Tuesday, April 01, 2008

Erros primários só na F1


As diferenças técnicas entre os ralis e a F1 são imensas, mas ainda mais gritante é o que separa as duas categorias em termos humanos. Se na F1 todos os gestos dos participantes são escalpelizados até ao mais ínfimo pormenor, na busca de uma hipotética falha, nos ralis tudo é mais ligeiro e mesmo quando um erro é mais evidente, logo é desculpado com a habitual "falta de sorte" ou com "só quem anda a fundo é que bate".

O melhor exemplo desta diferença de tratamento é o que recentemente aconteceu com o Felipe Massa, em que o erro do último GP ainda hoje, quase duas samanas depois, serve para traçar cenários de substituição imediata do brasileiro ou para o comparar com o pior que já apareceu no circo da F1.

Ao invés do desgraçado do Massa temos o Hirvonen, que quando seguia na frente do rali da Argentina com um minuto de avanço sobre o Loeb, tendo apenas que controlar o andamento, dá mais uma fruta com o Ford, levando ao abandono e limitando desde já as pretensões da marca à conquista do título de pilotos. Não se ouviu uma palavra acerca do erro do finlandês, nada a não ser que teve azar. De igual modo aconteceu com o outro piloto da Ford, Latvala, que capotou logo na segunda PEC e no final limitou-se a dizer que são coisas que acontecem, sem que viesse alguém da normalmente tão sensível imprensa automobilística, questionar estes erros primários da dupla de pilotos da Ford. Parece que uns são filhos e os outros são enteados.

Nos dois últimos anos foram muitas as provas em que não foi o Loeb que ganhou o rali, foi a Ford que o perdeu, manifestamente por erros ou falta de habilidade dos seus pilotos, mas isso qualquer adepto está disposto a perdoar em troca de uma valente atravessadela ou de um salto mais ousado.

7 comments:

Anonymous said...

isso até fazia sentido se não estivessemos a falar de rallys e f1.
o problema do massa é a falta de fiabilidade e a formula 1 é mais que a pole position

Anonymous said...

A mim dizem que acham estranho eu dizer que o Gronholm devia ter ficado mais tempo na Ford, porque acham que ele não conseguia estar ao nível do Loeb (mesmo depois de ser ver a época passada) e que o novo line-up é melhor e com margem de progressão... bah! Não tenho nada contra nenhum dos dois, pois são realmente rápidos, mas a Ford seria de novo campeã de construtores com a dupla do ano passado, já nesta situação não sei bem. O Gronholm, para além de rápido, cometia poucos erros, como o Loeb e era mais regular que estes dois. É possível que se repetisse o facto de não serem campeões de pilotos como vinha a acontecer, mas não era de estranhar se fosse desta.

Anonymous said...

esta êpoca o Loeb não comecou no estaleiro...

Anonymous said...

Loeb é um extraterrestre. É melhor do que os outros. Se andasse mais devagar, os adversários não teriam de rodar perto dos seus próprios limites e errariam menos - Gronholm incluido. Controlar o andamento face a um bom piloto é uma coisa, controlá-lo face a um dos melhores de sempre quando ainda falta correr mais de 300km ao cronómetro (caso da Argentina) não é bem a mesma coisa.

Não estou a defender Hirvonen, que nunca me pareceu capaz de vir a atingir o patamar de pilotos que marcam épocas. Não vi imagens do malho que deu na Argentina, por isso não posso culpá-lo ou absolvê-lo neste caso específico.


O que sei é que há muita palhaçada em torno da F1, muito por culpa dessa imprensa sensacionalista. É por essas e por outras que, como fã de ralis, desejo ardentemente que estes se mantenham bem longe daquilo em que a F1 se tornou.

Apesar de, por outros motivos, os ralis estejam a caminhar para o desinteresse total.

Anonymous said...

É que o piloto tem mais culpa na f1 que nos ralis. Na f1 estamos num circuito, as curvas sempre as mesmas, o piloto ja sabe o que fazer, treina muito mais no circuito, a estrada e regular, alcatrao do bom e do melhor, bla bla bla.. ou seja há menos IMPREVISTOS. No ralis os pilotos so têm 3 passagens por classificativas de 15\20 kms, acontecem imprevistos, a estrada é irregular. pedras, valas, saltos, estrada mais\ menos suja, ritmo muito mais acelarado (sim porque apesar de velocidades inferiores o piloto tem que estar constantemente a improvisar). Portanto é obvio que nos ralis as falhas não podem ser culpadas tanto no piloto como na f1. É lógico. tenho dito

Anonymous said...

por acaso não acho que seja assim tão lógico. cada piloto tem o seu ritmo e mesmo no rallies é possível manter uma velocidade em que se consegue controlar os imprevistos e quem acredita que eles estão sempre a improvisar ou é louco ou não sabe o que um co-piloto.

Anonymous said...

e parece que o Massa não é assim tão mau...