Monday, October 15, 2007

Z3M Coupe na primeira pessoa



Recebi do Paulo Mendonça, possuidor de um Z3M Coupe, uma breve descrição do que é esta máquina, tantas vezes injustamente acusada.

"Boas,

O carro é perfeitamente "guiável". Temos é que notar que existem duas versão do Z3MC - S50 e S54
Este é um bom site para termos a noção das diferenças - http://www.bmwmregistry.com/model_faq.php?id=17
Diria que as três diferenças principais no S54, a tecnologia Drive-By-Wire (e não por cabo), tem ESP (desligável a 100%) e usa o motor do M3 E46, mas com 325cvs e caixa de 5vel. (felizmente a maioria dos restantes cavalos para perfazer os 343 do M3 são possíveis de obter com algumas alterações na caixa de ar e linha de escapes (o meu tem a maioria destas alterações, que potencia o "Ram Effect").

O motor do S50 é a versão de 321 cvs do M3 E36 mas também só com caixa de 5. e por ser o motor S50 é uma versão mais antiga do duplo vanos da versão S54.

Quanto à condução, o carro tem grip em seco como nenhum outro carro que já conduzi. Com os pneus traseiros em bom estado e piso decente não temos perdas de tracção, algo que os KW v3 (o meu não tem a suspensão OEM) ainda mais potenciam e mesmo com os pneus já bastante carecas (estado actual) posso sair duma rotunda levar a 2ª ao RedLine que o carro sai disparado. A traseira, devido ao estado dos pneus, foge ligeiramente mas o autoblocante faz a sua função, mais parecendo o condutor um às ao volante.

Em andamento normal, usando a faixa entre as 1500 e as 3000 rpms, dá perfeitamente para fazer a condução diária e andar em AE pelos 120/140, assim como fazer ultrapassagens seguras na nacional, usando como disse, a caixa entre as 1500 e as 3000. O acelerador é facilmente doseável e no 1º terço do seu curso não é assustador, é decidido mas não é assustador.

O problema coloca-se quando temos chuva ou piso molhado, aí sim convém não passar o 1º terço do acelerador e entrar com menor velocidade nas curvas. Acredito que com pneus novos seja um pouco diferente, mas ainda assim a minha versão, por ter ESP, em conjugação com o Autoblocante (que o S50 também tem) fazem a diferença à chuva para a versão S50, tornando-o num veículo completamente domesticável, sendo que no entanto é necessário juízo ao volante com a chuva.

Uma nota novamente para os KW v3, são importantes também para tornar o carro mais guiável, pois ainda que tornando a condução mais seca, eliminam a 95% o body-roll e com isso os efeitos das transferências de massa.

Não me vejo a conduzir outro carro no momento que não o M Coupê S54!!!

O carro é uma besta quando utilizado a sério e tem de facto um motor N/A fantástico (o melhor 6 cilindros. do mundo, sem dúvida), mas mesmo assim, haja piso suficientemente bom que o grip é fantástico e o carro segue sobre carris, sejam curvas apertadas, sejam curvas rápidas em AE (a velocidades muito altas mesmo).

Para se provocar a traseira, é claro que é relativamente fácil mas por norma tem que ser algo intencional (o que não está de acordo com uma condução limpa e eficaz) e o ESP deve estar desligado.

Eu sinto-me seguro no carro!!!"

7 comments:

Anonymous said...

por este port se vê a coerência do webmaster ao não ter critérios rígidos para a publicação de comentários!!!
Tendo alguns bloguistas já produzido textos de elevado conteúdo e eloquência não viram os mesmos a serem escarrapachados na página principal como foi este acima citado...

Anonymous said...

ainda por cima de gajos que são da escola do "perfeccionismo" da condução...
O acelerador é para ser esmagado!! Ou então compra-se uma chaleira a gasóleo para se gabarem das décimas de litro que gastam a menos que o vizinho...

Anonymous said...

Tiraram-me as palavras da boca!!!

Família Mendonça said...

No dia-a-dia o acelerador é para ser usado com juizo! Não se trata de carro de FDS ou track-day apenas...

Mas vários "penduras" podem atestar do acelerador a ser esmagado...aliás, até fiz referência a tal ser possível às saidas das rotundas...

Só não vê isso quem não quer...

Quanto aos critérios de publicação - Foi um Pedido directo do dono do Blog, no seguimento de um tópico que tenho num fórum e que o dono deste blog vem seguindo.

Se notar que o teor dos comentários se mantém neste nível, se assim o entenderem, solicito ao dono do blog. que retire o texto...para mim não faz grande diferença, afinal no dia-a-dia posso desfrutar do carro e o blog serve apenas para veicular essa convivência mas apenas e quando tal tem interesse para os restantes.

Anonymous said...

Parabéns pela máquina, ela deve ser respeitada pelo dono e invejada pelos outros e pelo que vejo esta cumpre bem estes dois requisitos.

Anonymous said...

Sò tem intersse se utilizares o carro como um desportivo agora vens p´raqui dizer que gostas de utilizá-lo para ires ás compras...
Ou aceleras ou sais da frente!!

Família Mendonça said...

Se calhar até não saio...mas é engraçado, já fui às compras com e sem stress...mas para quem acha que um desportivo tem que ser conduzido a acelerar, obviamente que na via pública...ainda bem que não tem um carro do género e por outro lado como não tem que o manter diz estas coisas...de facto os 911 que vejo por ai, etc, vão sempre a 200 ou mais...