Sunday, February 27, 2011

O aspirador, a Bimby, a lavadora e o George Clooney



Abençoadas oportunidades profissionais que nas últimas semanas me têm permitido experimentar algumas máquinas de quatro rodas absolutamente invulgares. Escrevo apenas sobre as viaturas a gasolina, pois ao pé destas tudo o resto pertencia à categoria de veículos agrícolas.

Não foram tão poucos como isso os quilómetros que fiz a bordo de um Mercedes E63 AMG Station, de um Mercedes SLS, de um BMW X6 Hybrid e de um Mini Countryman.

O SLS AMG é impressionante, não só pela aceleração, mas muito mais pela forma soberba como trava. Estável, seguro, irrepreensível em desaceleração, característica muito apreciada por quem não tem coração para máquinas que ultrapassam a marca dos 300km/h. O carro é bonito, apesar de eu não ser grande fã de revivalismos, é uma máquina com um certo "appeal", principalmente quando se abrem as portas. Lá dentro surge a maior desilusão. Um super-carro deve levar-nos de volta para quanto tínhamos 7 anos. O SLS utiliza tudo o que são manípulos e botões de coisas como o Classe A. Esperava algo mais especial de um veículo desta estirpe. Tudo o resto foi soberbo. Trava, acelera e curva pra caraças. É até confortável, dentro do género, mas ficará sempre na minha memória por ser um autêntico aspirador de olhares e quiçá de miúdas com propensão para jogadores de futebol. Será esse o destino deste carro, para não dizer que é um dos propósitos da sua génese. Condutores pouco afoitos, que não querem mais do que dar nas vistas, muitas das vezes na crise de meia-idade, por forma a aspirarem alguém na casa dos vinte anos. Ah, quase me esquecia, a caixa foi tirada de um táxi.

Julgo que grande parte do motor do E63 AMG é partilhada com o SLS, pelo menos a sonoridade e os ráteres em desaceleração são semelhantes. Tirando isso, tudo o resto era quase normal, expectável. OK, a potência impressiona, mas a massa a deslocar é tão grande que não conseguimos deixar de sentir que aquilo tudo é um pouco exagerado. A carrinha tinha tudo o que se possa pedir num automóvel dos nossos dias, até o apoio dos bancos se adaptava consoante os Gs laterais. Tinha botões e gadgets que não cheguei a perceber para que é que serviam, mas no final do dia, tudo se resumia ao binário devastador do V8 e ao barulho do trovão que este emitia. Serviu para fazer uns burnouts e muitos donuts, passados 15 minutos já chega. Tanta coisa para tão pouco. Mais ou menos como dar os tais mil e tal euros pela Bimby para depois fazer granizados de limão e umas sopas para o bebé.

O BMW X6 Hybrid é uma viatura que ainda hoje não entendo. O X6 normal já é uma coisa estranha, mas este era ainda pior. Nada mais que um V8 absolutamente banal (parecia tirado de um Escalade ou qualquer outro SUV pachorrento das estrelas de hip-hop) associado a um motor eléctrico com a potência de um leitor de cassetes. Não percebi nada. Fez-me lembrar aquelas lavadoras de pressão caríssimas, que deitam água como as outras e que assim como estas, não evitam que tenhamos que esfregar o carro à mão.

Bem, para o final ficou aquela espécie de Mini a quem chamaram Coutryman, homem do campo. Não vale a pena escrever nada acerca deste aborto automóvel. De Mini só tem mesmo o nome, tudo resto é um absurdo, tudo. Não serve para nada. Quem inventou as máquinas de café de pastilha foi a Nespresso. Podemos comprar uma série de máquinas que se dizem também de pastilha, mas no final continuaremos a suspirar pelo George Clooney. Com o Coutryman é a mesma coisa, até pode ter o símbolo da Mini, mas na realidade não é o Cooper S.

Não sendo derrotista, apenas posso dizer que agora mais do que nunca, há muitos carros que não fazem grande sentido, sendo apenas fruto da mente das equipas de marketing, destinados a um público que cada vez menos compra aquilo que precisa. Mesmo o SLS, com tudo o que tem de estonteante, pareceu cru e inacabado, ou então e muito provavelmente, destina-se a um público que não privilegia a excelência do automóvel. Se agora estivesse comprador de um super-carro, ficava-me pelo Aston Martin Vantage em que me sentei esta semana. Pode não ser a coisa mais rápida à face da terra, mas enche todas as medidas do tipo de condutor para o qual foi desenhado. Sem peneiras, apenas soberbo. Mais ou menos como um espremedor de citrinos do Philippe Starck. Perfeito.

Tuesday, February 15, 2011

Isto tem andado parado



Isto tem andado um pouco parado, por isso como pequena consolação aqui fica algo para lavar as vistas.

Kimi em bom nível




Apesar de mais uma bronca no shakedown e de uns quantos piões, no geral acho que o Kimi andou bem na Suécia. Tem alguns momentos de registo, como um quarto e um sexto tempo à geral, para além de ter acabado logo a seguir ao Andersson e bem à frente do filho do Wilson e do outro tipo das gincanas, o Block.

Sunday, February 06, 2011

Lotus, Renault e Lada



Ainda sobre Robert Kubica, aqui fica a imagem da apresentação do seu carro de F1 para 2011, o Lotus Renault R31.

Diz-se que o carro é bonito essencialmente porque nos traz à memória um certo bólide conduzido por Ayrton Senna.

Revivalismos à parte, não deixa de ser estranho ver a Lotus na F1 através de marcas como a Renault ou a Lada.

Só não acontece a quem não...


Parece incrível que depois do brutal acidente que sofreu na Australia há dois ou três anos atrás, veja agora a sua carreira em sério risco devido a uma brincadeira num carro de ralis. Há quem diga que é o destino, outros dizem que quem brinca com o fogo queima-se. Provavelmente Robert Kubica estaria melhor numa qualquer estância balnear nas Caraíbas a preparar a temporada de F1. Assim não foi, o polaco sentou-se num carro de ralis e foi até Andorra onde acabou por se magoar a sério, com várias fracturas numa perna e uma mão muito mal tratada.

A vida é mesmo assim, existem aqueles que ficam no sofá e depois existem os outros, aqueles que não conseguem ficar à espera de nada, aqueles que serão para sempre lembrados.

Desejos sinceros de uma rápida e total recuperação.

Essência M



Há quanto tempo não aparecia um M tão perto da essência? Provavelmente este será o que mais perto está do E30 (antes, por lapso tinha escrito E36; obrigado sgdinis), se bem que o E46 ainda me enche as medidas todas.

Sunday, January 30, 2011

Típico Ayrton Senna



Ainda não saiu para os cinemas e já vence festivais, típico Ayrton Senna. O documentário deverá estrear junto a nós lá mais para o final da Primavera.

Thursday, January 27, 2011

Nada a dizer



Já me perguntaram acerca dos vencedores do Dakar 2011. Não falei aqui disso, aliás ultimamente isto tem andado um pouco parado, mas a razão pela qual não mencionei a vitória do Coma ou do Al-Attiyah, foi porque me pareceram duas vitórias absolutamente justas. Seriam igualmente naturais vencedores se estivéssemos a falar do Sainz ou do Després, pois estes quatro eram os melhores pilotos em prova e dos poucos que sabem conduzir.

O Nasser foi melhor que o Sainz e é para além deste o único piloto que sabe o que fazer com o volante. Não me venham falar do Peterhansel, pois é apenas um curioso da condução que navega muito bem. Para além de mais a BMW foi uma completa desilusão, no Dakar como em tudo o que é competição em que tem participado.

Pergunto só há quanto tempo não vemos um BMW ganhar uma competição mundial? A marca bávara entra em tudo o que é categoria do desporto motorizado, mas resultados nada.

Sunday, January 23, 2011

Sonhar em alemão



A revista EVO elegeu este ano o Porsche 911 GT3 RS como o carro do ano de 2010. Não é a eleição do carro alemão que me surpreendeu e que me faz aqui escrever. Para além da longa lista de supercarros, 911 GT2 e GT3 RS, Audi R8 V10 Spyder, Lotus Evora S, Lexus LFA, Lamborghini 570-4, Mercedes SLS AMG, Ford Focus RS500, Nissan GTR e Ferrari 458 Italia - ainda lá faltavam uns quantos como o Ferrari 599GTO, o Veyron Super Sport, o BMW M3 GTS e pelo menos um dos Zondas que saíram em 2010 - o que mais relevante me salta à vista é que de dez carros quatro são genuinamente alemães e outro, o Lamborghini, é quase um italiano naturalizado germânico. Dos outros cinco, dois são japoneses, um americano, um italiano e só um inglês. Sem dúvida, o mundo automóvel mudou muito nos últimos quarenta anos, da pátria das quatro rodas que era a Inglaterra já quase nada resta e são hoje os alemães que ditam as regras da maior indústria mundial.

A Alemanha, o maior exportador mundial em valor, detém hoje, de forma admirável, o destino do automóvel, não se limitando apenas a fazer carros fiáveis e robustos, pois também já produzem os sonhos de quatro rodas. Os ingleses mostraram-nos que os automóveis serviam para muito mais do que simples meios de transporte e ainda bem, mas hoje tudo isso acabou, por mais que nos custe, com raras excepções, são os alemães que nos fazem sonhar.

Saturday, January 08, 2011

Dakar é quase nosso



Penalizações à parte, a prestação dos motards portugueses no Dakar está a ser pura e simplesmente soberba. Sistematicamente nos cinco primeiros, a ganhar etapas, sempre no meio do protagonismo, tivemos até agora três pilotos, Rúben Faria o terceiro das KTM, Paulo Gonçalves o primeiro das BMW e Hélder Rodrigues o primeiro das Yamaha, ao mais alto nível.

Não consigo deixar de pensar no que terá originado tal avalanche de pilotos lusos e só pode mesmo ter sido o facto das edições do Dakar realizadas em Portugal terem tornado esta numa prova muito popular entre nós.

Quantidade já temos, agora só falta mesmo ter um vencedor entre nós. Després e Coma parecem inantingíveis, mas depois do que vi ontem da prova do Hélder Rodrigues, acho que será só uma questão de tempo. Até ontem, a imagem comum de um piloto luso no deserto era sempre de esperar por alguém, tal a sua incapacidade de navegar a solo. Rapidez nunca lhes faltou, mas andar de moto, olhar para o road-book e GPS ao mesmo tempo era algo demasiado complicado. Ontem o Hélder chegou-se aos primeiros, olhou para a frente e arrancou, seguindo sozinho, à frente de tudo e todos, navegando imaculadamente durante duzentos quilómetros, até chegar à meta isolado. É só uma questão de tempo.



Sunday, January 02, 2011

Paris Hilton no mundial de 125cc



Por vezes encontramos patrocínios absolutamente fora do normal, que o diga o Randy de Puniet que andou provavelmente com o melhor patrocínio do mundo, o da revista Playboy.

Agora aparece a Paris Hilton a patrocinar uma equipa do mundial de 125cc. Parece-me um pouco demais, demasiado rebuscado.

Saturday, January 01, 2011

Está aí mais uma edição do "quase" Dakar



Quem experimentou o "velho" Dakar africano e agora este "novo" sul-americano, diz que quase não se dá pela diferença, que a prova agora é quase igual à africana, a sua grandiosidade é quase a mesma.

O meu problema com este Dakar é mesmo isso, o "quase". Quase gosto dele agora como gostava do antigo.

O "meu" Dakar não é quase a expressão máxima do desporto motorizado, não é quase a mais bela corrida do mundo. O "meu" Dakar é(!) isso tudo e muito mais.

À beira do começo de mais uma edição sul-americana, os votos que faço é para que regresse rapidamente à origem, ao continente africano, que acabe mesmo em Dakar e no seu lago rosa.

Salvem o Ring?



Não acredito muito nestas campanhas de solidariedade virtuais, mas como o Ring habita um lugar especial no imaginário de todos nós, não será por falta de destaque neste espaço que sairá prejudicado de qualquer forma. Aqui fica o link para a campanha "Save the Nurburgring".

Eu observei por duas vezes a, agora tão criticada, megalomania que se criou à volta do Inferno Verde e não posso negar que me questionei sobre a sustentabilidade de tudo aquilo, mas por outro lado, como apaixonado que sou, quis sempre acreditar que a paixão pela velocidade poderia ser por uma vez grandiosa e rentável. Para além do mítico circuito qualquer um se impressiona com o que se criou à volta deste, mas tratando-se de um investimento público de um país como a Alemanha nunca imaginei que se estivessem a meter num buraco tão grande. Pelo que li, parece mais que estão a falar dos investimentos públicos portugueses.

Sinceramente, acho que mais do que petições na internet, a melhor maneira de ajudar o Ring é juntar uns trocos - se compararmos com o que pedem para se andar num carro decente no Autódromo de Portimão, estamos mesmo a falar de trocos - e ir até lá derreter um bocado de borracha e queimar uns litros valentes de gasolina. O divertimento é garantido.

Friday, December 24, 2010

A minha vida dava um anúncio automóvel - Renaul Twingo



A única razão para este anúncio figurar é porque parece que foi banido em Itália. Não o acho assim tão genial nem tão pouco provocante.

Monday, December 13, 2010

Vale a pena colocar



Já tive uns quantos acidentes de automóvel, alguns bem aparatosos, mas nunca me aleijei. Poderia dizer que tive sorte, tive certamente. A sorte também somos nós que a fazemos e a minha começou a ser feita no momento em que coloquei o cinto de segurança. Vale a pena.

Sunday, December 12, 2010

Quase inacreditável


Para aí há uns cinco anos vi o Kovalainen chegar à ROC e zupar tudo e todos. Na altura não conhecia o finlandês e louvei-o aqui como se de um novo astro do volante se tratasse. Na altura fiquei impressionado com um piloto de velocidade a ganhar um evento onde os pilotos de ralis teriam, teoricamente, vantagem - não será assim tanta teoria se pensarmos que o Loeb foi quem mais vezes ganhou.

Na edição deste ano, por mais incrédulo que eu e que os comentadores estivéssemos, foi um piloto luso a ganhar a "Corrida dos Campões". Não sei bem de que competição relevante é que o Filipe Albuquerque foi campeão, para que marcasse presença nesta corrida de campeões, mas o que fica para a história é que ganhou a competição deixando para trás o campeão do mundo de F1, Seb Vettel e o campeão do mundo de ralis, o extra-terrestre Seb Loeb.

Quem presta atenção a esta coisa dos automóveis sabia que o Filipe não era nenhum pézudo, mas andar da forma como andou certamente que ninguém estava à espera - acho que nem ele.

Não sei o que isto poderá significar para uma carreira que se começava a apagar, mas pelo menos uma oportunidade merece ser dada ao piloto de Coimbra.

Inacreditavelmente impressionante.

Sunday, November 28, 2010

Cidade Maravilhosa



Nos últimos dias só nos chegam imagens de tropas de elite a invadirem favelas no Rio de Janeiro. O filme mostra algo completamente diferente para se fazer na cidade maravilhosa.

Wednesday, November 24, 2010

MV Agusta F3 - Beleza Pura



Se os carros são cada vez mais parecidos uns com os outros, as motos parecem-se quase todas iguais. Doze anos depois a MV Agusta volta a ser uma pedrada no charco. A nova tricilíndrica F3 é a beleza da criação do homem no seu estado mais puro.