interessante que ligava os problemas do finlandês ao sistema de suspensão "push-rod" da Ferrari.

Não sei se é isso ou não, agora alguma coisa se passa, pois mesmo aceitando o que geralmente se diz, que o Alonso é mais rápido que qualquer outro piloto 0.3 segundos, não é normal que perca quase um segundo para o espanhol.

Espero que o Kimi resolva o problema depressa, pois faltam pilotos que sejam capazes de lutar por um lugar sem a choraminguice que ouvimos ao Vettel, mas também ao Alonso, no GP passado.

Já não vou falar dos monstros sagrados do passado, mas conseguem imaginar tal pieguisse a pilotos como Webber ou Button? Não, claro que não, porque esses têm-nos no sítio.

 

Tuesday, July 08, 2014

Só mesmo em Goodwood

Só mesmo em Goodwood é que podemos voltar a ver Freddy Spencer a fazer um "cavalo" na sua NSR de 1985.

 

Thursday, June 26, 2014

Há que saber ganhar

Não fica bem a ninguém a provocação pós vitória.

Mas enfim, a Ref Bull bem que provocou durante quatro anos.

Sunday, June 22, 2014

É simplesmente estúpido.

Nas primeiras corridas pensei que era uma questão de tempo até as equipas dominarem esta nova tecnologia de motor.

Hoje desesperei. Já há demasiado tempo que vejo pilotos a poupar ao invés de andarem a fundo.

Já chega, estou farto e para mim é oficial: esta F1 é uma seca.

Se queriam poupar, que tivessem colocado motores a diesel. Agora ver os pilotos impedidos de lutarem entre si, porque das boxes lhes dizem que têm que poupar gasolina é abjecto.

Poupar gasolina numa corrida de F1...Que estupidez!

 

Sunday, June 15, 2014

Obrigado Eurosport

 

Normalmente as corridas de 24h são mais interessantes para quem as faz do que para quem as vê. A excepção acontece nas 24h de Le Mans e muita da culpa por isso é da Eurosport.

No meu caso acho até que a culpa maior é dos comentadores do Eurosport português, que de forma absolutamente brilhante conseguem cativar ao longo de uma transmissão de 24h(!).

A afirmação é provocatória e talvez exagerada, mas acho que existem já muitos casos em que o contributo da Eurosport para o desporto automóvel é maior do que o da FIA.

 

Wednesday, June 11, 2014

Tenrinhos demais para Senna e Prost

Depois das declarações de Hamilton no Mónaco, toda a gente esperava uma reedição da antologia Senna vs Prost. Honestamente, até eu.

Não deu em nada. Se pensarmos bem era natural que nada do género se passasse no Canadá. A razão principal pelo "fiasco" prende-se com o facto de que nem o Rosberg consegue ser mau carácter como o Prost, nem o Hamilton consegue premeditar seja o que for. Aliás, o primeiro parece o namorado da Barbie e o segundo parece o Pluto, sempre a querer agradar.

De Prost e de Senna, apenas têm o facto de, como estes, serem dois pilotos do "caraças".

 

Thursday, June 05, 2014

Artesanato nas superbikes

 

 

A Bimota voltou este ano, finalmente, ao Campeonato do Mundo de Superbikes. Que regresso, pelo menos de aspecto já ganharam o mundial.

A mota não tem andado nada, nem para os dez primeiros dá. Para além disso, nem sequer pontua, uma vez que a Bimota não produz motos em quantidade suficiente para ser considerado um construtor - pelos olhos da federação devem fazer artesanato.

Pouco interessa, o que é importante é que tiveram coragem e apareceram sem medos. Os tempos são outros e dificilmente se irá repetir o que aconteceu há uns vinte cinco anos atrás onde quase ganharam o campeonato do mundo e então o mundo percebeu que havia uns italianos para lá dos alpes que faziam obras primas de duas rodas.

 

Sunday, June 01, 2014

Erzberg Rodeo

Acabou hoje, com a vitória de Jonny Walker, a vigésima edição do Erzberg Rodeo, a corrida impossível.

Esse é o mote primeiro dos organizadores, desenhar uma prova que seja impossível de acabar. Assim dito, desculpando a publicidade oportunista deste mote, dá para se ter uma ideia do que espera os concorrentes.

Dura um dia e é já um dos certames mais populares do mundo das duas rodas.

20 anos de loucura, que só podia acontecer num país como a Áustria, um dos mais civilzados do mundo.

Tuesday, May 27, 2014

Bentley é bemvinda

Hoje não estou com grande vontade de falar da (má) prestação do Kimi e do enfadonho GP do Mónaco.
Ao invés, foi bom ver a Bentley ganhar uma corrida. Foi bom porque há muito que não se via a mítica marca nas corridas e porque o seu carro é prova de que se pode ainda ser competitivo com formatos distintos, longe das tendências habituais.
É bom ver um "tanque de guerra" a zupar os carrinhos do costume.


Sunday, May 18, 2014

É por isto que a Lancia vive em nós

Capazes do melhor e do pior, mas muito mais do melhor, do extraordinário.

Friday, May 16, 2014

Mais uma da Lancia

A Lancia é daquelas marcas que está na grande parte dos corações dos amantes do automóvel, pura e simplesmente porque é capaz do melhor e logo a seguir deitar tudo a perder. É mais ou menos como o Jean Alesi, o Hamilton ou o Miguel Esteves Cardoso.

A mesma marca que nos deu o Stratos, o Fulvia, o 037 ou Deltona, agora saiu-se com uma espécie de Thema arraçado de um Chrysler qualquer feito para mafiosos e pseudo assassinos contratados.

O pior de tudo é que ao vivo é ainda mais feio que o Chrysler. Enfim, uma aberração. Enfim, Lancia.

Monday, May 05, 2014

Massa, quem é que o leva a sério?

O Massa apareceu com uma foto destas, mascarado de Jack Sparrow. Quem é que o pode levar a sério?

Thursday, May 01, 2014

Senna

Foi há vinte anos, mas certamente para todos os que lá estavam naquele dia, ou que assistiam na televisão, parece que foi ontem. Goste-se ou não do Ayrton, aquele foi um domingo marcante para qualquer fã do desporto automóvel.

Para mim foi o dia em que se perdeu um ser humano invulgarmente incrível, que traduzia uma quase divindade em, velocidade.

Sunday, April 27, 2014

Chicotadas

Montezemolo rings changes at Ferrari after poor start to F1 season

Anda tudo satisfeito com a chicotada psicológica do Luca, mas temos todos que nos lembrar que na F1 a tecnologia tem mais influência que a componente humana, pelo que tendo ainda que fazer mais de dois terços naquele carro, não é por trocarem as pessoas nas cadeiras que a falta de competitividade fica, de repente, resolvida.

Sunday, April 13, 2014

No fundo, no fundo, gostamos todos um bocadinho disto

Na semana passada foi o Rali de Portugal a demonstrar a capacidade organizativa e a paixão pelo desporto motorizado. Ontem e hoje foi no campeonato do mundo de Enduro, em Vale de Cambra, um sítio improvável para se ver um espectáculo de primeira, com uma imensidão de público.

Por mais que muita gente diga, incluindo eu, que Portugal é um país onde só há lugar para o futebol, acabo por concordar que não é por dizermos muitas vezes uma mentira que ela passa a ser verdadeira. No coração de muitos de nós Tugas, ainda bate a paixão por algo que queime gasolina e que sirva de pretexto para irmos para o meio do mato com a geleira cheia de minis.

Sunday, April 06, 2014

Sem título

Por mais que se ache estranho uma equipa de bebidas duvidosas dominar a F1, nos últimos anos, numa coisa temos todos que concordar, os tipos fazem as coisas bem, muito bem. Veja-se o programa de formação de pilotos, que entre outros, já gerou um Vettel e agora um Ricciardo.

As outras equipas, pelo menos muitas delas, têm muito a aprender com uma equipa de bebidas, sobre automobilismo.