As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Honda NSX (25)
No mundo do design Europeu o NSX é pouco mais do que aceitável, no entanto, tendo em consideração o habitual design, ou falta dele, da indústria automóvel Japonesa, trata-se uma verdadeira obra prima.
Figura aqui não só por se tratar do mais bem desenhado carro Japonês de sempre mas muito mais pela forma como transformou o mundo dos desportivos e forçou uma mudança de atitude dos tradicionais construtores Europeus, que se limitavam a criar caríssimos utilisadores dos reboques do ACP e a vendê-los a um público que, até então, achava que rapidez era o oposto de fiabilidade.
Tecnicamente o monocoque de aluminio e o ultra-rotativo motor V6, davam para zupar Ferraris e Porsches por uma fracção do preço. Mas o que faz deste carro talvez o melhor desportivo da década de 90 e certamente o marco de viragem neste tipo de carros, foi o facto de verdadeiramente apresentar tecnologia de ponta com uma fiabilidade que lhe permitia ser utilizado no trânsito do dia a dia como qualquer utilitário. Apresentava naquele tempo garantia de quatro anos ou 50 000 Kms, o que ilustra bem a qualidade de construção do "ferrari" Japonês. Estava muito à frente do seu tempo, até na forma como como envolveu o mundo das corridas na sua construção, fazendo sempre alusão à tecnologia derivada directamente do pluri-campeão Mclaren/Honda de F1 e da alegada participação de Ayrton Senna na fase de desenvolvimento e acerto do equilíbrio dinâmico do carro.
No comments:
Post a Comment