Tuesday, August 22, 2006

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Bugatti type 57 SC Atlantic Coupe (3)


Este está quase ao nível do GTO e se pensarmos que foi construído em 1938, então não podemos comparar estas duas obras de arte. Construir um automóvel assim naquele tempo é estar muito à frente de tudo. Assim era a Bugatti, sempre à frente de tudo, por vezes até demasiado, tanto que só construiram três destes, ninguém sabe bem porquê. Se devido ao custo insuportável de construir um carro todo em liga de alumínio, naquele tempo, ou se por falta de clientes que entendessem então, que estavam na presença de algo que deixaria a sua marca indelével na história do design e da engenharia, como se de uma pintura de um qualquer pintor do renascimento se tratasse. Foi desenhado pelo filho do Ettore Bugatti, construído em liga de alumínio com os painéis da carroçaria rebitados, daí aquela junta que percorre logitudionalmente todo o carro, motor de 3,2 litros com compressor debitando 200 cavalos e era o carro mais rápido da altura. Quem conduziu um carro destes (só restam dois) diz que a visibilidade da estrada era quase nula, o barulho ensurdecedor e que o carro era inguiável devido a um comportamento completamente imprevisível. Mas que era belo lá isso era.

No comments: