Tuesday, April 08, 2008

Foi como ver o Mário Crespo a apresentar o TV Shop


No fim-de-semana passado, de entre as várias provas de apoio do Grande Grémio de F1 do Bahrein, vi uma bela corrida da Porsche Supercup e vi uma anedota intitulada Speedcar Series.

Esta coisa da Speedcar Series conseguiu algo que muitos há muito tentavam mas nunca tinha sido conseguido, reunir um grande número de carismáticos pilotos veteranos numa competição de carros iguais, estilo troféu monomarca, proporcionando-nos a possibilidade de assistir ao confronto entre várias gerações que já tanto deram ao desporto. Foi possível ver na mesma pista pilotos como Johnny Herbert, Jean Alesi, Stefan Johansson, Heinz Harald Frentzen, Jacques Villeneuve, Uwe Alzen ou Klaus Ludwig, tudo pilotos que certamenente já não são rápidos como antes, mas que têm algo que nenhum jovem extremamente veloz tem: carisma, experiência e palmarés.

Até aqui tudo bem, parece tudo um paraíso, o melhor de dois mundos, pilotos consagrados em carros iguais, com transmissão em directo no fim-de-semana da F1, como que a servir de aperitivo à corrida principal. Pois é, no melhor pano cai a nódoa, a mesma mente brilhante que conseguiu reunir um plantel como nunca antes, decidiu colocar esses mesmos ilustres pilotos nos mais anedóticos e ridículos carros do desporto automóvel.

Na realidade nem sei se se pode chamar veículo de desporto a um carro originário da NASCAR, tão primitiva e arcaica é a sua construção. A caixa de quatro velocidades num circuito daqueles era uma dor de alma, a juntar a quase 1500 Kg apoiados numa suspensão tipo "Hummer-do-Robby-Gordon-no-Dakar" que não conseguia fazer uma única curva com as quatro rodas a tocar o asfalto simultaneamente, mais uma aparência estilo "corridas-com-carros-de-rolamentos-esquisitos-patrocinadas-pela-Red-Bull", tudo num conjunto capaz de transformar o bom do JJ Lehto numa personagem d'Os Marretas.

Corridas destas deviam pura e simplesmente ser proibidas, se querem colocar estes pilotos a correr com um pouco de dignidade então levem-nos para a Porsche Supercup.

No comments: