Tuesday, November 08, 2005

O GTI Português


A VW anunciou a estreia do Golf GT, com motor 1.4L de 170 CV, injecção directa e turbocompressor, 7,9 seg dos 0 aos 100 km/h e 220 km/h de velocidade máxima. Não estou no entanto a escrever este post, porque este será o verdadeiro GTI dos Portugueses, devido ao baixo preço que certamente apresentará, onde os 1.4L não pagarão a normal exorbitância de impostos que normalmente os desportivos com este nível de prestações pagam.
Estou a estcrever, porque este é realmente o primeiro motor de uma geração que joga a cartada final dos motores a gasolina. A única chance para se inverter a extinção dos motores a gasolina na Europa, porque no resto do mundo este será sempre o combustível principal, prende-se com a capacidade de criar motores de baixa cilindrada e consequentemente baixo consumo que acompanhem os novos motores a Diesel. As prestações acrescidas com baixo consumo, conseguem-se apenas com motores turbo combinados com a injecção directa, mistura que se julgava impossível em motores a gasolina, à alguns anos atrás. Aí está a primeira lufada de ar fresco em muitos anos de marasmo, apesar de em Portugal, mais uma vez, ainda não encontremos de forma generalizada gasolina 100 octanas, sem enxofre, que é o combustível indicado e que permite tirar as máximas potencialidades desta nova tecnologia.

No comments: