Saturday, January 23, 2010

Os ralis nunca mais serão o mesmo


Ainda estamos no início do ano e a fasquia do espectáculo automóvel já está a um nível muito difícil de ultrapassar. O Rali de Monte Carlo sempre foi um dos pináculos do automobilismo, muito para além do glamour do principado, a prova monegasca sempre foi A verdadeira prova de ralis. Especiais por entre a neve, o gelo, com chuva ou piso seco, de dia ou de noite, fazem com que por aquelas paragens se encontre a essência das provas de estrada.

Este ano, para além das tradicionais características do percurso, tivemos ainda muita gente a lutar pelos primeiros lugares, tivemos carros em estreia e tivemos, pela primeira vez na história deste desporto, uma verdadeira cobertura mediática.

Há muito que se falava disto, também aqui neste espaço, de que a solução para os ralis passava por transportar para o sofá todo o desenrolar da prova. O canal Eurosport fez a cobertura praticamente integral da prova, quinze em dezasseis classificativas, com uma quantidade de meios tal que nos permitiu seguir todo o rali sentados no sofá.

A noite de Sexta-feira vai-me ficar para sempre na memória: não por ter estado no Turini aquecido por uma das muitas fogueiras à beira da estrada enquanto esperava por ver o Bruno passar, mas por ter estado no sofá a acompanhar em directo todo o desenrolar da mítica classificativa, por dentro do carro da Peugeot Portugal e a ouvir o Carlos Magalhães a dar notas e a controlar os tempos parciais dos adversários.

Não é a televisão que faz um desporto mas ajuda e complementa. Na Sexta à noite para além do cenário fantástico, dos carros e dos pilotos, assisti ao melhor desporto do mundo, também porque como muitos outros, o pude fazer a partir de minha casa.

2 comments:

QM said...

100% de acordo.

Anonymous said...

Já tinha falado nisto num post anterior. Foi simplesmente sensacional! Houve uma classificativa de 5ª ou de 6ª feira, que estava toda com neve, um cenário fabuloso. Durante a transmissão televisiva (que eu segui pela internet), pensei que estava eu próprio a jogar playstation, aos comandos de um daqueles S2000! Inolvidável!
O Presidente