Sunday, January 08, 2006

Diesel ou gasolina?


Muitos dos adeptos do Diesel, a maioria, utilisadores deste combustível no dia a dia, torcem pela vitória da VW e do seu motor TDI, no Dakar deste ano. Os adeptos da gasolina, normalmente dizem que nunca viram um Ferrari ou um Porsche a andar a Diesel, mas isso pode bem começar a mudar de figura, caso a VW vença o Dakar ou a Audi, que vai participar em Le Mans com um TDI, vença a clássica prova Francesa.
Este tipo de motores, normalmente mais pesados e menos potentes, tem como grande vantagem o binário, que nas provas de velocidade pura não parece ser grande grande ajuda, talvez nos casos de velocidade mais baixa e em zonas mais encadeadas se possa tornar uma mais-valia. Seja como for, uma vitória de um motor Diesel, provará que que estes motores são de facto, rápidos e provavelmente poderão equipar modelos de cariz desportivo, calando os cada vez mais saudosos fãs dos motores a gasolina.

1 comment:

Anonymous said...

O meu combate – Mein Kampf – é o imposto único sobre os combustíveis, igual para gasolina e para o gasóleo, por forma a que os trabalhadores que têm carros económicos a gasolina deixem de ser obrigados a subsidiar fiscalmente o gasóleo dos carros de alta cilindrada dos burgueses, SUVs e outros luxos, ou dos camiões dos capitalistas que investem em empresas de camionagem, a quem devemos o estado de ruína das nossas vias. Como não moro muito longe da fronteira, tenho-o conduzido boicotando sempre os postos portugueses e indo sempre atestar a Espanha. Para mim, ao preço da gasolina espanhola, as despesas e chatices da adaptação a GPL não compensam. No dia em que lhe secarmos até à última gota as receitas do ISP sobre a gasolina, vos garanto que o Estado vai deixar de ser tão baixo moralmente como é agora.
Exijo que quem queira optar pelo diesel o faça livremente, mas só pelas características do carro, e não à custa do parasitismo sobre os consumidores de gasolina.