Marketing
Ao contrário do que dizem aqueles que ainda acreditam que a política de mercado funciona, grande parte das coisas que consumimos hoje em dia não passaram a existir por necessidade ou desejo do consumidor. Muito do que consumimos hoje, provém de uma falsa necessidade que nos foi enxertada subconscientemente pelos magos do marketing.
Bons exemplos disso temos por toda a parte, desde a Super Bock com sabor a pêssego até à Fanta, passando pela sangria em pacote Tetra Pack. São tudo coisas que as marcas decidiram que se iam vender e depois trataram, pelas mais variadas maneiras, de nos fazer acreditar que era algo que sempre procurámos e que daí em diante nada mais seria o mesmo.
Nos carros passa-se exactamente a mesma coisa e a última ambiguidade saída para a rua é o BMW X6, que surgiu depois de alguns tipos ressacados da noite anterior na festa da cerveja em Munique, onde não conseguiram sacar miúdas nenhumas, terem passado o dia a matar a dor de cabeça trancados numa sala da empresa, a beber chá e comer pretzels com manteiga, supostamente num “brainstorming” cuja conclusão foi que o motorista do século XXI precisava de um “Sports Activity Coupé”.
No outro dia dei-me ao trabalho de olhar para o produto de tão tenebrosa conjugação de ideias de génios da Baviera. O que vi foi a mistura de um SUV com um coupé, mas em que só o pior de cada um foi considerado para a nova criação. Pegaram na fraca habitabilidade e espaço para os ocupantes traseiros de um coupe e juntaram-na às inabilidades dinâmicas de um SUV. Mais ou menos como colocar o cérebro da Elsa Raposo no corpo do Mário Soares.
Gostava de ver o resultado inverso, i.e., aliar a dinâmica e excelência da condução, à versatilidade, habitabilidade e conforto a bordo.
Ah perdão, acho que isso já existe, chama-se M5 Touring.
3 comments:
Fantastico o texto.
Mas entretanto lembrei-me"
Mas sera que precisamos mesmo do M5 ou 500cv nao sao tambem uma invencao do Marketing?
Ja sei q ma arrisco 'as piadas do fogareiro, mas se calhar uma 535d com o kit sport esta' mais perto daquilo que realmente se precisa, mesmo com a Autobahn 'a porta de casa. (E diferenca ainda da' para um Lotus Elise ou um Caterham semi-novo para os track days e a ida ao 'Ring, nao????)
O melhor de 2 mundos se calhar e' mesmo dois mundos, e nao uma solucao de compromisso.
Começo por dizer esta célebre frase: " Gosto não se discutem"...
O que me parece é que os automobilistas estão fartos do mesmo género de carros! A palavra chave é INOVAR, e a meu ver, isto é, na minha opinião ( e já agora no resultado de vendas na Alemanha, Portugal e EUA)o X6 é simplesmente fantástico, como carro bonito, imponente, charmoso e para aqueles, tal como eu tiveram o provilégio de o conduzir, soberbo na conjugação máquina/piloto. A meu ver, infelizmente há um único senão: o preço....
Plakona
Concordo inteiramente: o X6 é INENARRÁVEL! Indigno de uma marca como a BMW. Mas isto é como tudo, como é tão feio, esquisito, e ...caro...vai ficar um carro de jogador de futebol, e de pessoas ligasa ao jet-set e à moda. Faltou ainda dizer que foi um aproveitamento descarado da BMW da estática (horrivel...) do famigerado Ssangyong Actyon!!!!
cumptos,
o presidente
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