Tuesday, January 01, 2013

O pior de 2012 - Malcolm Wilson





Seria difícil acabar esta retrospectiva de 2012 sem mencionar Malcolm Wilson e a sua proeza de conseguir que a Ford se afaste do Mundial de Ralis. Logo a Ford, que desde os anos noventa se tinha aguentado estoicamente contra "ventos e intempéries", podendo-se mesmo dizer que assegurou a sobrevivência do campeonato, quando todas as outras marcas entravam e saíam a seu bel-prazer.

Menciona-se a crise para muita coisa, mas a Citroen, que sofre bem mais que a Ford, mantém-se com quatro ou cinco carros, pelo simples facto de que tem sido vitoriosa. Esse é o principal motivo pelo atirar da toalha ao chão, por parte da marca da oval azul, a falta crónica de resultados.

A Ford é a marca que mais investiu no WRC nos últimos trinta anos, mas graças a este senhor foi das que menos ganhou. Pura e simples incompetência de um homem que tem menos jeito para liderar do que para conduzir e isso não é um feito fácil de conseguir.

É pena ver partir esta marca, já mítica no mundo dos ralis. Esperemos que seja por pouco tempo, que regresse depressa, mas sem o Wilson.


1 comment:

Carlos said...

Uma coisa que nunca percebi - como se aguentou este timoneiro aos comandos da equipa durante tantos anos, com tao magro pecúlio para apresentar? Dando-se até ao luxo de manter na estrutura um piloto cuja única credencial era ser seu filho.