Wednesday, July 04, 2007

Inlgeses a rezar para que a FIA seja branda com a McLaren


Devido ao alegado caso de espionagem, como não podia deixar de ser, os media ingleses estão em alvorosso, não com a possibilidade da maior equipa inglesa (McLaren) poder ser penalizada, mas com o facto do Hamilton poder perder pontos na sua corrida para o Campeonato Mundial.

Espionagem industrial é algo que julgo que sempre existiu na F1, mas que é também extraordinariamente difícil de provar. Muitas das vezes até acredito que informações avulsas de determinada equipa só causarão confusão na equipa receptadora dessas informações, perguntem à Toyota.

O que neste caso já passou da especulação à evidência é o facto da McLaren ter receptado informação confidencial proveniente da Ferrari. É já confirmado o facto de que a polícia encontrou material da Ferrari em casa do projectista da McLaren e também é um facto de que este foi de imediato dispensado (descartado), num comunicado lacónico emitido pela "McLaren Racing" - algo estranho pois parece que tentaram colocar de fora desta confusão os nomes dos patrocinadores, não assinando como de habitual com o nome de "Vodafone McLaren Mercedes team".

O que já entra no campo da especulação é dizer que a melhoria de performance da McLaren a partir do GP do Mónaco se deve a esta informação recebida (roubada) da Ferrari. No entanto, não deixa de ser surpreendente que uma equipa evolua tanto na utilização de misturas de pneus nunca antes utilizadas por ninguém, a não ser durante o desenvolvimento destas borrachas, por parte da equipa a quem eventualmente esta informação foi retirada.

No comments: