Friday, May 14, 2010

Deltona drifting



O Deltona sempre foi um dos meus carros favoritos, é sempre um prazer vê-lo passar, ainda mais quando conduzido desta maneira.

Filmado no kartódromo de Abrantes há três semanas atrás.

Só é pena que a máquina esteja a fugir um bocadinho de frente.

***

(Opinião)

"e arrumado de suspensões!!! de qualquer maneira para este PILOTO basta ter um volante e um pedal de acelerador!!!"
Pilotaço




"De facto nota-se que se encontra a adornar... mas por outro lado num kartodromo... curvas mais fechadas é natural que haja um pouco mais de bodyroll... Seja como for, a máquina é uma brutalidade, dos ultimos carros para homens com pêlo no peito, e o tipo que o estava a conduzir daquela forma deve conhecer melhor o carro do que os seus próprios tomates, que diga-se de passagem devem ser do tamanho de melancias!!!"
P.




"Acabei de ver agora o filme, e tenho que discordar com os dois comentários anteriores qto ao kit de mãos do condutor. É (muito) fraquinho!!! Este carro tem força e tracção para fazer estas curvas de maneira muito mais acrobática. A única coisa que atenua é de facto parecer estar com as suspensões já cansadinhas..."
O Presidente

Wednesday, May 12, 2010

Como ter a garagem de sonho




Não há adepto da coisa motorizada que não idealize a sua garagem de sonho. F40, 911, RS200, 916, Deltonas e por aí fora, tudo imaculadamente limpo e estacionado lado a lado, sempre a postos para uma voltinha ao final do dia, só para espairecer.

O maior problema destas coisas vai para além dos custos de aquisição. São máquinas caprichosas que necessitam cuidados de manutenção especiais, apólices de seguro leoninas, já para não falar na propina para pneus e gasolina.

Tive uma ideia genial para ter, finalmente, a minha colecção de máquinas de quatro rodas e ainda ser pago por isso. Passo a explicar:

Primeiro, celebro um contrato com o Estado Português para que o povo possa usufruir de tão bela colecção, que permanece como minha propriedade, com algumas das mais fantásticas máquinas criadas pelo homem.

Segundo, a troco de tão grande generosidade da minha parte, o Estado Português pagar-me-há um aluguer anual e cederá um espaço de exposição condigno, onde toda a gente possa disfrutar enquanto eu tenho os bólides armazenados em segurança.

Terceiro, para que o propósito das obras de arte não seja desvirtuado, o Estado Português está obrigado a suportar as despesas de manutenção e operacionalidade das viaturas.

Quarto, o Estado irá contrapor exigindo-me que comparticipe com o pagamento de um valor fixo anualmente, ao qual eu acederei quando da assinatura do contrato e depois, em vez de passar o cheque, entrego o valor acordado em géneros, i.e., em mais viaturas, aumentando desta forma a minha própria colecção.

É de facto uma estratégia genial!

Esperem lá, isto já não é original, já alguém fez algo de semelhante. O Berardo bolou um esquema destes há meia dúzia de anos.

Bolas.

Saturday, May 08, 2010

Expulsem-no do WRC, por favor.


Não estou a brincar, se quiserem salvar o mundial de ralis então arranjem maneira de tirar de lá o Loeb.

Ele não se limita a ganhar tudo a todos, ele arrasa, humilha e limpa o chão com toda a gente que se atreve a discutir uma vitória. O que ele fez hoje, recuperar mais de um minuto ao primeiro, é miséria para a cabeça de qualquer piloto. Veja-se o Hirvonen, já nem sequer se atreve, baixou os braços, entregou as armas, desistiu.

Mandem-no para a F1 ou para os GTs, ponham-no contra o Sainz no Dakar, façam qualquer coisa, mas tirem-no dali, sob o risco de matarem o campeonato e levarem ao "suicídio" todos os razoáveis pilotos que ainda por lá andam.

Tuesday, May 04, 2010

Fado Luso


A primeira prova, no Monte Carlo, foi bastante auspiciosa, mas as restantes participações do Bruno no IRC têm sido um quase que desapontantes. Não que o piloto de Lisboa tenha estado mal, nós é que esperamos sempre que um piloto luso chegue lá fora e faça miséria com tudo e todos.

Não é por mal, é só pelo facto de sabermos que se assim não for a sua carreira internacional será bastante curta. Normalmente a nossa gente não tem segundas oportunidades.

Por mais que isso custe, devemos mentalizar-nos de que provavelmente não veremos mais o Bruno a disputar um campeonato internacional.

É o nosso fado, perguntem ao Rui Madeira ou ao Miguel Campos.

PS: O Bernardo é a excepção que confirma a regra.

Sunday, May 02, 2010

Não havia necessidade



A vitória de hoje do Lorenzo foi uma grande vitória, de antologia mesmo, mas não justificava o exagero dos festejos. Já vi campeonatos inteiros serem festejados de forma menos espampanante.

Parecia que o piloto espanhol queria superar até nos festejos a verdadeira lenda de como celebrar uma vitória, Valentino Rossi.

Wednesday, April 28, 2010

Travar para acelerar?



A FIM está numa sangria de novas regras para tentar relançar a categoria máxima do motociclismo, o MotoGP. E com apenas 17 pilotos à partida, bem se pode esforçar.

Este ano os motores foram limitados a um máximo de 6, para 18 provas. Acabaram-se os "burnouts" e os "cavalinhos" no final das provas, os pilotos vão ter que poupar em cada aceleração, cada subida de rotação, para que a alma da sua moto dure pelo menos três corridas.

No entanto, a revolução maior aparece em 2012, quando aos actuais protótipos de 800cc se juntarão outros de 1000cc com electrónica reduzida e para aumentar a confusão, haverá ainda a entrada de motos de 1000cc com motores derivados de série. A intenção por detrás das motos derivadas de série é proporcionar alternativas mais baratas aos pilotos. Estas motos poderão correr com depósitos maiores e os motores terão que fazer apenas suas corridas. Provavelmente a maioria dos adeptos das MotoGP nem vai perceber que se tratam de motos que derivam do que encontramos nos stands e mesmo que saibam não se importarão. Quanto a mim, acho que o MotoGP, assim como a F1, deve ser uma competição de protótipos, o pináculo do engenho técnico de competição. Corridas com motos de série devem estar reservadas ao Campeonato do Mundo de Superbikes.

Uma coisa é certa, é preciso acabar com esta época de electrónica que reina actualmente nas corridas de motos. A electrónica retira muita da beleza da competição. Não mais vimos aqueles belos slides de traseira em aceleração. Mais prejudicial ainda que a falta de espectáculo, é o facto das motos actuais tornarem o lugar mais alto do pódio praticamente inacessível a quem não ande por lá há pelo menos três anos. Os pilotos têm que desenvolver estilos de condução completamente novos. Para além do Rossi, do Stoner, do Pedrosa e do Lorenzo, não há mais ninguém com capacidade de ganhar com regularidade e até há por lá grandes pilotos como Spies, Kalio ou Dovizioso.

Hoje em dia, após o vértice da curva, o Rossi e o Stoner apontam à saída e rodam acelerador - até aqui tudo bem - ao mesmo tempo que pressionam o travão traseiro para "acalmar" a traseira e apertam a manete do travão dianteiro para pressionarem a frente e assim terem mais direcção. Sair de uma curva com o acelerador a fundo e com os travões pressionados? Isto não são pilotos, são aliens das motos.

Precisamos de MotoGPs que sejam conduzidas de forma semelhante a todas as outras que um piloto conduz durante a sua formação. Não será por isso que o Rossi deixará de ser o maior.

Sunday, April 25, 2010

Destino traçado


No mesmo dia em que recebi umas imagens do Aston Martin Rapide que vai participar nas 24 horas de Nurburgring, recebi também o filme de um Porsche Panamera versão táxi.

Cada qual seguiu seu destino.

Há quem diga que foi sorte



Há quem diga que a sorte protege os audazes, outros que ter sorte dá trabalho e há até quem tenha descoberto a estrelinha de campeão.

Seja lá o que for que o Bernardo Sousa tem, esta é uma passagem do caraças.

Monday, April 19, 2010

Álvaro, o Sherpa


Este fim-de-semana vi uma corrida do Open de GT, em que os vencedores foram Álvaro Parente e o seu companheiro de equipa Francisco Cruz Martins. A vitória de uma dupla lusa deixou-me orgulhoso e não deixei de me lembrar doutro grande feito luso desse dia, a subida ao topo do Annapurna por João Garcia.

O que me fez juntar um acontecimento ao outro não foi o facto de serem ambos conseguidos por portugueses. Foi ao aperceber-me que João Garcia conseguiu aquele feito, para nós épico, guiado por quatro sherpas, que fazem banalidades daquelas todos os dias, que me percebi que o Álvaro Parente foi o sherpa do Cruz Martins.

As banalidades de uns são a glória de outros.

Saturday, April 17, 2010

Restringir os testes, para quê?


Não acredito que a proibição dos testes na F1, com o intuito de reduzir os custos das equipas, esteja a fazer efeito. Para já o único efeito da medida é o aumento do fosso entre as equipas grandes e as recém chegadas.

O que acontece hoje é que se uma equipa tiver, por exemplo, uma asa nova, então só a poderá testar durante o fim-de-semana de corrida e caso a peça nova funcione então convém ter pelo menos mais um exemplar produzido, para que os dois carros a possam utilizar na corrida. Caso a asa não traga resultados, então vão os dois exemplares para o lixo. Uma asa frontal custa 30 mil euros.

Caso os testes fossem permitidos, os conceitos poderiam ser testados em soluções provisórias e só em caso de resultados positivos se passaria à linha de produção.

Para além disso, com testes, as novas equipas poderiam ganhar valiosos quilómetros de pista e tentar recuperar terreno para os da frente. Tal como está a situação agora, vão arrastar-se durante toda a época de forma patética. Será que algum patrocinador quererá ver a sua imagem associada a carros vassoura? Sem patrocinadores não há dinheiro e sem dinheiro dificilmente sobreviverão para além desta temporada.

Trata-se de uma hipocrisia das equipas da frente e de uma injustiça para com as lá de trás.

Friday, April 16, 2010

Tuesday, April 06, 2010

A minha vida dava um anúncio automóvel - Golf GTI


Um dos favoritos de sempre, da mais pura genialidade dos antigos anúncios da VW. Em Portugal a SIVA tinha uma versão traduzida, que traduzia tudo o que era ter um Golf GTI.

Kubica, a contratação do ano


O GP da Malásia trouxe a confirmação de que a Renault fez a melhor contratação da pré-temporada. A McLaren contratou o Button, a Ferrari o Alonso, a Mercedes o Rosberg e o Schumi; tudo bons pilotos, mas no caso da Renault pode-se dizer que o piloto polaco está realmente a fazer a diferença.

Saturday, April 03, 2010

Há tipos que não aprendem


Absolutamente inadmissível o que se passou hoje na qualificação. Mais uma vez os "meninos finos" da Ferrari decidiram não se misturar com a ralé e como tal ficaram nas boxes enquanto os outros faziam as primeiras voltas. Pouco depois começa um dilúvio e foi já tarde demais para correr atrás do prejuízo, acabando por nem sequer chegarem à segunda fase da qualificação.

No ano passado aconteceu algo semelhante, mas parece que em Maranello ninguém aprendeu com isso.

Nem o facto do Hamilton ter cometido o mesmo erro atenua mais uma trapalhada vermelha.

Friday, April 02, 2010

Temos melhor para oferecer


Estive a ver umas imagens do ETCC e por mais interessante que tenha sido a corrida não consegui deixar de pensar que se estava a passar no cenário errado.

O autódromo Vasco Sameiro está degradado e mal cuidado. A corrida parecia que se estava a passar num antigo aeródromo perdido no Burkina Faso, onde só o pasto dos animais impedia que as ervas crescessem ao ponto de nos taparem a visão dos carros.

Uma prova internacional, ainda por cima de qualidade, merecia melhor e nós temos melhor para oferecer. O circuito de Braga em relação ao de Portimão é como colocar a feira de Paranhos ao lado da Eurodisney.

Monday, March 29, 2010

Conduzir bem por vezes não chega



Não sendo nenhum expert em futebol, diria que o Hamilton está mais ou menos como o Hulk, que é um jogador do caraças mas que não tem grande cabeça.

Na Sexta depois de fazer o melhor tempo nos treinos livres é preso por andar a fazer "burns" na via pública - algo que qualquer um de nós faria se tivesse um AMG de 500 Cvs nas mãos; a não ser que no dia seguinte tivéssemos que disputar uma prova do campeonato do mundo de F1 e recebêssemos para tal um pouco mais de 30 milhões de euros por ano - no Sábado não consegue entrar na decisiva fase de qualificação, ficando-se pelo 11º lugar e no Domingo anda que nem uma vaca louca, como sempre; ultrapassa meio mundo para perder tudo de seguida, só porque deixou que fosse a sua equipa a avaliar os estado dos pneus que tinha montados no seu carro, tomando esta a decisão de os trocar não fossem estes sucumbir ao estilo de condução "Três Dukes de Hazzard" do jovem inglês. No final ainda se queixa por ter ido à box uma vez mais do que o seu colega de equipa, Jenson Button, que por sua vez, tomou o destino nas suas mãos e disse ao seu engenheiro que era ele que ia ao volante e como tal não havia ninguém que melhor soubesse qual era o nível de aderência dos seus pneumáticos, como tal a decisão era dele.

O Hamilton é um fenómeno da condução, mas por vezes isso só não chega. Por vezes o jeito para conduzir é o que menos conta e por isso é que pilotos como o Alain Prost ou como o Schumacher foram tantas vezes campeões do mundo.

Bela como há vinte anos


Há quase vinte anos atrás sonhava com uma Aprilia AF1 com aquela pintura replica das motos de corrida, que tinham como principal patrocinador a Alitalia. Desde então, foram poucas as motos com decorações tão brilhantes e não mais ansiei por nenhuma moto que se parecesse com as das corridas.

Não é que este ano a Aprilia é novamente patrocinada pela transportadora aérea e a já de si muito apetecível RSV4 ficou ainda mais tentadora.

Sunday, March 28, 2010

F1 no seu melhor


Uma corrida do outro mundo foi o que vi hoje com o nascer do sol. Com corridas assim quem é que se importa de se levantar de madrugada?

Simplesmente do melhor que a F1 já produziu em toda a sua história.

Não haveria uma grande corrida sem um grande piloto e hoje houveram dois absolutamente gigantes em pista, Button e Kubica. O primeiro porque ganha a corrida com um golpe de génio - daqueles que nenhum computador consegue calcular e nenhum Ross Brawn consegue planear - quando decide, por ele próprio e muito antes de todos os outros, trocar para slicks. O segundo porque consegue colocar o Renault no segundo lugar do pódio, com uma corrida onde soube atacar, defender (muito) e gerir os pneus, sem fazer o mais pequeno erro.

Provavelmente Button não terá outra corrida assim este ano, mas só o facto de ter conseguido colocar o Hamilton a gritar com a sua própria equipa, porque esta tomou uma decisão - que ele não conseguiu tomar por ele próprio - menos acertada, já valeu muito para a reputação do inglês dentro da McLaren. No final Martin Withmarsh parecia até emocionado ao descrever a prestação do actual campeão do mundo.

Realce também Di Grassi e para Alguersuari que de forma valente banalizaram por completo Michael Schumacher e o seu Mercedes.

É difícil descrever mais alguma coisa na corrida de hoje, porque o o aconteceu em Melbourne é de difícil descrição, só mesmo vendo.

Saturday, March 27, 2010

Pensar fora da caixa



Estamos à porta de mais um GP e parece que afinal ninguém vai protestar o engenhoso sistema de neutralização da asa traseira da McLaren.

O sistema é uma daquelas tiradas de génio que vão rareando na F1. A razão pela qual ainda ninguém protestou prende-se com o facto de que o sistema só deverá fazer uma diferença relevante nos circuitos mais rápidos e quando lá chegarmos já toda a gente terá tido tempo para construir uma solução semelhante. Não será difícil copiar, afinal de contas, o sistema é tão simples que até parece idiota ninguém se ter lembrado disso antes.

Os parabéns à McLaren por ter pensado fora da caixa.

Thursday, March 25, 2010

Oitenta anos de muita pinta


Há tipos que têm muita pinta mas nenhum como o Steve McQueen. Parece que se fosse vivo teria feito agora oitenta anos.