Wednesday, October 31, 2012

O tractor mais rápido do mundo




Às vezes até me custa pensar o quanto é verdade a afirmação de que o motor presente no M550d está no top5 de todos os motores que já experimentei.

Em cerca de 1500kms não encontrei o que apontar a esta soberba obra de engenharia. O melhor elogio que lhe posso fazer é de que parece um motor a gasolina.

Para acabar com os elogios, afirmo aqui que a caixa de oito velocidades que faz conjunto com aquela central nuclear a gasóleo, é a melhor caixa automática de sempre - mesmo se não percebi para que servia a oitava velocidade.

Há quem diga que existe um fosso em baixas, antes da entrada em funcionamento o segundo dos três turbos. Não faço ideia. Se alguém deu por esse defeito é porque não sabe conduzir um carro destes, com o pé no fundo, a fazer bastante rotação e com os turbos todos "com a língua de fora", sem tempo para hesitações.

A caixa não tem falhas, o motor sobe de rotação como nunca antes vi nada que queimasse um combustível para aquecimento de casas, o barulho foi trabalhado por forma a soar como um V8 - mesmo se se trata de um seis cilindros - o binário só tem comparação numa co-incineradora de uma cimenteira e depois daquele arranque de fazer enrrugar o asfalto, ainda temos quase até às seis mil rotações para ultrapassar em muito o dobro do limite legal de velocidade. Sem dúvida o fogareiro mais rápido do mundo.

Ao fim de cada metro percorrido, ficava mais incrédulo, estava ao volante de um marco do automóvel. Ao fim de mais de um século de evolução, finalmente o primeiro motor a gasóleo que não parecia ter evoluído a partir da reforma agrária.

Tanto elogio, tanta coisa surpreendente e quando me perguntaram se comprava, respondi que não. Claro que não.

Um veículo que custa mais de cem mil euros tem que ser muito mais que uma obra de engenharia. Tem que nos fazer sentir mais novos, aí com uns 12 anos. O M550d não me fez ficar nem um segundo mais novo, pelo contrário, envelheci. É preciso ser muito mais velho do que eu, mais pachorrento e desinteressado pela condução, para apreciar um veículo destes.

Sim, o motor é fantástico e a caixa ainda melhor, mas tudo isso quase que fica despercebido pelo facto do carro pesar mais de duas toneladas e de ter um nível de tracção superior ao daquelas osgas com ventosas nos dedos.

Consegue-se perceber o porquê daquela obesidade mórbida, não é um mal da BMW, é um sinal dos tempos, tempos em que um carro tem mais potência acumulada em pesados motores eléctricos que movimentam tudo no habitáculo, do que um utilitário de há vinte anos tinha debaixo do capô. Motores para tudo, bancos, massagens, portas, portões, tejadilhos e por aí fora. Tudo somado, nota-se na balança e ainda mais em andamento - como tentar fazer patinagem artística com o corpo do Manuel Serrão.

Em relação à tracção, ou excesso dela, era também inevitável Porquê? Porque o motor tem tanto binário que a BMW não teve hipótese senão dotá-lo de tracção integral, com tudo o que isso tem de nocivo a quem gosta de fazer umas rotundas com cheiro a borracha queimada pelas rodas traseiras.

Este será porventura o facto pelo qual este motor nunca poderá estar associado a um veículo desportivo, a obrigatoriedade de distrinbuir binário por quatro rodas motrizes.

Em resumo, estilo Paulo Portas:
O motor é do outro mundo? É.
Anda como nunca outro diesel? Sem dúvida.
Serve para alguma coisa? Não.
Só porque não dá para fazer uns burn-outs? Claro, mas alguém quer comprar um desportivo que não consiga fazer aquelas coisas que vemos no Top Gear?
Então qual é a alternativa? Exceptuando aqueles que querem mostrar as letras que estão coladas na traseira, o condutor alvo deste carro fica igualmente bem servido com o 540d ou com o 640d.

Qual é a conclusão? Se querem rejuvenescer cada vez que esmagam o acelerador de um carro, mas têm uma família para transportar, na vossa garagem não cabe um desportivo à séria e estão a nadar em dinheiro, então experimentem o 550d para terem a certeza que o M5 é o carro certo.


Monday, October 29, 2012

Prémio - Bom demais para ser verdade




O Autosport diz que a actual direcção da FPAK pode ser destituída. Era bom demais para ser verdade.

Saturday, October 27, 2012

Táxi Porsche

E eu que pensava que táxis Porsche eram só possíveis a partir de Panameras. Afinal também dá com 911.


Sunday, October 21, 2012

Uma das poucas alegrias da semana




Nos tempos que correm, o que está a acontecer com Félix da Costa até parece um sonho. Aliás, esta temporada tem sido de sonho, para o jovem piloto luso e para todos nós, que de espoliação em espoliação, lá nos vamos distraindo um pouco com as suas prestações impressionantes.

Vitórias duplas como as deste fim-de-semana quase que dão para esquecer a gatunagem constante do Passos e do Gaspar.

Wednesday, October 17, 2012

chill out Kimi

Hoje não me apetece falar nem do abandono da Ford no mundial de ralis, nem da renovação de contrato do Massa, nem do quase encerramento da Cosworth, nem sequer dos incompetentes Vitor Gaspar e Passos Coelho. Hoje é um dia para relaxar um pouco e para isso nada melhor do que o Kimi.

Sunday, October 14, 2012

O Vettel esteve tão bem que só me apetece falar da Toyota



A derrota de hoje do Alonso, com a quase que certa despedida do título mundial, custou-me tanto que só me apetece falar da brilhante vitória da Toyota no mundial de resistência.
O Vettel esteve muito bem, o RBR também e só espero que o Massa tenha visto a exibição do Webber, para aprender o que deve fazer um segundo piloto. - Há não sei quantos anos que um japonês não ganhava uma prova de resistência, feito conseguido hoje pelo Nakajima em Fuji. - O Kimi também não conseguiu mais que um quinto lugar. O Hamilton andou a divertir-se às custas da McLaren e nada mais digno de nota.

Tuesday, October 09, 2012

Que dupla...





O idiota do Malcolm Wilson continua apostado em garantir mais um ano com o inconsciente do Latvala e assim acaba de deixar escapar o Sordo para a Citroen.

No próximo ano vai novamente levar na cabeça, precisamente da dupla de pilotos que poderia ter debaixo dos seus comandos, Sordo e Hirvonen.

O esforço continuado que a Ford faz em prol do desporto automóvel em geral e dos ralis em particular, é absolutamente louvável, mas ao manter um incompetente como o Malcolm Wilson aos comandos dos destinos da equipa, não merece muito mais do que o eterno segundo lugar atrás da Citroen.

Monday, October 08, 2012

Resposta racional: Vettel

Hoje perguntaram-me quem iria ganhar o título de F1. A minha reação natural foi dizer, de imediato, Alonso. Hesitei e respondi, Vettel. A resposta racional.

O carro da Ferrari deixa muito a desejar, em relação ao RBR. O Vettel é o piloto mais rápido em qualificação. Webber é um verdadeiro segundo piloto e pode roubar preciosos pontos a Alonso. Por isto tudo, racionalmente tenho que responder que o Vettel é o mais sério candidato ao título.


Sunday, October 07, 2012

Massa não deve temer Kimi

Se havia quem acreditasse que o Massa poderia ser substituído pelo Kimi, acho que hoje essa possibilidade se transformou numa impossibilidade. Para além do pião durante a qualificação, que estragou a volta de Alonso, depois foi o toque na corrida que praticamente entregou o título ao Vettel.


Tuesday, October 02, 2012

Deixem o Massa seguir a vida dele, longe da Ferrari




Ontem assinei uma petição contra o aumento de impostos. Vale o que vale, mas pode ser que traga algum senso a Gaspar e Coelho.

Lembrei-me então que devia haver algo de semelhante para que a Ferrari se livre do Massa. Fica a ideia, uma petição para que a Ferrari deixe o Felipe Massa ir à sua vida.

Sunday, September 30, 2012

Se eu fosse o Hamilton... Fazia exactamente o mesmo





Acho que foi um acto de inteligência, o ingresso de Hamilton na Mercedes. De inteligência por parte do inglês, mas também da equipa alemã, pois se querem ganhar na F1 têm que contar com os melhores pilotos e em muitas corridas Hamilton é mesmo o melhor, pena é a sua inconstância.
Muitos de vocês vão dizer que ter o melhor piloto não é garantia de vitória. É verdade, mas se pensarmos ao contrário, facilmente concluímos que com um mau piloto ninguém ganha nada. Veja-se a Ferrari com o Massa.

Em relação ao Hamilton, se eu estivesse no lugar dele tinha feito exactamente o mesmo. Para além de se encher de dinheiro, ainda vai para uma das poucas equipas com fundos ilimitados e com fome de vitórias. A McLaren comete demasiados erros e é demasiado branda nos seus costumes, para dar a qualquer piloto títulos de forma continuada.

Acho que esta mudança até à McLaren vai fazer bem. Servir-lhes-à para reflectir e inverter a forma demasiado desapaixonada e excessivamente higiénica como encaram o desporto.

Tuesday, September 25, 2012

Só vejo um melhor piloto da actualidade




Há quem diga que estes são os dois melhores pilotos do mundo. É falso. Nesta foto está o melhor piloto da actualidade, Fernando Alonso, nada mais. O Vettel é um pilotaço, mas não conseguiria fazer o que o espanhol tem feito este ano, com um carro que tem sido pouco mais que sofrível nas quatro últimas corridas.

Não é o meu piloto favorito, mas é sem dúvida o melhor piloto no campeonato deste ano.

Sunday, September 23, 2012

Domingueiros




O maior flagelo de um domingo à tarde é a avalanche de condutores que invade estradas, itinerários principais, complementares ou qualquer outro metro de alcatrão, a velocidades comparáveis às de um iceberg, fazendo esgotar a paciência a qualquer um que tenha que ir a algum sítio.

Só se o Grosjean ajudar

A única hipótese que o Kimi tem hoje de fazer um bom GP é se o Grosjean ajudar e abalroar novamente uns três ou quatro pilotos na partida. Caso contrário será um corrida difícil para o finlandês, no enfadonho circuito de Singapura.


Tuesday, September 18, 2012

Visão cada vez mais rara




Seguia na auto-estrada quando me deparei com esta visão rara, a de uma fila de Ferraris.

Visão rara nestes dias e cada vez mais no futuro, pelo menos enquanto a dupla Coelho-Gaspar se mantiver aos comandos do Governo e a sua impassividade face aos preços abusivos da gasolina se mantiver, em conjunto com a vontade acérrima de continuar a estorquir os automobilistas.

Enfim, lá estou eu a falar outra vez do mesmo, mas é que aquela comunicação de sexta e todos os desastres que se lhe seguiram ainda não me saíram do pensamento.

Tuesday, September 11, 2012

Não dá para mais

Bem que queria escrever sobre o brilhante fim-de-semana de Hamilton, sobre a injusta penalização aplicada a Vettel, sobre a possível operação de campeonato do Alonso, sobre o Lotus sem motor para circuitos de alta velocidade, sobre a incrível ponta final do Sauber de Perez e por aí fora...

Só não o faço porque não consigo esquecer a vergonhosa declaração de Passos Coelho, na sexta-feira passada, a descarada conferência de hoje de Gaspar e o desaparecimento súbito de Paulo Portas. Não dá mesmo para mais.

Tuesday, September 04, 2012

Amazing SPA

O que o Grosjean fez é inqualificável, nem vale a pena debater mais... O que vale a pena relevar é que atirou Hamilton para fora da luta pelo título e ceifou em muito as hipóteses do Alonso ser campeão. O Ferrari não é o melhor carro do pelotão, o Red Bull também não - dizem que é o Sauber - mas o Vettel não está para facilitar a vida ao espanhol. Os pontos que o Alonso perdeu involuntariamente ontem, vão-lhe fazer falta no final da temporada. Isto para mim é uma certeza.

Aliás, ontem o Vettel fez uma das suas melhores exibições. Saiu lá de trás e acabou em segundo, depois de passar meio mundo. Também Button esteve muito bem, encontrando novamente uma forma de conseguir funcionar com os pneus e com o seu McLaren, pena é que, a meu ver, isto não seja algo de durador. Num circuito com mais apoio aerodinãmico, voltará a sentir problemas.

Depois, mais uma ultra-sólida performance do Iceman, veja-se o filme. Quem é que ultrapassa daquela maneira? Naquele sítio? Parece que o Stefan Bellof tentou ...

Arrisco já a dizer que esta será a ultrapassagem do ano.

Depois há pouco a realçar, para além do exterminador Grosjean e do piloto com menos neurónios do pelotão, Maldonado.

Adiante que dos erros há já muita gente a falar e muito pior que os erros desta miudagem é ler crónicas a dizer que o Massa fez uma boa corrida, que fez o seu papel de escudeiro, roubando pontos aos adversários do Alonso. Inacreditável! Roubar pontos, a quem? Ao Webber? Então e o Vettel? E o Raikkonen?

Fazer papel de escudeiro do Alonso é qualificar-se imediatamente a seguir a este e acabar corridas como sua sombra. Quando é que isso aconteceu?

Esqueçam, há pelo menos um ano que o Massa não merece o volante do Ferrari.

Saturday, September 01, 2012

Livrem-nos desta tormenta. Há muito que não aguentamos mais.

Será que ainda trabalha alguém na Ford que perceba de corridas de automóveis?
Sinceramente, há muito que suspeito que não, mas ainda por lá andar alguém, basta perceber de automóveis, então que despeça o Malcolm Wilson. É que parece que ele está disposto a fazer tudo para manter na equipa o Latvala.

Como é que é possível? Despeçam os dois, já!


Friday, August 31, 2012

Bom gosto

Dizem que o dinheiro não compra saúde, nem bom gosto. Até pode ser verdade, mas ajuda muito.
Veja-se este Ferrari feito à medida para um cliente indiano da marca. Soberbo.


Saturday, August 25, 2012

Roubo puro e simples

Não há como dizer isto de outra forma: a Galp está a roubar!

39 subidas contra 26 descidas, desde o início do ano. E não me venham com a treta de que os impostos são altos, pois também há quem saiba fazer contas, certamente que não na Autoridade da Concorrência, constatando que mesmo antes de impostos, poucos sítios há em que o preço seja tão alto.

Roubo à cara podre, nada mais que isso.