Saturday, October 02, 2010

BMW M3 - 25 anos de glória



Celebram-se por estes dias 25 anos para duas icónicas marcas de automóveis. Há 25 anos atrás a Volvo lançou o 480 e a BMW lançou o primeiro M3. Estes acontecimentos marcaram indelevelmente ambas as marcas. A Volvo passou a produzir apenas viaturas de tracção dianteira, enquanto que a BMW redefiniu o conceito do carro desportivo derivado de uma berlina de grande produção.

Estes dois acontecimentos dizem muito das duas marcas. A Volvo cedeu a sua, até então, identidade de veículos seguros de tracção posterior por uma solução economicamente mais praticável, mas que levaria à sua própria banalização e consequente queda, sendo salva já à beira da extinção por uns novos-ricos orientais.

A BMW lançou o primeiro M3 por necessidade de homologação de uma versão competitiva para as corridas. Foi esta a génese do ícone primeiro da BMW Motorsport, a necessidade de ser mais competitivo, mais rápido. Em 25 anos, as sucessivas gerações do M3 mostraram serviço tanto nas pistas como nas estradas do dia-a-dia. Mesmo o mal amado E36, deu-nos fantásticas corridas no Autódromo do Estoril, no último grande troféu monomarca organizado em Portugal.

O M3 representou sempre o melhor de todos os mundos automóveis. Provavelmente os melhores motores atmosféricos do mundo, com o equilíbrio perfeito de um tracção posterior e motorização dianteira, associado à praticalidade e robustez de uma berlina de grande produção, tudo embrulhado num misto de descrição, agressividade e raça desportiva.

Foi bastas vezes intitulado como o anti-911, só que com uma bagageira e quatro verdadeiros lugares. Nunca partilhei desta opinião. Quem compra um M3 não o faz pela habitabilidade ou pela capacidade de carga, isso são argumentos para quem compra uma Renault Espace.

O M3 distancia-se em muito do 911, são incomparáveis. O 911 é um carro que nasceu mal, com o motor montado no sítio errado. Se hoje é o carro que é, tal deve-se ao incessante trabalho dos engenheiros de Estugarda, ao longo de mais de quarenta anos, conseguindo disfarçar o indisfarçável. Mais ou menos como a Luciana Abreu ou como a Ana Malhoa, não nasceram propriamente bem feitas, mas depois de uns valentes retoques até dá para aparecerem na capa da Playboy. O M3 é diferente, em qualquer uma das suas gerações, nasceu sempre bem, com tudo no sítio certo, como a Giselle.

Passados 25 anos o E30 ainda faz suspirar muita gente, assim como todas as subsequentes gerações. Dizem que no futuro já não terão os fabulosos motores aspirados, serão sobrealimentados. Quem está habituado utilizar o pé direito como um bisturi na forma de conduzir, estará certamente apreensivo com esta perspectiva. Os motores turbo não são propriamente conhecidos pela linearidade ou pela precisão de resposta ao acelerador, mas afinal se os magos da Motorsport conseguiram maravilhar-nos durante 25 anos a fio, não será agora que nos irão desapontar. Abençoado sejas M3.

3 comments:

Anonymous said...

O M3 E30 ficará para sempre como um ícone! A prova está nas transacções que se vão fazendo das suas cobiçadas versões Evo (220 cv) e Sport Evo (2500 cc, 238 cv), tudo para cima dos 30 mil euros.
Inesquecível o seu cantar e eficácia em Vila do Conde, ou no Estoril, nas mãos do Pêquêpê (Pedro Queiróz Pereira, o actual dono e Presidente da Portucel)
O Presidente

Anonymous said...

Completamente de acordo.. o verdadeiro M3 é o E30, como o da foto. Aliás tenho um visinho que tem o EVO, tal e qual como o da foto, preto e tudo!!!!

Plakona

Anonymous said...

Desculpem.. vizinho!!!
Plakona