Saturday, May 26, 2007

FW15C - à prova de macacos


Não quero começar aqui uma discussão acerca do melhor ou do pior carro de F1, mas para mim o Williams FW15C foi de facto o mais brilhante e o último de uma geração que se tornou demasiado rápida para continuar a existir.
O FW15C estava pronto a meio da temporada de 92 mas na altura o FW14B estava a dominar de tal forma que eles optaram por continuar o desenvolvimento e lançá-lo só em 93. O carro ainda tinha as ajudas electrónicas e a complexa suspensão hidráulica controlada por computador que era tão eficaz como perigosa, porque o computador também comete erros. O acidente do Zanardi em SPA deveu-se a um erro da suspensão que fez com que o carro ficasse assente no chão e assim perdesse o controlo. Após isto a FIA tomou a decisão de banir estas obras primas da hidráulica das pistas e fazer retornar os carros com molas e amortecedores, reduzindo ao mesmo tempo muita da electrónica. Isso fez com que em 94 a categoria andasse para trás em termos tecnológicos, fazendo com que o FW15C fosse a derradeira máquina da sua espécie, o culminar da evolução. Para mim este carro foi mais impressionante que o FW14 porque o seu domínio em pista foi mais avassalador, relembrando só as 15 poles que conseguiu numa época, não só com o Prost mas também com o Damon Hill, o Campeão do Mundo mais lento de sempre, que conseguiu bater várias vezes o Ayrton em qualificação.

Sobre este carro o Mansell disse que até um macaco ganhava corridas com ele.

No comments: