Wednesday, October 01, 2008

As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Ferrari 250 GT SWB California Spyder


No outro dia ao observar o volante de um Ferrari 430 veio-me à cabeça um brinquedo da Chicco com uma forma alusiva a um volante automóvel, que o filho de um amigo meu tem. Tal como o “guiador” do carro vermelho, o brinquedo para crianças com idades compreendidas entre 1 e 3 anos, também tem luzinhas, e manetezinhas e botõezinhos. Eventualmente fico a pensar se alguns dos donos dos Ferraris modernos não ficarão maravilhados com o volante da sua máquina, justamente por terem alguma coisa por resolver na sua meninice.

Independentemente de quem se senta ao volante e dos recalcamentos que levará para o interior da viatura, a verdade é que os Ferraris de hoje em dia não são bonitos, excepção feita ao 599. Hoje em dia veneramos estas máquinas pelas maravilhas técnicas que são em si, em conjunto com o facto de transportarem o mesmo símbolo que as máquinas que na última década mais corridas de F1 ganharam. O nome Ferrari é hoje muito mais sinónimo de excelência e velocidade automóvel do que de beleza.

Sei que muita gente vai discordar deste meu ponto de vista, principalmente os mais novos, mas mesmo esses podem colocar lado a lado o novo Ferrari California com o 250 GT SWB California Spyder de 61 e verificar que é como comparar a Jenna Jameson com a Brigitte Bardot dos anos 60.

É claro que o California de 2008 é mais rápido, mais fiável, mais seguro, mais económico e há mesmo quem diga que concorre com o VW Golf em praticalidade e facilidade de utilização. Também nunca conduzi o California de 61, dizem que o motor tem sérios problemas com a bebida, que quando se pressiona o pedal do meio, os travões dão a sensação de serem feitos de lombo de porco e a suspensão é famosa por ser constituída por tijolos de alvenaria.

Seja isto tudo verdade ou apenas exagero de alguns invejosos, o que posso afirmar é que o California Spyder de 61 é um dos carros mais estonteantes que já vi e certamente uma das 49 mais belas máquinas de quatro rodas.

2 comments:

Anonymous said...

E das mais caras!
A foto que puseste, salvo erro, e do mesmo carro que foi vendido na Primavera por mais de EUR 5 Mio.!!!

A beleza parece ser proporcional ao preco.
E' logico q gostava de ver qual seria o resultado do mesmo leilao hoje, com toda a gente a perder 10% por dia na bolsa.
Quao belo sera' hoje o 250GT SWB California (o spider e' redundancia) nestas circunstancias!!!

Anonymous said...

Caro Autor,

Concordo com o geral do post, discordo do concreto do post.

Passo a explicar, sem dúvida alguma que o 250 GT é um dos carros mais bonitos de sempre.

Contudo, não é uma questão exclusiva da Ferrari. Qualquer marca actual, com presença nos anos 60~70, fazia carros muito mais bonitos nessa altura do que faz agora...

Basta ver a BMW, Mercedes, Citroën, etc...