Sunday, April 29, 2012

Pilotaço

 



Mesmo quem não está completamente atento ao paupérrimo panorama motociclistico nacional, tem que considerar que o que o Miguel Oliveira está a fazer no mundial de Moto3 é absolutamente impressionante.

Para além da tradicional falta de apoios, deste país onde só o futebol interessa, tem que lutar também no pelotão mais aguerrido do mundo das motos e mesmo se hoje não venceu, foi sempre ele o protagonista ao longo de todo o fim de semana.

O Miguel é muito bom piloto, como já aqui disse bastas vezes, tudo por aquilo que passou para aqui chegar só lhe dá mais valor.

Monday, April 23, 2012

O bom velho Kimi



Não ligo nenhuma a este revivalismo à volta da Lotus. Não gosto do cheiro a mofo e aquilo de Lotus não tem nada, nem a decoração.

No entanto, hoje só esta equipa me vem à cabeça. Hoje nem da Ferrari me lembro.

A razão é clara e vai para além daquele gostinho que dá ver um David bater os Golias. A razão de tanta obcessão prende-se com o facto de apenas quatro GP depois, termos novamente Kimi no pódio.

Que corridaça esta do Bahrein. A F1 deste ano tem dado das melhores corridas de carros de sempre, hoje com um interesse adicional por termos o Iceman de volta ao topo da tabela. Arrancou de décimo primeiro, culpa sua por uma qualificação desastrosa, mas bem redimida com uma cavalgada em que ultrapassou quase tudo o que lhe apareceu pela frente. O bom velho Kimi está de volta.

O Vettel também não esteve mal, mas começo a valorizar pouco as vitórias de quem arranca da pole e não tem que ultrapassar ninguém. Atenção que não estou a dizer que o alemão não teve mérito, teve muito, principalmente pelas duas primeiras voltas, em que aplicou logo num ritmo alucinante, distanciando-se, de forma inequívoca, de toda a gente, não dando hipótese que o DRS fosse utilizado contra si. O que não me convence completamente é o facto de que quando não arranca de primeiro, o alemão normalmente não consegue ganhar uma corrida.

De resto, fica o registo para o Grosjean, pelo terceiro lugar e por não ter cometido os seus erros normalmente idiotas. Os Ferraris sofríveis, com o Alonso a limitar danos. Não vou falar do Massa, porque estas duas últimas corridas não perdoam a vergonha das duas primeiras.

Os McLaren, à toa com os pneus, Webber no seu lugar favorito, o quarto lugar em quatro corridas e tudo o resto muito bom.

Nota menos positiva para a Britney Rosberg, por ter andado a empurrar toda a gente para fora da pista. Fica o momento impressionante da ultrapassagem do Hamilton, completamente fora de pista.

Friday, April 20, 2012

Ducati Audi, a bela e o monstro




Não conduzi muitas motos na minha vida, mas as Ducatis estão sempre na categoria das mais memoráveis de sempre. Não conduzi todos os Audis, mas todos os que conduzi figuram entre as coisas mais cinzentonas que experimentei.

Agora a marca de motos mais desejável do mundo junta-se a um dos simbolos do aborrecimento com quatro rodas, vá-se lá entender.

Wednesday, April 11, 2012

Reencarnação

Estes tempos têm sido de pouca escrita por estes lados. Por uma razão que julgo válida, têm sido tempos dedicados à ressureição de uma Honda CB350 que aquiri há quase dois anos. Está finalmente concluída, a ciclópica tarefa de dar vida nova a uma moto que nasceu em 1973 e há muito estava morta e enterrada.

Como já bastas vezes aqui escrevi, gosto pouco do cheiro a mofo, como tal este não foi um trabalho de reconstrução do original. Tratou-se de uma interpretação moderna do que a CB 350 representou nos anos setenta. Assim sendo, por forma a não ficar envergonhada face às máquinas dos nossos dias, viu o seu motor refeito, peso reduzido e ciclística completamente actualizada, no que poderá ser considerado como uma reencarnação da utilitária contemporãnea.

De uma foto para outra passaram quase dois anos, uma longa lista de peças e muitas dores de cabeça, mas também, inolvidáveis momentos com os amigos, sem os quais tamanha tarefa teria sido absolutamente impossível.

 

 

Nordschleife no seu melhor, imperdoável

 

 

Monday, April 09, 2012

Triste figura




Muito triste o que se passou ontem na primeira prova de MotoGP deste ano. Rossi foi o último das MotoGP, rodando a mais de um segundo do primeiro, muito longe mesmo do seu colega Hayden, que lutava pelo quinto lugar. É um Rossi pachorrento, queixoso e sem qualquer chama ou restício de motivação. Triste para os fãs do piloto, do motociclismo e muito triste para os fãs da Ducati, que viram a marca sacrificar a sua equipa de SBK para poder pagar ao italiano. Na primeira prova do segundo ano de contrato já grande parte dos tiffosi clama por uma rescisão. Há mesmo quem chame ao piloto do número 46, o novo Max Biagi.

Nunca esperei que corresse tão mal, a ligação entre estes dois ícones do motociclismo. Talvez seja mesmo melhor cada um seguir o seu caminho, sendo que muito provavelmente, o caminho de Rossi será fora do MotoGP.

Saturday, April 07, 2012

Despedia os dois

Photobucket Pictures, Images and Photos

Passou uma semana e ainda estou em choque com prestação da Ford no rali de Portugal. Como é que é possível? Simplesmente inacreditável, o que se passou no Algarve.


Não há desculpas para o abandono colectivo dos pilotos da Ford. Por mais que me digam que as condições estavam difíceis, a verdade é que nem que tivessem que parar à espera que o tempo melhorasse, a dupla da Ford tinha que acabar um rali onde Loeb já tinha abandonado.

A culpa não é dos pilotos, a culpa deste arrastar de incompetência da equipa Ford no WRC deve-se ao tipo que há anos vilipendia a história desportiva da marca do oval, Malcolm Wilson.

Se eu mandasse na Ford despedia a dupla de pilotos na hora, o Malcolm então já estaria a fazer corridas de cortador de relva mais o seu filho há anos.

Por mais rápido que seja o Latvala, não tem consistência nem cabeça para lutar pelo título. Já falharam a contratação do Ogier, despeçam esse tipo rapidamente e contratem o Sordo, se é que ainda querem ganhar alguma coisa este ano.

 

 

Friday, March 30, 2012

À noite nem todos os gatos são pardos

Ontem à noite viu-se que a ausência de luz traz uma dificuldade muito acrescida a quem tentou alguma coisa no Rali de Portugal. Não sou particular adepto de especias noturnas - não se vê nada, a não ser faróis e pó - mas é certo que trazem outro "salero" ao rali.

Ontem para além de se ter dado outro valor à luz electrica, também se deu outro valor aos navegadores, que na escuridão são a única orientação. Que o diga o Loeb, que desvalorizou uma nota, ou o Armindo que voltou a atirar as culpas para o seu pendura.


Tuesday, March 27, 2012

Valeu por tudo, obrigado Fafe


"McRae aqui foste Rei" - dizia a faixa pendurada no Confurco.

Atmosfera fantástica no regresso do WRC ao mítico troço da Lameirinha. Milhares de pessoas desde sexta ao final da tarde, num bulício e animação durante toda a noite, um amanhecer exasperante de ansiedade por ver os mais rápidos carros de estrada, de volta à Catedral dos ralis.

A Lameirinha já não tem o traçado original, o progresso e os moinhos eólicos assim o exigiram, mas nem por isso perdeu a sua mística. Os dois saltos ainda lá estão e aquela passagem pelo asfalto continua a arrastar paixões.

Valeu muito a pena estar entre todos aqueles milhares. Valeu por tudo, pelos amigos, pelo saudosismo do antigo rali, pela organização, pelo Nasser, pelo Tanak e pelo Teodósio. Obrigado Fafe.

Monday, March 26, 2012

Os idiotas

 

 

O Vettel atirou-se para cima do indiano da HRT, arruinando-lhe a corrida e no final ainda disse que a culpa tinha sido dele. Tem mostrado pouca fibra este campeão do mundo, principalmente quando não tem o carro mais rápido do pelotão. Desta vez, para além da falta de fibra, também me pareceu um autêntico idiota nas declarações que fez acerca de um colega de profissão.

O segundo idiota do dia - custa-me bastante escrever isto - foi o Button, depois de também ele ter acertado no Narain, não andou um caroço. Irreconhecível.

Não vou falar do Massa para não ofender a comunidade brasileira.

Falo com gosto do Grosjean, porque é francês e porque continua a fazer uma figura para lá de triste. Impressionante como ainda no ano passado ganhou os dois campeonatos da GP2 e agora passa as corridas na caixa de brita. Mau demais.

Parece que estava a adivinhar


 

Estava a adivinhar quando disse no post anterior que um Alonso não se abate facilmente.

Há poucos piotos, muito poucos mesmo, que façam tanta diferença como o espanhol. Que o diga o Massa, que neste momento me faz lembrar o Alboreto.

Quando voltarem as corridas "normais" o Ferrari vai deixar escapar todas as suas fraquezas, mas enquanto esse momento não vem, o piloto das Astúrias vai aproveitar todas as oportunidades, nem que para isso tenham que dizer aos pilotos da Sauber para abrandarem, como aconteceu com Perez.

Tuesday, March 20, 2012

Um Alonso não se enterra assim.


Após a qualificação muitos correram a enterrar a Ferrari em 2012. Alonso mostrou que ainda é cedo.

Não estou a dizer que os engenheiros tenham feito um trabalho brilhante, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O Alonso é sem dúvida um dos melhores, mas não corre sozinho.

Esperemos que o Ferrari sofra do mesmo mal que os McLaren em 2011, de serem lentos em qualificação e nem tanto assim durante a corrida.

Quanto ao Massa, já a história é outra. Um erro de casting, ao nível do que se passou com as contratações recentes de Badoer ou Fisichela.

Wednesday, March 14, 2012

Está quase.





Depois de há dois anos terem arranjado umas traseiras ridículas, este ano decidiram fazer o mesmo com as frentes dos F1.

Independentemente das aberrações estéticas que são hoje os carros de F1, o campeonato está aí à porta e já não era sem tempo.

Tuesday, March 13, 2012

Uma aventura no museu



No sábado fiz mais uma vez a belíssima estrada entre Àgueda e o Caramulo, uma das melhores em Portugal. Chegado lá cima, ainda cedo, decidi entrar mais uma vez, após muitos anos, no Museu do Caramulo.

Nunca foi um museu que me tenha dislumbrado ou sequer interessado a voltar, mesmo se tinha lá muitos bons exemplares de veículos consumidores de gasolina. Sempre me deu ideia de uma certa decadência, de veículos e obras ali deixadas, abandonadas, por não mais terem um dono que delas tome conta, que desse carinho. E todos nós sabemos como um F40 necessita de carinho, de alguém que cuide, que o conduza.

Desta vez foi diferente. Havia uma energia renovada.

Talvez devido à lufada de ar fresco que por ali tem passado regularmente nos últimos anos, achei, sem dúvida, um museu deveras interessante, quer na parte dos automóveis e motos, como no restante. Valeu sem dúvida a visita.

Valeu pelo Caramulo em si, encantador como sempre, por um museu de iniciativa privada, pelos Bugattis, pelo Quattro, pela Honda NR, pelos Vieira da Silva, pelo Alba, pelas tapeçarias e pelo Miura.

Sunday, March 11, 2012

Estou farto do tipo!



Estou farto do tipo!

É o que digo repetidamente de rali para rali, que estou farto do Latvala.

Estou farto porque só nele podemos depositar a esperança de ver um campeonato de ralis disputado. Estou farto, porque prova atrás de prova, acaba por cometer um erro qualquer, normalmente um excesso ou uma estupidez qualquer.

Há pessoal que ainda diz "ah, mas antes de bater ia em primeiro" ou "estava a voara baixinho, teve azar". Azar temos todos nós de, há para aí dez anos, não existir qualquer emoção na luta pela vitória do campeonato do mundo e de vez em quando, lá irmos depositando as esperanças nuns incapazaes como o "Bate-vala",

Saturday, March 03, 2012

599 forever

Quando vi as fotos do novo F12 berlinetta, achei-o estupendo e o glamour do 599 na minha cabeça desvaneceu-se um pouco. Saio de casa e cruzo-me com um, de imediato me relembrei que é um dos meus Ferraris favoritos.


Saturday, February 18, 2012

Armindo Oficial





Esta semana vi uma entrevista ao Armindo Araújo na TVI24, muito bem conduzida pela Cláudia Lopes a que o piloto respondeu de forma acanhada e até irritante.

Independentemente do jeito que ele tenha para a televisão, o que me deixou interrogado foi esta coisa de ser piloto oficial da Mini.

Para se ter sucesso é preciso sempre uma pontinha de sorte e estar no sítio certo à hora certa. Neste caso, sem dúvida que isso aconteceu ao Armindo, mas não me sai da cabeça a questão de que tipo de equipa oficial será esta que andará sempre atrás da equipa privada (?). Refiro-me ao facto de que em condições normais e mesmo nas anormais, o Sordo, na equipa privada Prodrive, andará sempre léguas à frente do oficial Armindo.

O Armindo não é o piloto mais rápido do mundo, mas não merece ser tratado marioneta da BMW. Espero que tal não aconteça a quem tem sabido construir a sua carreira de forma honesta e bastante profissional.

Thursday, February 16, 2012

O fantástico do ridículo

 A Rússia é um país tão fantástico como ridículo.

Friday, February 03, 2012

Cafe Racer de novo.




Quem está ligado ao mundo da moda costuma dizer que tudo nesse mundo funciona num ciclo de mais ou menos 20 anos.

Certos estilos de vida parece que têm a mesma característica, depois de cairem em desuso, voltam a aparecer mais fashion do que nunca.

Da mesma forma que fumar começa novamente a ser sinónimo de estilo no grande ecrã, também a estética Cafe Racer volta a fazer furor na sétima arte. Não tarda muito a extrapolar-se para a vida real, como tudo o que aparece na tela do cinema.

Para ver num cinema perto de si, "The girl with the dragon tattoo", um filmaço, depois do livro do malogrado Stieg Larson.