Friday, April 24, 2009

Pérolas


O artigo veiculado pela Agência Lusa no passado dia 22, sob o título de “Bahrain promete restabelecer”, continha verdadeiras pérolas de ignorância sobre a Fórmula Um.

Atente-se nos parágrafos deliciosos como este, em que se descobre um novo “colosso” da F1 actual, a Williams:

“Num campeonato atípico, os "colossos" McLaren, Williams e Ferrari têm sido relegados para posições secundárias e a actual campeã do Mundo de equipas está mesmo em "branco" após as três primeiras provas, o que não acontecia desde 1981.”

Ou como este:

“Além de conhecer protagonistas pouco habituais, o campeonato de 2009 está também a decorrer de forma atribulada, pois apenas a etapa chinesa terminou em situação de corrida, mas também foi muito perturbada pela chuva.”

Este texto confuso e enganador, assinado por um tal de Eurico Botas, é um bom exemplo do (mau) serviço que o “jornalismo” nacional presta ao desporto motorizado. Os media em Portugal só sabem falar de futebol, ou melhor, só sabem falar de arbitragens. Abordar qualquer outro desporto é prestar um mau serviço de informação e espantar os poucos interessados em outras coisas que não futebol.

Quem tem o desporto motorizado como interesse primordial tinha, até há um tempo atrás, como Pièce de Resistance o jornal Autosport. Escrevo o verbo no passado porque este jornal tem vindo com o tempo a derivar para uma vertente mais generalista, para não dizer básica, eventualmente para servir outros públicos, sendo que actualmente parece-se mais com uma versão Autohoje com menos anúncios do que com um verdadeiro jornal de automobilismo (compare-se por exemplo com a versão inglesa do Autosport).

Julgo mesmo que a maioria já só segue este desporto, exclusivamente através da net, quer por sites de informação ou pela blogosfera. Senão, digam-me vocês quantos compram o Autosport à Terça-feira para perceber o que se passou no Domingo.

***

Opinião:

Aplaudo veementemente esta tua observação. Não podia estar mais de acordo. Quem realmente gosta de um desporto motorizado (F1, ralis, GT's, monolugares) não pode mostrar indiferença à maneira como são descritas as provas ou eventos. São autênticas nódoas, cheias de imperfeições que desiludem os adeptos e enganam os distraídos.Felizmente existem aqueles poucos, mas bons, aficionados que melhor que ninguém partilham as informações correctas, e opiniões válidas.

(Quim)


***

Essa é a gtrande chatice. Falar de "jornalismo desporto" hoje em dia é dificil pronunciar sem que tu rias um bocado. Porque este é um país macrocéfalo, que fala de "futebol" (e ponho entre aspas porque é só os três grandes)Quando se lê automobilismo em Portugal, fora da informação especializada, só se lê este tipo de nódoas que tu deste como exemplo. Até na Sport TV, que é onde estava, é um desporto menorizado!No final, parece que só terá algum destaque quando tivermos portugueses na Formula 1, e duvido que mesmo nessa altura, as coisas sejam tratadas com aquilo no qual merecemos ler. Por exemplo: tirando o Luis Vasconcelos, conheces alguém que vá, como enviado especial, aos GP's de Formula 1, de forma regular? Não pois não? E isso faz com que tenha a liberdade de escrever o que quiser, roçando por vezes o disparate... e a revista também. Tenho comprado ultimamente, e até nem tenho muitos motivos de queixa, mas tem semanas onde as capas são aberrantes!

(Speeder_76)

3 comments:

QM said...

Aplaudo veementemente esta tua observação. Não podia estar mais de acordo. Quem realmente gosta de um desporto motorizado (F1, ralis, GT's, monolugares) não pode mostrar indiferença à maneira como são descritas as provas ou eventos. São autênticas nódoas, cheias de imperfeições que desiludem os adeptos e enganam os distraídos.
Felizmente existem aqueles poucos, mas bons, aficionados que melhor que ninguém partilham as informações correctas, e opiniões válidas.

Speeder76 said...

Essa é a gtrande chatice. Falar de "jornalismo desporto" hoje em dia é dificil pronunciar sem que tu rias um bocado. Porque este é um país macrocéfalo, que fala de "futebol" (e ponho entre aspas porque é só os três grandes)

Quando se lê automobilismo em Portugal, fora da informação especializada, só se lê este tipo de nódoas que tu deste como exemplo. Até na Sport TV, que é onde estava, é um desporto menorizado!


No final, parece que só terá algum destaque quando tivermos portugueses na Formula 1, e duvido que mesmo nessa altura, as coisas sejam tratadas com aquilo no qual merecemos ler. Por exemplo: tirando o Luis Vasconcelos, conheces alguém que vá, como enviado especial, aos GP's de Formula 1, de forma regular? Não pois não? E isso faz com que tenha a liberdade de escrever o que quiser, roçando por vezes o disparate... e a revista também. Tenho comprado ultimamente, e até nem tenho muitos motivos de queixa, mas tem semanas onde as capas são aberrantes!

Ricardo Santos said...

Ainda ontem na SIC, a propósito dos 15 anos da morte de Ayrton Senna, o jornalista que fazia a voz off, além de chamar "Ayérton" Senna ao piloto brasileiro, dizia "a morte de Ayérton Senna foi provocada por um defeito na coluna de direcção que o atingiu"...bom jornalismo!