Saturday, August 13, 2011

O Colin McRae das motos



Apesar de ter corrido na década de oitenta, para mim, Kevin Schwantz é um herói dos anos noventa, eventualmente por ter sido nessa década que conquistou o seu título mundial.

Foi um piloto que merecia mais, um título mundial diz pouco do seu virtuosismo. Acho que nasceu tarde demais, pelo que viu a sua carreira sofrer com a transição de tecnologia que estava a acontecer no mundial de 500cc. Devia ter corrido no tempo em que as 500 eram monstros indomáveis e assustadores, uns cinco anos antes.

Ficam na memória as suas impressionantes travagens no final da recta e as ultrapassagem que só ele tornava possíveis. Foi o último dos grandes pilotos americanos - Roberts jr e Hayden não contam - criados nas pistas de dirt-bike e habituados a andar sempre de lado com o acelerador enroscado. Depois dele vieram os pilotos-cirurgião, onde a precisão de condução valia tudo, o apogeu dos pilotos europeus. A técnica e a evolução das motos assim o ditou.

1 comment:

sgdinis said...

Ah... Portanto era por ser um grande heroi dos 90! Bastava ter dito... heh

Realmente, ainda no outro dia estava a descrever o Schwantz e disse "epah... ele era tipo o McRae das motas...".. é aquela coisa de serem pilotos acima do comum, e que no caso do Schwantz o palmarés nem é assim tão assinalável quando comparado com outros... como comparar o McRae com o Loeb...