As 49 mais belas máquinas de quatro rodas - Lancia "Deltona" (29)
O Delta não foi um carro particularmente bem sucedido quando lançado na década de oitenta, também não era propriamente um carro fiável, ou tinha uma estética de morrer. Até que um dia a Lancia decidiu começar a ganhar campeonatos (seis) e o carro tornou-se num verdadeiro sucesso na estrada, graças às prestações na pista que em muito prolongaram a sua vida comercial.
Na história da competição será para sempre lembrado e o mesmo acontecerá na memória de todos os que testemunharam o início louco dos anos noventa em que os construtores se degladiavam para disponibilizar aos stands o mais parecido possível do que corria nas classificativas do mundial de ralis. Foram tempos de carros soberbos, como o Ford Escort Cosworth, o Nissan GTI-R, Toyota Celica GT4 e das várias versões do Lancia Delta de quatro rodas motrizes. Só depois destes é que apareceram os Imprezas e os EVOs.
O Lancia era de todos o mais espectacular, tinha aquele aspecto de quem andou a tomar esteroides anabolizantes e que está para explodir debaixo dos painéis da carroçaria, que por sua vez, estão a rebentar pelas costuras.
Não tenho dúvidas que a estética e o carisma do mais desportivo dos Deltas, potenciaram as vendas das outras versões e só daí se percebem sucessos de vendas como o da versão HF de tracção dianteira, uma autêntica lata que nem rápida era.
As derradeiras versões do Deltona, numeradas e produzidas em séries especiais, atingem hoje preços incríveis, para um carro com uma fiabilidade de funcionamento comparável às previsões da Maia, mas que teve o mérito de fazer disso um argumento de vendas.
Lembro-me de um orgulhoso proprietário de uma série especial com uma pintura perfeitamente horrível, branca com as listas da Martini, mostrar-me um compartimento na mala onde vinha de origem uma lata de óleo num bonito saco a condizer com os estofos em alcantara e de me dizer com os olhos a brilhar: “...este motor consome óleo como o motor de um Ferrari e vê bem que eles até têm a preocupação de mandar uma latinha de óleo para ires adicionando nas viagens.” – para aí a cada 10 Kms, pensei para mim.
Só mesmo quem está tolhido pela emoção de possuir um carro semelhante ao campeão do mundo é que pode dizer que dormir com o Zé Carlos Malato é a mesma coisa que dormir com a Merche Romero, com o argumento de que ambos dizem o mesmo tipo de baboseiras no mesmo canal de televisão
6 comments:
albano@DE said:
AC, tens que me mostrar o teu caixote do lixo.
Começando a parecer o meu pai a falar:
"Dá-me a escolher entre um Deltona e um Evo, e nem 1 segundo demoro a responder-te!"
Desde quando é que a compra de um carro (principalmente de um que não ocupa o lugar do carro de todos os dias) é uma aquisição racional e não emotiva?
Posso confessar-te q em primeiro lugar na minha lista de carros a comprar quando houver capital para esses luxos está uma coisa com um chassis concebido nos anos 30, que é em madeira e que ninguém sonha em andar sem ser no verão:
de seu nome Morgan +8.
A latinha de óleo no saco de alcantara ao lado disto se calhar é "brincadeira de meninos".
Eu ando à procura de um carro a vapor. Isso é q é purismo...o resto é para meninos.
albano@DE said:
O último tipo q ouvi dizer isso tem um.
Mas também tem uma mota a jacto, um carro com motor de 16 cilindros oriundo de um tanque Sherman, e...
Não acreditam? É só ver abaixo:
http://www.jaylenosgarage.com/
tenho um hf turbo, so porque nao participou nos rallys nao ker dixer k seja de lata, passo a citar a resposta de um conheçido chamado de nick EVO
falas falas mas se calhar andas de clio e n passas dos 150 pork tens medo que t passe um delta ao lado nem k seja o gt ie
lol n foi bem isso k o Evo disse mas foi do género... relativamente a lata... eu sou um vira latas então... porque só HF turbo's tenho 3....tenho um com 240.000km's... o que, nunca tendo sido aberto diz algo relativamente à fiabilidade.... a fiabilidade destes carros está muitas das vezes entre o volante e o banco.....
Belo artigo, olhas para este carro como eu..
Sempre foi e acredito que continuará a ser o carro dos meus sonhos...
Cresci a ver o Deltona a ganhar rallys e aquele ronco não sai da cabeça depois de o ouvirmos.. equiparável só mesmo o som do motor boxer dos Subaru Legacy e Impreza até ao 22b de 3 portas.
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