Thursday, October 17, 2013

Parabéns Kimi





Quem diria que o Kimi aos 34 anos estaria na berlinda da F1?

OK, a Ferrari não é a Red Bull em termos de performance, mas numa era em que o pelotão da F1 é uma amálgama de acne, é delicioso ver um tipo que para além de se estar a borrifar para tudo o que é mariquice, só quer mesmo divertir-se com um volante nas mãos.

Parabéns Kimi.

Sunday, October 06, 2013

O final de uma era

Não é ao final da era Loeb, a que me refiro, essa acabou no ano passado. O que constatei hoje mais uma vez foi o final da era dos finlandeses voadores. O terceiro lugar do Latvala não disfarça uma classificação final sem representação finlandesa. Apenas o piloto da VW e um triste Hirvonen, muito pouco para uma nação que reinventou a condução dos carros de ralis nos últimos trinta e tal anos.

Saturday, September 28, 2013

Porsche Q5

Um tipo disse-me no outro dia que a empresa onde trabalhava iria fornecer os plásticos para o novo SUV da Porsche. Perguntei-lhe que carro era ao que ele me disse que era um Q5 disfarçado de Porsche, um Cayenne mais pequeno.

O Cayenne é um Porsche absurdo, o Q5 é dos carros mais irritantes que conduzi. O tal Porsche, parece que Macan de seu nome, tem que ser muito bom para fazer esquecer a linhagem de família.

Sunday, September 22, 2013

Assim quem é que pode censurar a Ferrari?

Com uma exibição como a de hoje, como é que se pode censurar a Ferrari por contratar o Kimi?

Thursday, September 19, 2013

Mixed Feelings






Sim, tenho evitado falar da contratação do Kimi por parte da Ferrari.

Por um lado, é a oportunidade de ver um dos melhores que já vi correr, numa equipa que lhe pode proporcionar mais do que a Lotus; por outro lado, há muitos anos que defendo que as equipas de F1 só podem ter um piloto "número um".

O erro que a Ferrari agora está a cometer é o mesmo que a McLaren cometeu vezes sem conta e que eu tanto critiquei.

O Kimi é dos poucos pilotos com quem o Alonso se dá, mas isso é quando se encontram ao final do dia, com uma cerveja à frente dos dentes. Quando tiverem que competir pelo mesmo espaço diariamente, aí a coisa muda de figura. O espanhol consegue ser um pulha quando lhe apertam os calos, veja-se o que se passou com o Hamilton, com a ajuda do De la Rosa.

Adicionado ao mau feitio do espanhol, junta-se a indiferença do finlandês e a natural incapacidade de uma equipa latina para ser imparcial.

Só mesmo a McLaren é que mantém estoicamente este tipo de formações, com dois galos no galinheiro - mérito seja dado à teimosia dos ingleses. Caso contrário, nenhuma outra equipa cai nessa tentação, de ter duas estrelas na mesma box. A Red Bull ainda tentou, mas corrigiu rapidamente.

Enfim, é um gosto ver uma equipa como a Ferrari dar a mão à palmatória e voltar a contratar o Kimi.

É um gosto ver o Kimi ver quem o escurraçou a peso de ouro, voltar a elegê-lo. Mas não vai resultar, dois dos quatro maiores talentos actuais da F1 vão-se anular mutuamente. E a Ferrari vai continuar sem ganhar.


***



Porque é que a escolha do Raikkonen é uma má escolha.
Por momentos esqueçamos a rapidez do piloto e concentremo-nos em pontos muito mais importantes e que vão para além da rapidez:

1. A Ferrari não é uma equipa, é a equipa.O perfil dos pilotos tem que ser escolhido a dedo. Nesta equipa só têm lugar pilotos dedicados: daqueles que chegam à garagem antes dos mecânicos e que só saem de madrugada (e diretamente para casa descansar)
2. À Ferrari interessam pilotos que contribuam para o desenvolvimento do carro, ou seja, que a sua presença acresecente valor à equipa
3. Na Ferrari habita paixão, muito mais que razão
4. Todos os pilotos de topo ambicionam pilotar um Ferrari. Depois de lá entrarem nunca mais de lá saem

Não me parece que o Kimi caiba no perfil "piloto ferrari".

Até esse dia negro, considerava a Ferrari uma equipa muito bem gerida, em que pilotos e marca faziam uma quase perfeita sintonia. Sinto-me profundamente desiludido.

Agora algumas questões: como é que uma equipa despede um piloto por incompetência, paga-lhe para não correr, e agora volta-o a contratar? Como é que uma equipa (até aqui bem gerida) comete o erro de colocar dois galos no mesmo poleiro? Recordam-se do que aconteceu entre o Alonso e o Hamilton na Mclaren? Eu relembro: ofereceram o único campeonato do mundo ao agora piloto da Ferrari... O que é que o Raikkonen fez de especial nos 3 anos em que esteve na Ferrari? Eu relembro: um campeonato oferecido pela Mclaren; um terceiro lugar atrás do Massa(!!!) e um sexto lugar...

O que a Ferrari precisava não era de contratar um piloto rápido - para isso já lá tem um mais rápido e muito mais completo. O que a Ferrari precisava (e precisa) é de "varrer" a casa daqueles que apesar de já lá estarem há uns anitos ainda só revelaram serem inceitavelmente um "bando" de incompetentes (leia-se Stefano Domenicali e companhia).

Não queria ser pessimista e oxalá me engane, mas receio que esta brincadeira vá acabar num banho de sangue...

(Gonçalo)


Sunday, September 15, 2013

O melhor do fim-de-semana

 

O Felix da Costa ganhou e bem, o Albuquerque fez um bom resultado, o Ogier ganhou outra vez, o Latvala arrastou-se mais uma vez, um tipo com um nome esquisito ganhou na Polónia e o Lorenzo voltou a dar na cabeça das Hondas. No entanto, a coisa que mais me impressionou no fim-de-semana foi esta exibição do Kenny Brack em Goodwood, aos comandos de um Ford GT 40. Para lá de impressionante. Que loucura.

Saturday, September 07, 2013

Volante




A Alemanha é contígua à Itália, mas o bom gosto nunca cruzou a fronteira. Se no outro dia falava do horror experienciado com o vislumbre de um volante de um Porsche, hoje deixo a foto de um exemplo de mestria no desenho.

E de pensar que de Estugarda a Maranello não serão mais de quatrocentos kms.

Monday, September 02, 2013

Junta-se a fome à vontade de comer?





O dinheiro traz-nos destas coisas. Parece que o Alonso, que tem um forte passado de trapaça, quer na Renault, quer na McLaren, decidiu comprar uma equipa de ciclismo, um desporto de agarrados e trapaceiros.

Poderíamos pensar que com os trocos que lhe sobram nos bolsos, o Kimi poderia ter comprado uma destilaria, mas não, o finlandês comprou uma equipa de motocross, onde corre o português Rui Gonçalves.

Já o espanhol da Ferrari decidiu comprar entrada num desporto onde o budget para seringas e afins deve ser maior que o ordenado de muitos ciclistas.

Tuesday, August 27, 2013

Pilotaços

 

O filme mostra que pilotaço é o Alonso, impressionante.

O espanhol está no mesmo grupo que o Vettel, o Hamilton e o Raikkonen, para mim os quatro pilotos capazes de fazer a diferença. Button também já aqui esteve, mas parece que se deixou afectar demasiado pela letargia habitual da McLaren.

Tudo o resto, isto é, a miudagem ainda soa a mais do mesmo, demasiado previsiveis. Os mais velhos, estão todos mais para lá do que para cá. Webber está já com os sentidos em Le Mans, e o Massa está com acessos de autismo, pois ainda esta semana dizia que tinha ritmo para ficar na Ferrari.... Depois da corrida em Spa, acho que o brasileiro deveria ser internado, ou então ser obrigado a tomar os comprimidos. Para todos aqueles que me vão enviar e-mails a dizer que o brasileiro é o melhor piloto do mundo, peço que de antemão façam a comparação com a corrida do Alonso, no mesmo circuito, com um carro igual.

Por falar em lugares na F1 e mais concretamente da possibilidade de Kimi ingressar na Ferrari, um bom amigo, enviou-me um e-mail dizendo que estava tudo louco. Concordo com ele, depois de Kimi ter sido muito bem pago para não correr, era desconcertante ver a Scuderia pagar para o fazer correr novamente.

Tenho evitado escrever sobre a "silly season" e do eventual futuro do Kimi, apesar de seguir com atenção. Tenho evitado, porque tudo me parece demasiado movediço. Mantenho, no entanto a convicção de que o finlandês tem lugar tanto na Ferrari como na Red Bull, sendo que acho que a equipa austríaca seria um destino mais natural, pelo simples facto de que tem mais a ver com a maneira de estar do finlandês no desporto. A ver vamos.

Friday, August 23, 2013

O segredo da simetria




Há muito que o estudo da espécie humana identificou a simetria dos indivíduos como uma das características principais de atracção.

Sendo que a aquisição de um veículo de duas rodas é um exercício essencialmente de paixão, era natural que os construtores adoptassem tal característica na concepção dos seus produtos. Puro engano, essa coisa da atracção instintiva é algo que não cabe nos departamentos de design dos construtores, em geral.

Excepção feita aos mestres italianos, que há muito, ou desde sempre, que interpretam essa "fragilidade" do cérebro humano para fazerem sobressair os seus produtos.


Sunday, August 18, 2013

Corridas de "turismos" a sério, são em Inglaterra

 

Hoje vi um pouco da corrida do DTM e apesar da corrida não ser má, graças à chuva, não pude deixar de pensar que, corridas de carros de "turismo", a sério, são em Inglaterra, no BTCC. Aliás, corridas de turismos, como de tudo o resto! Por alguma razão aquilo é o berço do desporto automóvel.

Os tipos do Eurosport deveriam ver o que por aqueles lados se passa, talvez o WTCC ficasse um pouco mais interessante.

Thursday, August 15, 2013

Só o nome destoa




O M3 E46 também foi apresentado num amarelo semelhante a este. Tal como então este é mais uma daquelas criações da Motorsport que dá água na boca.

Os mais puristas resmungam com os novos motores turbo e com a perda da melodia do motor aspirado. Depois de ter ouvido um M5 acho que não é isso que me irá fazer confusão. A única coisa que estranho mesmo, é a designação. M4? Não me soa bem. M4, M4, M4... talvez me habitue.

Tuesday, August 13, 2013

Há coisas que não nos saiem da memória, infelizmente





O volante é uma coisa pouco valorizada num carro. Não me lembro de nenhum em que tenha colocado as mãos que me tenha impressionado.

Já houve tempos gloriosos para este componente fundamental, anos 50 e 60, com as fantásticas criações italianas. Aros extremamente finos, madeiras exóticas e cubos que para além de serem bonitos não tinham que albergar qualquer outra função que não fosse assegurar a ligação à coluna de direcção. Nada de airbags, buzinas, ou o que quer que seja.

No entanto acho que apenas reparamos pouco num volante quando ele é minimamente aceitável, porque os volantes feios ficam-nos para sempre na memória.

Que me lembre, assim de repente, o volante do Porsche 964 foi o que de mais horrível já experimentei.





Um dos mais belos, numa das mais bonitas

 

Para mim, um dos dez carros mais belos de sempre, numa das dez mais bonitas estradas alguma vez construídas.

Sunday, July 28, 2013

Belíssimas ultrapassagens, até na Hungria





O GP da Hungria, para além das miúdas bonitas, costuma ser chato. Hoje foi bem bom, com algumas das melhores ultrapassagens da temporada - duas fantásticas do Hamilton, a Webber e a Button e a de Grosjean a Massa.

Esta última foi penalizada, um erro tremendo de uma organização que agora que começa a acertar com as regras dentro da pista, teima em estragar tudo com regras de secretaria que ninguém entende. O Grosjean é uma besta, que ninguém duvide, mas a ultrapassagem sobre o Massa foi limpa.

De resto mais uma corridaça do Kimi, arrancando de sexto e acabando em segundo, à frente do Vettel e outra grande exibição do piloto que mais talento esbanja na F1, Lewis Hamilton.

Parece que o inglês se separou da boazona da Nicole e na semana passada foi-se distrair com o Snoop Dogg na mansão da Playboy. Esta dupla, Snoop Dogg e a mansão mais famosa do mundo tinham tudo para dar mau resultado na prestação do Hamilton, durante o fim-de-semana, mas parece que o inglês funciona mesmo ao contrário, pois hoje andou que se fartou, não dando hipótese a ninguém.

Monday, July 22, 2013

Preferia não vê-lo assim







A razão principal para assistir a uma corrida de MotoGP é sem dúvida o Rossi, no entanto hoje em dia, já me pergunto se não era tempo do italiano se reformar.

É certo que com 34 anos não se pode considerar um velho, mas ele corre já há tantos anos que parece que já faz parte da mobilia. Custa-me vê-lo assim, como parte da mobilia.

Depois há a questão da velocidade. Não é que ele esteja mais lento, mas estes miúdos novos, principalmente os da escola "espanhola", são bem mais rápidos. Isso é algo estranho a uma corrida com o Rossi, haver muita gente sistematicamente mais rápida que ele. Não gosto de o ver assim, sempre a levar na cabeça.

É um sentimento, de quem gosta de o ver correr, mas não gosta de o ver correr daquela forma, mesmo que isso signifique não vê-lo correr mais.

Por mais que ache que toda a gente deve ter direito a fazer aquilo que gosta, ver um tipo, que ganhou a maioria das corridas em que participou, de repente a levar na cabeça a torto e a direito, deixa-me a sensação de que o Rossi já se devia ter reformado do MotoGP.




Friday, July 19, 2013

Que tal um mergulho?

 

 

O final do Red Bull Romaniacs era já conhecido pela subida quase impossível, mas como já havia muita gente a conseguir chegar ao topo, este ano decidiram tornar a coisa um pouco mais difícil. Depois da subida, obrigaram os poucos que até ali chegaram a passar com a moto por uma piscina...

Enfim, autênticos maníacos que só a Red Bull conseguiria potenciar desta forma.

No final lá ganhou o Graham Jarvis outra vez.

É a crise





A crise continua a fazer as suas vítimas. Desta feita será o público madeirense que não terá a oportunidade de ver o piloto local, Bernardo Sousa, evoluir nas especiais da ilha.

O nacional de ralis passa pelas mesmas dificuldades que todo o desporto nacional e o campeão nacional, teve que prescindir do seu "rali", pois a verba é curta e a prioridade é revalidar o título no nacional de ralis. Tendo em conta que o rali madeirense não conta para as contas, compreende-se a decisão.

Quem se lembra de Bernardo Sousa há três anos atrás a correr por esse mundo fora com carros oficiais do Malcolm Wilson?