Monday, August 10, 2009

O justo vencedor



Já foi há mais de uma semana, mas nunca é tarde para realçar a vitória do Hirvonen no último rali.

Não que seja um feito extraordinário para um finlandês ganhar o seu rali natal, agora fazê-lo contra o Loeb, é sempre algo de quase único.

O "não-sei-quantas-vezes" campeão do mundo começa a perder terreno para o piloto da Ford. No entanto, mesmo que não seja, pela primeira vez em "não-sei-quantos-anos" campeão do mundo, não será por isso que deixará de ser o melhor piloto de sempre. Simplesmente não se pode ganhar sempre.

Aliás, mesmo sendo o Loeb o melhor piloto de sempre e de certamente merecer todos os títulos que já conquistou e irá conquistar, se este ano for campeão, então esse título ser-lhe-à injustamente entregue. Atrevo-me mesmo a dizer que desde o Rali da Polóna que o campeonato estará inquinado - pareço o presidente do Benfica a falar.

Desde que vi o líder da Citroen a "pedir" aos pilotos privados que correm com carros da marca, para abrandarem com o intuito de deixarem passar o Loeb, para que este conseguisse ainda marcar uns pontitos, percebi então que o campeonato nunca será justamente entregue à marca francesa. Um piloto destes não precisa deste tipo de "ajudas". Para além do mais, ainda me lembro bem do "moralismo" com que o patrão da Citroen enxovalhou a Ford durante as duas últimas épocas, acusando-os constantemente de defraudar o desporto com jogos de equipa.

No comments: