Saturday, June 23, 2007

WTCC - valeu pelo padock





No fim-de-semana passado estive em Brno para ver o WTCC. Devo dizer que tem muito mais interesse nos resumos da TV do que ao vivo. As duas corridas foram, no mínimo, chatas.

Esperava um pelotão mais numeroso e com um nível mais próximo entre os primeiros e os últimos. Existe o primeiro pelotão de carros oficiais e o resto é mesmo mau demais. Depois há os BMWs, que são muito melhores que os outros todos e dá-me a sensação que, ou a federação penaliza os carros germânicos regulamentarmente, ou o resto do campeonato vai continuar a ser um passeio desta marca. Há circuitos em que estes carros poderão ter uma pequena desvantagem, por exemplo na Boavista, mas regra geral a tracção traseira dá-lhes uma vantagem natural, simples como as leis da física, que os outros não conseguirão superar.

Para acabar com a pouca competitividade, alguém se lembrou de fazer corridas de turismos apenas com 10 voltas, o que nem dá para aquecer. Não há tempo sequer para desgastar pneus, ou para paragens nas boxes, é tudo tão rápido que os pilotos nem têm tempo para pensar em qualquer estratégia de corrida. Um piloto faz uma ou duas ultrapassagens por corrida e depois é aguentar, pois quem cometer um erro já não tem tempo para recuperar nada.

O que vale mesmo a pena é aproveitar a oportunidade dada pela organização, que a troco de dez euros permite ao público andar todo o dia livremente pelo paddock. Dá para ver motorhomes, a preparação dos carros, tirar fotos com os pilotos e até ver o Zanardi a entrar para o carro de muletas. Impressionou-me o facto do italiano ser a atracção principal para o público, não sei se por alguma curiosidade doentia, ou se por ser uma figura muito simpática que reage de uma forma incrível às adversidades que se lhe deparam. Certo é que a BMW aproveita muito bem toda esta azáfama à volta do seu piloto, tornando-o na estrela da companhia e exibindo orgulhosamente ao público os comandos especiais que fez no carro do italiano.

Quanto ao Tiago, voltou a ser banalizado no meio do pelotão e não é desculpa nenhuma dizer que o Seat dele não dava mesmo para mais. Fica no entanto o registo da simpatia e da enorme empatia que gera no paddok do WTCC.

1 comment:

jocasipe said...

É. vale mesmo pela visita ao padock! Quanto ao zanardi, a questão é mesmo empatia com o publico. Já assim foi no estoril na final da taça dos independentes em outubro de 06.