As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Audi Quattro (19)
Quem não sabe da maravilha tecnológica que vai por debaixo da fatiota pouco elegante, certamente não compreenderá porque é que figura entre as mais belas 49 máquinas de quatro rodas.
O tipo que desenhou este carro não era nenhum Pininfarina mas quando nos lembramos que este é certamente um dos carros mais revolucionários e marcantes de sempre, não só para a engenharia automóvel como também para o desporto, então torna-se mais e mais belo.
Não foi o primeiro carro de tracção às quatro rodas da história, mas foi o primeiro que aplicou o conceito de uma forma prática, ao serviço da segurança e da eficácia da condução.
No início dos oitentas transportou a performance automóvel para níveis inimagináveis, tornando-o num dos carros mais rápidos nas estradas, mesmo com o pequeno motor de cinco cilindros e transportando quatro pessoas, o facto de conseguir colocar toda a potência no chão permitia a um condutor normal fazer frente às super-potentes máquinas de tracção atrás que andavam mais de lado do que para a frente.
A competição nunca mais foi a mesma depois da Audi, quando antes da temporada começar Blomqvist disse que iría correr com a marca Alemã todos sorriram, três corridas depois já não viam mais nada a não ser a traseira do Quattro. O domínio foi tão grande que até permitiu a primeira vitória de uma mulher no Campeonato do Mundo de Ralis. Pouco tempo depois, o que tinha transformado os carros de corrida em algo infinitamente mais eficaz, também os tornou em máquinas tão infernalmente rápidas que já não podiam andar em estradas abertas e a Audi acabou por arrumar as malas nos ralis e ir para os States zupar Americanos na subida de Pikes Peak.
Pela sua história e por ser provavelmente o carro que mais revolucionou a engenharia automóvel o Audi Quattro é uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas de sempre.
2 comments:
E tudo começou quando uma equipa da Audi decidiu pegar nos carros da marca para os testar no norte da Europa e levavam consigo o jipe Iltis para levar material. Na altura com as estradas cheias de neve os carros da Audi com valores bastante superiores de potência não conseguiam acompanhar o Iltis e foi aí que os engenheiros Benzinger e Naumann decidiram experimentar utilizar a tracção integral num desportivo.
Mesmo a nivel estetico o evo nao é muito melhor, sendo que neste caso é preciso mais unhas que computadores....
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