Saturday, September 30, 2006

2007 - o ano do Diesel


Esta é a máquina da Peugeot para combater a Audi nas 24 horas de Le Mans, com motor Diesel, V12 e 700 CVs de potência.
Com estes dois pesos pesados a correrem pela vitória, certamente que o vencedor andará a Diesel, da mesma forma que no Dakar tb este tipo de motores deve sair vitorioso, pois parece que finalmente existe uma equipa à altura de bater a Mitsubishi, mais precisamente a VW, que conta com um autêntico Dream Team, com Sainz e Vatanen, acompanhados pelo de Villiers e quem sabe se o nosso Sousa não dá também uma ajudinha.
O que assistimos é um reflexo desportivo do automóvel do dia a dia, ou seja a era do Diesel, onde longe vão os dias em que estes eram maioritariamente utilizados em tratores e taxis. Hoje, na Europa, os Diesel estão prestes a ser mais numerosos que os tradicionais veículos a gasolina e nas pistas reflete-se agora, exactamente esta tendência do mercado.

2 comments:

Anonymous said...

mas que verdade??!?!?
o motor diesel tem limitações a nível desportivo que nunca serão ultrapassadas. E é preciso ver que as 24h le mans desde que arranharam maneira de eliminar o mazda que perdeu um bocado o interesse a nível dos protótipos, por isso é que o ano passado só dois carros estiveram em competição nessa classe. E uma delas não tem capacidade financeira para competir com VW... Tente comparar as capacidades desportivas de um motor wankel com um fogareiro.

Unknown said...

Ora eu acho que diesel é mesmo só para tractores e taxistas.
Desculpem, mas gasolina será sempre gasolina.
E prefiro um 1.6 da alfa com 120 cvs a um qualquer 1.9 Dti...