Wednesday, August 01, 2007

A gruta do Ali-babá


A primeira vez que esta e outras fotos acerca do maravilhoso tesouro automóvel chegaram à minha caixa de correio, foi para aí há uns seis meses.

Depois disso voltei a recebê-las mais umas quantas vezes, sempre com versões diferentes a explicar este fabuloso achado. Ouvi dizer até que tinham sido uns americanos que compraram uma quinta imensa sem terem verificado todo o recheio, angariado por um filantropo que não deixou descendência e que quando decidiram conhecer a propriedade e abrir o celeiro, encontraram esta maravilha esquecida há vários anos. Falou-se até de reconhecimentos aéreos para tentar descobrir a localização do celeiro e todo um sem fim de tretas maravilhosas que alimentaram o imaginário de todos os que gostam de automóveis.

Parece que foi preciso terem chegado à redação de uma conceituada revista de clássicos inglesa, para que alguém se tenha dado ao trabalho de desmontar este autêntico mito urbano.

Não foi nenhum mecenas, nem nenhum colecionador que se esqueceu de divulgar o conteúdo do celeiro antes de morrer, deixando o tesouro trancado por vários anos. Trata-se só de alguém que supostamente foi angariando viaturas automóveis com o intuito de as vender, mas que por outro lado não cuidou lá muito bem das mesmas, deixando-as pouco mais de um ano a cobrir-se de pó num celeiro.


A versão real não é tão espectacular como as suposições que correram mundo, mas não retira nem um bocadinho de virtuosismo a quem conseguiu juntar tal quantidade de automóveis ilustres.

No comments: