Sunday, July 11, 2010

Novos e velhos


Não se trata de saudosismo, é algo que racionalmente toda a gente constata - os "antigos" circuitos são muito mais entusiasmantes que os da era moderna.

Não tenho nada contra a modernidade, muito pelo contrário, mas exceptuando o circuito de Portimão ainda não vi nenhuma pista construída nos últimos quinze anos que seja mais interessante que o que existia até então.

Silverstone é um bom exemplo disso, uma pista com um desenho fantástico a que se juntam cinquenta anos de história automóvel. A sequência de curvas que começa em Copse, depois Maggots, Becketts, Chapel e termina na travagem para Stowe, ainda está para ser replicada. É estonteante para o público e desafiante para os pilotos.

A juntar ao magnífico traçado e à história que este carrega, o que também faz a diferença em Silverstone são as bancadas que estão invariavelmente sempre a abarrotar. Isto também é uma característica que separa os "velhos" dos "novos" traçados, é que os primeiros têm sempre muito público a assistir, quando os segundos estão sempre "às moscas". Parece que a FIA estimulou a construção de circuitos em zonas onde ninguém tem interesse pelas corridas e aqui nem Portimão é excepção.

No comments: