Thursday, October 26, 2006

Volta Zé Pinto, estás aperdoado

Audi RS4 - TV Turbo

A RTP memória serve normalmente para ver as grandes noites Europeias, mas de vez em quando lá consigo apanhar uma das saudosas emissões do Rotações, com o inefável José Pinto.
O Rotações já era um grande programa, mas quando vejo coisas como o exemplo que está neste clip da SIC Notícias, então passa ser um momento sagrado e glorioso do mundo automóvel no pequeno ecrã.
O José Pinto não é o Jeremy Clarkson Português, mas ainda bem porque o apresentador Inglês dificilmente conseguiría montar um programa tão bom, dispondo de tão poucos meios, como fazia o antigo apresentador da RTP.
Nas saudosas noites de sexta feira, via-se muitas vezes mais de uma hora de tudo o que andava a gasolina, reportagens de puro jornalismo automobilístico, como a memorável entrevista ao Senna, no Estoril, o teste a um F1 (para não falar da vez que o Zé Pinto se tentou meter dentro de um March e não conseguiu por ter uns quilinhos a mais), as retrospectivas de final de época do Pedro Castelo, ou peças sobre o TT que duravam quase tanto como as provas, comentadas pelo Pedro Barreiros.
Os pilotos e as marcas tinham aqui um sério tempo de antena, apesar das habituais bocas do bota-abaixo, bocas essas que hoje devem estar bem caladas e a definhar por algo mais na difusão nacional que não seja futebol.
Eram momentos automobilísticos inolvidáveis que deixam saudades ainda mais com o que se passa actualmente nos media, onde até a F1 vai deixar de passar em antena aberta e lá teremos nós que pagar a mensalidade à Sport TV ou então ver as transmissões na TV Espanhola e passar a corrida a ouvir que o Alonso é um ser divino e que veio à terra salvar o mundo das corridas.
Até lá entretenham-se com este espectáculo sado-maso em que a vítima é um pobre Audi RS4.

No comments: