Sunday, October 05, 2008

A minha vida dava um anúncio automóvel - Audi Allroad


Este é o típico anúncio estilo VW, só que protagonizado por um Audi.

A minha vida dava um anúncio automóvel - Audi Evolution


Se a VW faz anúncios perfeitamente geniais, a Audi é de todas as outras marcas alemãs a que aposta mais neste tipo de publicidade.

Saturday, October 04, 2008

Fait-divers



A Porsche acusou a Nissan de ter "viciado" o tempo feito no Nurburgring com o GT-R, através da utilização de pneus "semi-slicks". Afirmaram também que compraram um dos carros japoneses e nunca conseguiram chegar sequer perto do tempo anunciado pela Nissan.

A marca Japonesa retorquiu que o tempo feito na pista alemã foi feito com carro igual aos que saem dos stands e que se regozijava com o facto da Porsche ter comprado um carro deles.

Estes "fait-divers" não passam disso, de polémica sem importância pois os tempos conseguidos pelas marcas têm o valor que têm. Não sei se o tempo do GT-R é "verdadeiro" ou não, mas eu só acredito em registos feitos por entidades neutras como é o caso do ensaio que a revista EVO publica este mês, com o Enzo, o MC12, o Zonda, CCX e o Carrera GT, todos à volta do inferno verde.

Não é líquido que tenhamos que ser mais feios


Para mim, não é líquido que os clássicos do antigamente tenham necessáriamente que ser mais belos que as viaturas contemporâneas. É claro que as décadas de 60 e 70 foram douradas, em termos de design automóvel, mas isso não quer dizer que não se tenham feito também verdadeiras aberrações, assim como hoje em dia se fazem autênticas maravilhas. Como exemplo dou o Aston Martin V8 de 1970 e o V8 Vantage de hoje em dia.

Momentos de Antologia - Gilles Panizzi, Catalunha 2002


Hoje o Loeb corre praticamente sozinho, na Catalunha e em qualquer outro rali do mundial, mas houveram tempos em que os ralis de asfalto eram disputados por dois magos da condução nesta superfície, Bugalski e Panizzi.

O momento que vêmos no video só é possível a alguém que se está nas "tintas" para o "desportivamente correcto" e que no fundo só está mesmo ali para se diverir com os milhares que estavam à beira da estrada para o ver passar.

Thursday, October 02, 2008

Valorização automóvel


Talvez em resposta ao comentário do Albano, enviaram-me um anúncio do "Stand Virtual" sobre um Ferarri FXX à venda em Felgueiras. Até aqui nada de especial, se houver um FXX em Portugal é mais que provável que seja em Felgueiras.

O que é interessante no anúncio é o preço de 2,5 milhões de euros que estão a pedir por uma viatura que há dois anos, à saída da fábrica custava 1,5 milhões de euros. O eventual vendedor está à espera de uma valorização no mínimo extraordinária.

Há muita gente que já há um tempo que diz que quem queira colocar uns cobres de lado, que o faça em ouro, obras de arte ou ... automóveis. Julgo que não se referem a Clios, Focus, Passats e afins, referem-se antes aquelas raridades que fazem sonhar os cada vez mais abundantes multimilionários que não sabem o que fazer ao dinheiro.

Carrera GT Motorfestival


Perguntaram no outro dia de quem seria o Carrera GT que esteve no Caramulo Motorfestival. Parece que é do António Coimbra, mas só para ouvir aquele barulho não me importava que fosse meu.

Wednesday, October 01, 2008

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ferrari 250 GT SWB California Spyder


No outro dia ao observar o volante de um Ferrari 430 veio-me à cabeça um brinquedo da Chicco com uma forma alusiva a um volante automóvel, que o filho de um amigo meu tem. Tal como o “guiador” do carro vermelho, o brinquedo para crianças com idades compreendidas entre 1 e 3 anos, também tem luzinhas, e manetezinhas e botõezinhos. Eventualmente fico a pensar se alguns dos donos dos Ferraris modernos não ficarão maravilhados com o volante da sua máquina, justamente por terem alguma coisa por resolver na sua meninice.

Independentemente de quem se senta ao volante e dos recalcamentos que levará para o interior da viatura, a verdade é que os Ferraris de hoje em dia não são bonitos, excepção feita ao 599. Hoje em dia veneramos estas máquinas pelas maravilhas técnicas que são em si, em conjunto com o facto de transportarem o mesmo símbolo que as máquinas que na última década mais corridas de F1 ganharam. O nome Ferrari é hoje muito mais sinónimo de excelência e velocidade automóvel do que de beleza.

Sei que muita gente vai discordar deste meu ponto de vista, principalmente os mais novos, mas mesmo esses podem colocar lado a lado o novo Ferrari California com o 250 GT SWB California Spyder de 61 e verificar que é como comparar a Jenna Jameson com a Brigitte Bardot dos anos 60.

É claro que o California de 2008 é mais rápido, mais fiável, mais seguro, mais económico e há mesmo quem diga que concorre com o VW Golf em praticalidade e facilidade de utilização. Também nunca conduzi o California de 61, dizem que o motor tem sérios problemas com a bebida, que quando se pressiona o pedal do meio, os travões dão a sensação de serem feitos de lombo de porco e a suspensão é famosa por ser constituída por tijolos de alvenaria.

Seja isto tudo verdade ou apenas exagero de alguns invejosos, o que posso afirmar é que o California Spyder de 61 é um dos carros mais estonteantes que já vi e certamente uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

Tuesday, September 30, 2008

Não vão mais longe, porque não ir só até França


A FPAK prepara-se para mexer nas regras do Campeonato Português de Ralis. Se estão mesmo com vontade de o fazer então porque não ver o que se passa, por exemplo, em França em que uma prova de ralis permite ao público ver viaturas tão diversas como S2000, WRC, Kit-car, S1600, grupo N, VSH, GT e eu sei lá mais o quê. Uma coisa é certa sempre que se deslocam para ver uma prova de ralis é com a certeza de que vão ver carros com fartura e quase de certeza, porque tal é inerente à modalidade, muito espectáculo.

Fica aqui a sugestão e aliás para quê voltar a inventar a roda, se há tão bons exemplos que podemos adoptar.

Monday, September 29, 2008

Do que é que estávamos à espera?


Voltaram a aparecer notícias relativas à crise do lixo em Nápoles. Desde o início do ano que a situação se arrasta e o governo por várias vezes teve mesmo que enviar o exército para remover o lixo que atingiu tais proporções nas ruas da cidade, que esta ficou completamente bloqueada.

A crise do lixo em Nápoles ajudou-me a perceber o que é que se passou no Domingo à noite em Singapura, com a equipa de F1 da Ferrari.

A nossa desilusão vem do facto de para aí há dez anos que nos habituámos a ver a equipa vermelha ganhar tudo e a todos de forma inequívoca, nunca perdendo uma corrida por culpa própria, sendo que tal só acontecia quando os adversários eram muito melhores.

Uma união de esforços germânicos (M. Schumacher) e italianos nunca antes tinha dado grandes resultados, basta para tal ver o que sucedeu há cinquenta e tal anos atrás quando um italiano careca se aliou a um alemão de bigode ridículo. Desta vez, no entanto, havia dois factores que fariam com que a fórmula funcionasse como nunca antes, pois na scuderia transalpina estavam também um protagonista francês (Jean Todt) e um inglês (Ross Brawn), fazendo com que todas as grandes potências do velho continente se vissem representadas numa só equipa. Hoje em dia as coisas estão diferentes, os lugares de comando voltaram a pertencer somente a conterrâneos de Enzo Ferrari.

Não podemos assim ficar tristes com os resultados de uma equipa que é gerida por tipos que, no século XXI, ainda não sabem despejar o lixo.

Vale muito a pena a visita


Visitei hoje o blog de um visitante deste espaço motorizado e o mínimo que posso dizer é que fiquei impressionado com a qualidade do que por lá vi. Muito bom, excelente mesmo. Recomendo vivamente. Basta clicar aqui.

Tuesday, September 23, 2008

Volta GT Turbo, estás perdoado.


Ainda sou do tempo em que o 5 GT Turbo, só não era considerado um "serial killer" porque normalmente ficava irrecuperável após o primeiro acidente, não conseguindo reclamar a vitalidade a mais nenhum jovem condutor afoito e de origens endinheiradas. O silêncio era sepulcral à sua passagem, num misto de respeito e admiração, já que o condutor seguramente se dirigia para algum acidente trágico.

Carros como o GT-ti, o G40, o Turbo i.e., ou Swift GTI, eram todos aprendizes do GT Turbo, mas nem por isso menos fatais. É claro que na altura as histórias eram bestialmente empoladas e certamente que morria mais rapaziada devido à falta de travões, suspensão, pneus e qualquer outro elemento de segurança dinâmica, nas Casal Boss e XF17, artilhadas com os talheres lá de casa, do que propriamente em acidentes com os pequenos desportivos dos anos 80.

Havia no entanto uma regra velada pela sabedoria popular, que dizia que qualquer coisa daquele tamanho com mais de 100 cavalos, devia ter como equipamento de origem a extrema-unção.

Ao longo dos anos, fiz uns kms no GT Turbo, no Turbo i.e. e no G40 - todos já com o "charriot" desempenado por bastas vezes - não tendo verificado em nenhum deles o tal efeito de "morte súbita", era mais um sindrome tipo "roleta russa" que estava sempre presente. Curiosamente o que tinha pior fama, o francês, era o mais benevolente (talvez misericordioso seja o melhor adjectivo) de todos, mas mesmo assim só deveria ser vendido a quem tinha genes com apelidos como Vatanen, Kankkunen, Sainz, Loeb e por aí fora.

Hoje em dia os motores eléctricos de um dos "nossos" populares SUVs, que dão vida aos bancos, retrovisores, caixa de velocidades, travão de mão, faróis, à porta da mala, vidros, tecto de abrir, lava-faróis, etc, têm quase a mesma potência destes heróis da geração "rasca".

A escalada de potência só encontra paralelo no preço dos combustíveis e se há vinte anos atrás nos despedíamos da família sempre que entrávamos dentro de uma daquelas pequenas "bombas", hoje assistimos impávidos ao aparecimento de carros como este 500 Abarth SS, com 160cvs.

Longe de mim criticar o excesso de potência, é quase uma blasfémia por estes lados, mas há que ter sentido do ridículo e como tal, colocar 160cvs numa "lata" deste tamanho é como chamar alguém lá a casa para ligar a corrente trifásica à BIMBI.

Sunday, September 21, 2008

Momentos de Antologia - Michel Fabrizio, Brno 2006


O Michel Fabrizio deve correr no próximo ano numa das Ducati 1098 oficiais, ao lado do Haga. Qualidades para tal não lhe faltam.

Caramulo ou Goodwood à portuguesa


Recebi belas fotos do Caramulo Motor Festival deste ano, que parece que foi mais um grande sucesso e que se está a tornar num verdadeiro "Goodwood Festival of Speed" à portuguesa.

Sempre espectacular Xaus


Por falar em Xaus, bela foto aos comandos da Ducati Hypermotard.

Superbike ao rubro


As duas corridas de hoje foram boas, como todas as outras no Campeonato do Mundo de Superbikes, mas se dentro da pista foi a emoção habitual, fora dela as coisas estão completamente ao rubro.

Para o ano o campeonato das SBK vai ter, pela primeira vez, mais equipas oficiais que as MotoGP, com as quatro habituais japonesas e a obrigatória Ducati a ganharem a companhia da Aprilia, da BMW e da KTM. Só falta mesmo a MV Augusta (agora que pertence ao gigante Harley Davidson) a Triumph e a Bimota juntarem-se também para termos um campeonato com todas as marcas que possuem motos com as características de Superbike.

Também a nível de orçamentos e desenvolvimento técnico, as coisas estão em completa ebulição. A KTM ainda disfarçou ao criar a sua Superbike a partir de uma moto supostamente com intuitos comerciais, já a BMW e a Aprilia, puseram a fasquia muito mais alta e parece que as suas motos com matrícula e piscas surgiram só para efeitos de homologação das máquinas de corrida.

Com tantas motos oficiais para serem conduzidas, o mercado de pilotos ficou igualmente ao rubro, com o Biaggi a assinar um contrato milionário com a Aprilia, a BMW a roubar o Xaus à Ducati e esta por sua vez a seduzir o Haga, homem estrela da Yamaha. Fica a expectativa em saber se também pela primeira vez conseguirá este campeonato, normalmente considerado secundário, roubar alguma das estrelas do MotoGP. Quanto a mim, julgo que é apenas uma questão de tempo.

Saturday, September 20, 2008

Naturalmente bi-campeão


Não foi uma surpresa para ninguém a conquista do bi-campeonato por parte do Bruno Magalhães, era só uma questão de tempo.

Tanta certeza na vitória não se deve só ao estado anémico da concorrência. O campeonato foi ganho por um piloto e por uma equipa que têm potencial para ganhar não só aqui como também lá fora, contra os melhores desta categoria e este ano isso não aconteceu mais por uma questão de azar do que por outra coisa qualquer.

Parabéns ao Bruno e à Peugeot Portugal, indiscutívelmente os melhores.

Momentos de antologia - Colin McRae, left foot braking


Há uma infinidade de videos acerca do Colin, este pertence a uma série em que ele explica como é que fazia aqueles "milagres" com o carro. Até parece fácil.

Thursday, September 18, 2008

Desenhado pelo Demo


Carros como o Auto Union Streamliner de 37, o Mustang Shelby GT 500 de 67, o Lotus 340R, o Lambo Countach, o Ferrari F40 ou o Alfa Romeo SZ, levaram-me sempre a suspeitar que por vezes o Diabo estagiava nos ateliers de design automóvel.

O lançamento do Mercedes SL65 AMG Black Series, deu-me a certeza de que tal acontece.

Este é o mais espectacular, brutal e impressionante Mercedes de sempre e há certamente algo de diabólico na sua génese.

Wednesday, September 17, 2008

Momentos de Antologia - Cobertura da TV neozelandesa


Este momento de antologia não está relacionado com a prestação do Latvala, o mérito aqui vai todo por inteiro para quem filmou esta classificativa desta maneira, do princípio ao fim, permitindo seguir na integridade a prestação do piloto. Só faltam mesmo uns tempos intermédios, em comparação aos adversários.

Quando vista assim, esta modalidade é a mais bela do desporto automóvel e só estranho não haver mais deste tipo de coberturas das provas de rali, porque se houvesse então não haveria provas com listas de inscritos miseráveis, como se irá verificar na próxima prova do Campeonato Português de Ralis.