Sunday, September 16, 2007

Obrigado Colin


Hoje não é fácil escrever sobre corridas de automóveis. Por mais que escrever isto seja redundante, o Colin Mcrae era um dos maiores simbolos do automobilismo e para mim, um dos mais queridos, sendo sem dúvida o que mais contribuíu para a popularidade do Mundial de Ralis.

Era o oposto de trabalho-de-casa, testes e ensaios. O Colin era talento, inspiração e paixão. Tudo o que se lhe via fazer já tinha nascido com ele, não era trabalhado ou aperfeiçoado, era a apetência humana para conduzir no seu estado mais natural.

Juntamente à habilidade para a condução, foi o ser tão humano que o aproximou tanto do público. Numa altura em que mesmo nos ralis tudo já era muito trabalhado no comportamento dos pilotos, o Colin tinha maus humores, batia com a porta, tinha acidentes inexplicáveis, dava espectáculo para o público, discutia com o David Richards e com o Malcolm Wilson, tudo sem esconder nada das câmaras lembrando-nos que era como nós, só que com infinitamente mais jeito para o volante.

Esse lado demasiado humano levava-o a cometer excessos, por vezes em demasia, sendo intitulado por muitos de McCrash. Para mim até nisso ele suplantava a generalidade, pois pilotos que dão "frutas" é o que se encontra mais por aí, mas o Colin dáva-as invariavelmente a fundo, sempre a fundo. Será que se pode censurar alguém que se estava a superar daquela maneira?

Ainda há um tempo escrevia aqui que o gostava de ver outra vez a correr com o Nicky Grist ao lado, mas isso era só saudosismo, pois o seu tempo já tinha passado. A chegada da era dos diferenciais electrónicos e das infinitas misturas de pneus, ditou o final prematuro da carreira do escocês, que não se dava com intermináveis sessões de testes, análises de telemetria e conversas enfadonhas com os engenheiros. Ele só queria mesmo conduzir
.

9 comments:

Anonymous said...

povão... vêm-me habituando a uma critica muitissimo construtiva sobre os desportos motorizados, e devo dizer que gosto do blogg pois partilho muitos dos vossos pontos de vista... estão a falhar é em ainda nao terem feito qq comentário à penalização feita pela FIA à maclaren...

Speeder76 said...

Excelente post. Acho que disseste tudo sobre ele. Também ando a caminho de um artigo de homenagem a mais este "escocês voador".


E já agora, já lá foste ver os meus posts sobre ele? Num deles tem um video sobre o seu estilo de condução, que diz tudo, até o título da musica que o acompanha...

Anonymous said...

"já lá foste ver os meus posts sobre ele"

Gostaria que me disse-se onde posso ir ver os posts ? tem um blog ?
Eu gosto bastante do blogtorsport, venho aqui regularmente ver o que se vai escrevendo, se mais blogs interessante existirem melhor.
Quem diz blogs diz páginas etc.

Ficaria grato se disponibiliza-se aqui o link.

Anonymous said...

O melhor piloto de sempre...
Fiquei sem palavras. Até sempre Colin

Anonymous said...

Nunca foi o meu protótipo de piloto como o era o Carlos Sainz mas sempre que o via passar era obrigado a tirar-lhe o chapéu pela sua forma de conduzir. Houve, há e haverá muitos pilotos espetaculares mas o Mcrae tinha um estilo inconfundivel e que será muito dificil ser "copiado" por alguem....era diferente, conforme está escrito neste belo texto.

Mário Castro

Pedro Neves said...

Rapaz, parabéns pelo blogue, cuja promoção é feita no http://desportugal.blogs.sapo.pt

Abraço

Anonymous said...

"já lá foste ver os meus posts sobre ele"

já descobri...

http://quimrally.blogspot.com/

Anonymous said...

Relembro uma bela tarde de Rali de Portugal, algures no meio do nosso País perto da Lousã... lá para os anos 90 e qualquer coisa eu e alguns dos hoje leem e escrevem neste blog, vimos uma passagem de este senhor que ficou para mim como a melhor passagem de sempre que eu vi!! Era um descida a sério... Um s que acabava num curva para a direita...
Estavamos mal colocados como raio, do lado de fora, com se não bastasse as nossas cabeças estão ao nivel da estrada.....
Passou o KKK e o Sainz, para logo passar este senhor com as rodas de trás no limite e a mala do seu Subaru já fora de estrada, que espanto....
Não vimos nem mais um carro naquele sitiu.....mas o que vimos ficou para sempre...

Unknown said...

O desporto automovel ficou mais pobre, depois de Richard Burn agora o Colin.
Que descanse em paz que estara sempre nos nossos coraçoes.