Armindo, o Campeão do Mundo
Quem lê este espaço há mais tempo sabe que por vezes fui bastante crítico com o Armindo Araújo. Ao contrário da moda geral que estalou ontem de manhã entre tudo o que é entendido sobre ralis, nunca fui dos que acreditou sempre que o piloto de Santo Tirso seria um dia Campeão do Mundo de Ralis.
Lembro-me de o ver ainda de Saxo nas corridas de iniciados e mesmo se desde esse tempo sempre ganhou corridas e campeonatos de forma inequívoca, a sua condução não mostrava que estava ali um futuro Campeão do Mundo.
Quanto a mim, só este ano se viu um piloto capaz de sobressair o suficiente para ser considerado como o melhor do mundo e fê-lo de forma absolutamente exemplar, calando-me a mim e a todos os que ainda tinham dúvidas.
Não ganhou as provas todas, nem andou sempre a voar. Também não precisou, porque entendeu cedo como é que se ganha um campeonato destes. A receita não era secreta, o Rui Madeira e o Nuno Rodrigues da Silva, ganharam um título igualzinho, exactamente da mesma forma há 14 anos atrás. Andando com consistentemente entre os três primeiros e sabendo adequar o andamento à capacidade da mecânica para pontuar em todas as provas.
Trata-se de um Campeão do Mundo sem discussão, foi inequivocamente o melhor piloto do campeonato! Há que saudá-lo, reconhecer valor e desejar que ao contrário do que aconteceu com o Madeira, deste título se possam tirar dividendos em termos de oportunidades para o próximo ano.
Uma última palavra para quem normalmente fica esquecido nestes momentos, a equipa, neste caso a Mitsubishi Portugal. 14 anos depois a sucursal portuguesa voltou a apoiar um piloto nacional até ao título mundial e isso merece destaque e reconhecimento. Quantas marcas ousam voos tão altos? Quantas investem realmente na carreira de um piloto?
Lembro-me de o ver ainda de Saxo nas corridas de iniciados e mesmo se desde esse tempo sempre ganhou corridas e campeonatos de forma inequívoca, a sua condução não mostrava que estava ali um futuro Campeão do Mundo.
Quanto a mim, só este ano se viu um piloto capaz de sobressair o suficiente para ser considerado como o melhor do mundo e fê-lo de forma absolutamente exemplar, calando-me a mim e a todos os que ainda tinham dúvidas.
Não ganhou as provas todas, nem andou sempre a voar. Também não precisou, porque entendeu cedo como é que se ganha um campeonato destes. A receita não era secreta, o Rui Madeira e o Nuno Rodrigues da Silva, ganharam um título igualzinho, exactamente da mesma forma há 14 anos atrás. Andando com consistentemente entre os três primeiros e sabendo adequar o andamento à capacidade da mecânica para pontuar em todas as provas.
Trata-se de um Campeão do Mundo sem discussão, foi inequivocamente o melhor piloto do campeonato! Há que saudá-lo, reconhecer valor e desejar que ao contrário do que aconteceu com o Madeira, deste título se possam tirar dividendos em termos de oportunidades para o próximo ano.
Uma última palavra para quem normalmente fica esquecido nestes momentos, a equipa, neste caso a Mitsubishi Portugal. 14 anos depois a sucursal portuguesa voltou a apoiar um piloto nacional até ao título mundial e isso merece destaque e reconhecimento. Quantas marcas ousam voos tão altos? Quantas investem realmente na carreira de um piloto?
2 comments:
Parabens ao Armindo e obrigado a MITSUBUSHI.
Na realidade quantas marcas (com muito mais quota de mercado e orcamento) se podem gabar de terem apoiado de forma consistente ambos os nossos campeoes mundiais nos desportos motorizados?
Para alem de tudo o que fez pelo/com o Carlos Sousa...
Quase me sinto obrigado a comprar um Evo ou um Pajero para ser consistente...
O Armindo merece todos os elogios. Poder-se-á dizer que de facto 1 vitória em 3 anos é muito pouco. É verdade, mas também existiram demasiadas falhas na preparação do carro, e algum azar à mistura. Mas também houve calinadas do piloto. Recordo que outro galo teria cantado se o Armindo tivesse ganho aquele Rali da Irlanda 2007 em que teve uma actuação portentosa, mas na última etapa teve um acidente violento. Estão todos de parabéns, o Armindo e o Miguel, bem como a Mitsubishi, e os patrocinadores. Um enorme abraço cheio de ORGULHO TUGA!
O Presidente
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