Sunday, December 07, 2008

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Mercedes Benz SLR300 "Uhlenhaut" (39)


Num fim-de-semana com algum tempo livre na região de Estugarda, decidi visitar o museu da Mercedes. Um museu desta qualidade, de origem privada, merece sempre uma visita, mesmo por quem não é aficionado pelas coisas motorizadas. É que o nível de excelência colocado em todos os aspectos, desde a arquitectura, à temática das áreas, integração histórica, até à primorosa organização, valem para nos fazer entender que deveremos ser muito mais exigentes com os museus que são pagos com os nossos impostos e que mesmo assim ainda cobram entradas escandalosas.

Goste-se ou não da Daimler-Benz, foi ali que o automóvel nasceu e ali se mantém muita da excelência deste então, até aos dias de hoje.

Mas mesmo que o museu fosse de uma envolvência paupérrima, como o Museu Nacional dos Coches, valia sempre pelo seu conteúdo, assim como o Museu Nacional dos Coches.

E mesmo que o conteúdo do museu não valesse nada na globalidade, como a Exposição Berardo no CCB, há sempre uma peça ou outra que vale a pena, assim como na Exposição Berardo no CCB.

No museu da Mercedes existe uma peça de arte que me faria visitá-lo vezes a fio. São poucas as oportunidades de poder observar ao vivo uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas, ainda por cima uma das mais raras de todas. O Mercedes SLR 300 “Uhlenhaut”, é um dos dois SLR300 construídos, mas é o único que foi matriculado para utilização na via pública.

A Mercedes construíu esta verdadeira jóia do design automóvel, para as corridas, mas quando ficou pronta, já a decisão de abandonar a competição tinha sido tomada. Haviam construído dois exemplares e o chefe do departamento de desenvolvimento (Rudolf Uhlenhaut, daí o baptismo de "Uhlenhaut Coupe") ao ver a sua criação ser assim “enterrada” prematuramente, decidiu dar-lhe uma segunda utilidade e consequentemente uma segunda vida. Adaptou-o à circulação na via pública, matriculou-o e transformou-o no seu “carro de serviço”. Dizem que o utilizava todos os dias e que o recorde de velocidade na “autobahn” entre Estugarda e Munique, lhe pertencia.

O “vulgar” SL “Gullwing” já é um carro muito bonito, mas a derivação das suas linhas por forma a servir os propósitos da competição e a vontade de um homem em dar vida à sua criação deram origem ao SLR 300 “Uhlenhaut”, uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

PS: se houvesse um top3 para as mais belas máquinas de quatro rodas, este carro figurava lá.

1 comment:

Anonymous said...

só acho que classificar uma das três melhores colecções privadas do mundo de arte contemporânea como vazia de conteúdo um bocadinho exagerado... De resto parabéns ao Rudolf Uhlenhaut pela obra prima